Monday, March 14, 2005

os melhores de 2004-finalmente o definitivo

Já 2005 anda com montes de discos editados,e já vai quase no fim do seu primeiro terço, e só agora coloco o top definitivo de 2004. faltaram-me uns quantos discos que queria ter ouvido (como dead poetic e blackfield), ainda assim não me coíbo em postar aquilo que deveria ter sido postado há muito tempo.

1-Neurosis-The eye of every storm

"O" disco do ano. Sem mais delongas.Mais do que disco do ano, foi dos melhores discos que já ouvi na vida.Este ano fica marcado por vários discos e num patamar substancialmente maior, "o" disco que define o ano, que foi este dos neurosis.Um metal atmosférico tremendamente silencioso, quase desconcertante, como cada som fosse algo épico e opressivo, que nos remetesse a meros escravos auditivos. Um dos melhores discos, mais do que do ano, desta década.

2-The dillinger escape plan-Miss machine

Como o caos pode ser executado, de maneira que ele próprio seja uma base musical.Os dillinger conseguem transformar o caos em arte, e muitas vezes em canções. Como na grande "phone home" uma das músicas do ano.
3-Cult of luna-Salvation

com claras influências de neurosis, os cult of luna editaram um disco atmosférico com momentos de peso incríveis e momentos melódicos estonteantes. A voz sempre raivosa e potente ataca-nos de uma maneira arrebatadora. Por outro lado são metódicos: Na primeira canção por exemplo nota-se um ascendo de melodia até chegarmos ao peso propriamente dito. Músicos de excepção que andam a ouvir neurosis.O que só lhes faz muitíssimo bem.

4-converge-you fail me

A emotividade. Com instrumentalizações brilhantes, rápidas, melancólicas, melódicas,raivosas, todos os sentimentos numa mera rodela. Excelentes temas num disco muito variado, apesar de seguir uma bitola mais hardcore, mas também tendo variações para emo, rock, e metal.

5-Isis-Panopticon

Como o metal carregado de atmosferas e canções longas, se torna doce. Um álbum perdido na imensidão azul da capa, com a voz de aaron turner a ficar cada vez mais melódica.Um álbum extremamente quente, que nos envolve do princípio ao fim,nas suas longas atmosferas e nos temas de um universo próximo de uns neurosis ou cult of luna.

6-strung out-Exile in oblivion

Punk rock meets rock progressivo. È com temas rápidos, mas de contornos épicos que os strung out são uma das bandas mais originais do punk rock. Com grandes solos de guitarra e temas verdadeiramente abrangentes musicalmente,que esta banda torna o seu som cada vez mais único, em busca de uma perfeição bem próxima de acontecer.

7-Pain of salvation-12:5

Grandes melodias acústicas. Grandes doses instrumentais. Grandes canções que despertam sentimento.Grandes músicos. Grande ideia de fazer um best of de cariz conceptual e acústico. E uma coesão absolutamente fora de série. Um disco excepcional.

8-The vandals-hollywood potato chip

Meio a martelo realço que o baterista dos Vandals é o josh freese dos apc. Só para terem esta noção de que um baterista de uma banda punk pode ser de facto um excelente baterista. E agora falando do disco. O punk rock aqui está numa toada marcada por riffs frenéticos, quase esquizófrenicos. E quando acaba a esquizofrenia, de repente aparece uma voz limpa. Completamente de repente. E tudo isto sem deixarem de ser punk rock. Um estilo inconfundível numa banda que não precisa de aligeirar o seu som para se tornar original.

9-More than a thousand-Trailers are always more exciting than movies

Sabem de alguma banda portuguesa que, dentro do seu género, seja para vocês a que mais gostam no mundo inteiro? gostando vocês do género referido? eu gosto de emo, variante screamo e more than a thousand está, para mim à frente de bandas, como finch,thrice,dead poetic ou funeral for a friend. Por fugirem às guitarras mais relacionadas com o metal, por serem mais atmosféricos. Por, para mim serem os melhores do emo, variante screamo. E por terem a minha canção do ano: "Beautiful faces hide witches".

10-Killswitch engage-The end of eartache

Depois de um disco excelente que foi "Alive or just breathing" os killswitch engage fazem outro disco excelente. Desta feita mais coeso. Mais emotivo. E também mais forte, mais potente. Foi a evolução natural da banda que fez este disco. Este foi o disco que os killswitch tinham que fazer. È um disco de canções, que o outro só o era a espaços, de intensidade, mas acima de tudo de uma excelente contracção de sons e emoções que o anterior, embora para mim tão bom como este, não tinha.Apetece ouvir e continuar a ouvir mais.

11-Twenty inch burial-how much will we laugh and smile?

Onde o metalcore português dá cartas, é neste disco dos 20IB. Um som talvez cru, não da produção mas mesmo das canções, temas que nos apetece gritar e berrar, e outros onde temos potência máxima, é o que este disco tem para nos oferecer.Estou à espera de um terceiro disco onde tudo isto esteja desenvolvido.E adorei a "nowhere" mesmo sem conhecer a canção dos therapy? coisa que conto fazer muito brevemente.

12-Bad religion-the empire strikes first

Abram alas que a instituição do punk voltou. E com um conjunto que misturam habilmente batidas punk com guitarras rock(pois daí punk rock) que tem canções fortes e que não vai deixar ninguém defraudado. Um disco mais clássico, um rock apunkalhado feito por senhores que sabem perfeitamente o que estão a fazer, pois já o fazem há muito tempo. A maioria dos fãs dos maiden não diz que eles conseguem ser fiéis sem nunca se venderem? Os bad religion também costumam fazer isso aos fãs de punk rock. E com discos destes que continuem por muitos e bons anos.

13-The temple-Diesel dog sound

Rock pesado muitíssimo bem feitos e com apontamentos muito curiosos de acordeão e guitarra portuguesa. Um ritmo frenético existente em cada tema do álbum, e uma fantástica capacidade para criar canções de estádio, fazem deste "diesel dog sound" uma das mais importantes propostas do espectro musical português em 2004

14-Icon and the black roses-Icon and the black roses

Banda de um género muito pouco fortuito em Portugal. Rock gótico. Sem fugir muito às regras do género, os icon and the black roses, conseguiram criar verdadeiros temas góticos, sem ficarem nada a dever a bandas estrangeiras como him ou charon. Uma musicalidade fora de série, e ambições muito concretas preenchem um dos melhores discos portugueses de 2004 de uma banda que, infelizmente, já conheceu o seu fim.
15-Pain of salvation-Be

Quem somos? De onde viemos?Para onde vamos? são perguntas que "be" tenta, talvez não responder, mas demonstrar que existe uma real procura na sua resposta. Um álbum com um conceito extremamente complexo e de difícil entendimento, peca na sua existência de verdadeiras canções,mas oferece-nos deleites instrumentais absolutos, riffs poderosos e uma banda sonora conceptual muitíssimo boa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home