Sunday, November 12, 2006

OK GO e o milagre da multiplicação(de pães, porque estes tipos devem ser pobrezinhos e tal)

Os ok go eram uns pelintras. Vá, são. Pelo menos eram aquele tipo de pobretanas "ricos em sonhos mas pobres em ouro", que andam por aí em biscates para ver se arranjam umas jolas e uns tremoços, para poderem ver os jogos da sporttv no conforto do lar(pagando-a através de empréstimos avultados arranjados ao banco). Ou sejam eram bem capazes de ser um típico portuga, daqueles dos postais: bigode, gordo, baixo, meio careca, sempre a cambalear à pala das bebedeiras, e com o bom gosto de ver a bola.

Ou se calhar não...já que não estou a ver um desses, cada vez mais raros, "típicos portugas"(onde vamos nós parar caraças?), a pegar numa câmara de vídeo meio rasca, ir para as traseiras do prédio, cujo andar foi alugado à vizinha com bigode do terceiro esquerdo, e andar por aí com uma câmara de vídeo roubada ao sogro, a fazer uma coreografia parva, pô-la no simpático tu tubas, e arranjar guita à pala daquilo.

Foi basicamente isso que os OK go fizeram. Ok, não sabemos se houve vizinhas com bigode ou sogros envolvidos, mas como a banda não arranjou grandes proveitos do seu segundo disco "Oh no", toca de ir fazer uns videozinhos caseiros, para ver se arranjam esmolinhas alheias. A verdade é que resultou, tanto foi assim, que mal aquilo foi posto no youtube, deu logo para averbar uma simpática quantidade de downloads..e posterior projecção cibernética tá claro.

"A million ways" foi a primeira tentativa que resultou assim:




Bem, "ah e tal houve gente que achou isto giro...tábem pronto. E que tal fazermos outra coreografia parva...mas com PASSADEIRAS DE GINÁSTICA?"

E meu dito meu feito. A primeira surtiu efeito, e desta vez foi o tema "Here it goes again", simpática canção pop, simplicíssima de processos, e absolutamente eficiente na sua proposta em "ouvir curtir e cagar a seguir", que acabou por dar frutos:




Bem, é possível até que vocês já tenham ouvido falar desta coisa toda dos ok go. De qualquer maneira, pode ser que haja alguém que ainda não saiba, e assim aproveito para divulgar como se consegue fazer uma coisa original e diferente, sem que se tenha de gastar milhões. aliás "a million ways" até eu que sou um cromo conseguia fazer...arranjar 4 gajos para uma coreografia e pronto, já que câmara de filmar eu tenho. O tio patinhas, se existisse, contratava-os já para acessores. Até porque a banda voltou a relançar-se à pala destes dois vídeos...que foram rejeitados pela editora da banda.

De qualquer maneira, o grande cerne da questão é: como é que uma banda se consegue relançar através do youtube? De facto, tanto o site, como a projecção via internet consegue ser fundamental, sem que haja uma interferência directa do mercado exterior. Sabía-se que era possível ter sucesso sí através da net(como no caso dos fraquitos e escanzelados artic monkeys). Agora também se sabe que se pode relançar uma carreira, tanto através da rede, como através de um site de vídeos caseiros. E é mesmo por aqui que pode estar o futuro de qualquer coisa, que esteja fora dos circuitos comerciais...e até do próprio conceito de videoclip.

2 Comments:

Blogger Vanessa said...

é só mesmo pa te chamar DESTERRADO!
...JOÃO SEM TERRA! lol... ;PPPPPPPPP

7:38 PM  
Blogger patiXa_ said...

Nunca tinha visto os Ok Go deste prisma... nunca mais vou olhar para o clip das passadeiras de ginástica da mesma maneira xD

10:13 PM  

Post a Comment

<< Home