Monday, December 04, 2006

Isis - In the absence of truth(2006)



Os Isis andam uns mouros de trabalho. È o ep com os geniais aereogramme(a avaliar pelo futuro novo álbum da banda), é o dvd, são ainda os projectos paralelos/a solo, dos seus membros... Toda uma panafernália de ítems que podem enriquecer qualquer discografia afoita em coleccionismo.
Ah pronto...no meio disto tudo lá arranjaram assim um espacinho de nada, equivalente a comer aquela sobremesa que já nem nos apetece mas que "ah e tal a tua tia-avó-sobrinha-cunhada-filha-neta, whatever fez com tanto carinho e amor só para ti"- digo eu, acabaram por lançar "In the absence of truth" no passado mês de Outubro.

Estamos recordados do passado dos Isis? Ok, depois dos discos iniciais lançaram o "oceanic" que colocou toda a gente em polvorosa. Ok,só meia dúzia de pessoas mas prceberam a ideia. Estava ali o início de qualquer coisa, que já tinha sido começado com os neurosis. Aquela coisa era o sludge/pós doom, que também este ano teve óptimos lançamentos, como o novo disco dos cult of luna, ou dos callisto. Este "In the absence of truth", vem na senda do anterior "Panopticon", que era verdadeiramente um teste às reais capacidades da banda, teste finalizado com uns simpáticos...vá 19 valores.

"In the absence of truth" vem na onda de "Panopticon". Ou seja, algumas das pistas post-rockianas e up-tempo que o disco anterior já lançara, foram colocadas com maior solidez neste novo disco. Os temas soam imensamente ambientais, com tonalidades claras, pese embora nunca desprezem elementos mais pesados(o final de "Wrists of kings" é disso bem exemplo.Não há aqui de facto nada de particularmente inovador ou criativo, se é isso que querem saber. Há guitarras mais leves, atmosferas mas também trepidantes e com severas distorções, como na excelente "dulcinea", há o contraponto desta acalmia como por exemplo na curtinha "All Out Of Time, All Into Space".

No entanto, boas notícias: todos os temas são fantásticos. Executados com a mestria a que os Isis já nos habituaram. "In the absence of truth" é onde tudo aquilo que os Isis são verdadeiramente se condensa enquanto bloco coeso e impermeável. È o juntar das influências post-rock de "Panopticon", com a negritude e peso dos tempos mais antigos. E tudo isto continuando com deliciosos elementos experimentais a que a banda já nos habituou(presentes por exemplo nas emoções sónicas de "Holy tears", naquela guitarra que progressivamente se torna mais calma e que depois desagua num abismo).

São portanto os Isis na sua melhor forma. Tudo bem, este disco não é o desafio que tanto "Panopticon", como "Oceanic" nos proporcionaram, mas é a condensação dos seus elementos em algo ainda maior. Acredito que haja gente que possa ficar desapontada: afinal aqui não há nada de genuinamente novo. No entanto os Isis também não quiseram colocar um travão na carreira, e com certeza que este "In the absence of truth", com os excelentes momentos instrumentais que tem, com a beleza atmosférica e a dureza das suas palavras, não pode ficar de fora quando se fizer uma listinha dos discos mais bonitos que por aí andam.

Este é um deles. Perdê-lo é perder o melhor disco de sludge do ano. E uma oportunidade para se poder ouvir o que de melhor 2006 tem para oferecer.


9/10

2 Comments:

Blogger faceless said...

Ainda não ouvi o novo albúm de Isis mas a crítica neste blog abriu ainda mais o meu apetite enorme por este albúm. para qdo um concerto de isis em terras lusas... se os vir ao vivo terei um orgasmo musical...

8:41 PM  
Blogger BlackSpring said...

Adoro Isis mas ainda não tinha ouvido este album. Obrigado pelo link para o album e pela critica que fizeste. Esta bem escrita e conclusiva. Muito bem.
Obrigado mais uma vez e Abraço

12:14 PM  

Post a Comment

<< Home