Monday, August 07, 2006

Aside - We are frequency(2006)



A bela história dos aside há de rezar desta forma, nos livros infantis: "era uma vez uma banda, com uns rapazinhos que acreditavam naquilo que estavam a fazer. Esses rapazinhos queriam lançar um disco, por isso compraram umas horas num estúdio, e depois de irem para o trabalho ou para a escola, iam gravar à noite. O problema é que aquilo que eles gravaram com tanto amor e carinho era rejeitado por homens maus e bárbaros de fato e gravata. No fim, houve alguém que os ouviu, gostou, e eles tiveram que lançar tudo por uma tal freedumb records, editora sediada no canadá. Com esse disco os rapazinhos tiveram alguma atenção em Portugal, e algumas pessoas deram-lhes importância: conseguiram fazer outro disco, já através de uma editora portuguesa, e foram felizes para sempre"

Este foi, mais ou menos, o passado dos aside. A história pode não estar 100% verdadeira(quem inventou a bela frase do "quem conta um conto acrescenta um ponto" devia ter direito a viver na célebre casa do hugh hefner para o resto da vida-isto se tiver sido um macho) mas terá por aqui um fundo de verdade. "good enough for someone else" foi um disco complicado de lançar, onde os aside tentaram já explanar o seu pop-punk com tendências catchy que resultou num disco fresco e de acessível audição.

Este "we are frequency" segue o mesmo caminho do anterior: inicia com o rápido e conciso tema "Perfect sound", arranja uma boa canção rock como é "Seduce all your enemies", e torna-se quase hino em "Silence in delay". Os aside simplesmente amadureceram o seu som e tornaram-no mais consistente do que no passado, cortando bastante na parte "punk" da coisa(que sim nunca foi muita).Ah, e ainda tiveram tempo para retocarem "small leaves will fall", possivelmente o seu tema mais emblemático,e que curiosamente não entrou em "good enough for someone else", tendo feito parte de uma compilação do site 123som.com

Já tendo falado da tal "evolução na continuidade"(que felizmente nada tem a ver com o gajo de óculos anterior ao 25 de abril), e em alguns temas-chave, falta-me só enfatizar um bocado esta coisa toda. Os aside não são a coisa mais original do mundo, certo. Não são a salvação de nada, podem ser facilmente criticados(iluminados que me querem defecar violentamente na pinha por ter dado 4 a artic monkeys e 5 a strokes cheguem-se à frente). Mas...mas são daquele tipo de banda que apenas nos pede meia horinha da sua atenção, para podermos descontrair. Temas rápidos e fluídos, bons riffs de guitarra, produção límpida de pelle seether(que, entre outros, já trabalhou com os no fun at all), e refrões cola cola em 80% dos temas, chegam perfeitamente para podermos dizer que "We are frequency" é um bom disco, ideal para ouvir numa altura destas.

Por isso já sabem: caguem lá nos preconceitos e tentem ver que ouvir pop-punk, ou power-rock, ou seja que rótulo manhoso for, não faz mal a ninguém e não provoca cáries ou diarreia. Este "we are frequency" é retemperador.

7/10

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

e um granda som...

10:28 PM  

Post a Comment

<< Home