Sunday, November 02, 2008

VINTAGE: Alice in chains - dirt(1992)


È realmente incrível perceber que a maioria da população mundial identifica o grunge como "aquela cena vinda da cidade dos states longe comá merda onde apareceram os nirvana". aliás, se tirasse o resto da prosa e metesse só nirvana, era bem capaz de chegar. O ridículo da coisa é que os nirvana foram claramente uma das coisas mais fraquinhas que o grunge nos trouxe. Vejamos: soundgarden, pearl jam, jane's addiction, stone temple pilots...é preciso continuar?

È. Alice in chains. "Dirt" foi o segundo disco da banda e é aquele que, mais coisa menos coisa, ainda é lembrado com regularidade. Uma musicalidade que sobrevive muito à pala do guitarrista jerry cantrell, com os demónios de layne staley a servirem de pano de fundo para as letras. A verdade é que os chains conseguem ser eles mesmos sem precisarem de bengalas estilísticas para se aguentarem. Temas como "them bones", "rooster", "would?", ou a genialíssima "down in a hole" aprovam isto mesmo, com as guitarras arrastadas sim, mas sobretudo estridentes, a voz meio desesperante de staley a ecoar nos ouvidos, num disco que apela muito ao estado de espírito da capa: alguém completamente perdido no mundo em que vive.

"Dirt" é degradação sim. Sujidade. Desespero em certa medida. È um disco sufocante,uma alma presa numa redoma e quer sair dela. Não deixa de ser ao mesmo tempo uma experiência sonora que ainda por cima è catchy à bruta. Quem não canta a plenos pulmões a down in a hole? Ou a them bones? E quem não delira com os riffs quase psicadélicos de cantrell? Não desfazendo o resto da banda, mas cantrell é claramente o grande responsável para os chains funcionarem da maneira que funcionam. Isso aliado ao pessimismo de staley, que me parece ter sido uma pessoa muito mais complexa que o cobain, mas isto também pode ser a minha parvoíce.

O grunge é daquele tipo de coisa que foi amor/ódio para muita gente.E injustiçou muitas bandas que se viram rapidamente rotuladas como fazendo parte do mesmo pacote dos nirvana. conclusão: muitos potenciais interessados fugiram a sete pés. O que é uma pena. Mais que uma obra intemporal, "dirt" é o retrato pessoal de uma banda que consegui ser ela própria em tempos de rotulagem. E o mundo era tão mais fofo se "dirt" fosse O disco de grunge e não a quase banalidade de "nevermind"...

9/10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home