Sunday, April 03, 2005

Hopesfall- A types(2005)



Os hopesfall, são de charlotte. sim isso não interessa nada, nem tão pouco interessará que este "a-types" é o segundo ítem da discografia da banda. E daí talvez interesse. Porque o segundo álbum "the satellite years"(e provavelmente também o primeiro disco da banda e anterior maquete) era um disco bem puxado de hardcore...pelo menos é o que indicam as críticas, e os dois temas que ouvi deste álbum, assim mo fizeram entender. Uma renovação dentro do hardcore mais melódico, que abrange contornos épicos. Assim retratava a excelente "the bending" com 5:25 de duração, com emoções bem reais e puras.
Mas estamos a falar de "A-types". e desde já se diz que nada tem a ver com "Satellite years". De hardcore ficam algumas guitarras, tudo o resto está tudo num emo meloso e arrastado, muito pouco original e refrescante.
Por aqui já se vê que "a-types" é um álbum claramente inferior àquilo que ouvi do anterior. Ainda assim não é obrigatoriamente por causa desta redenção àquilo que está nos ouvidos de bastante gente, que este disco dos hopesfall é inferior. Também o é,mas não só. a verdade é que eles poderiam ter feito um disco comboas canções mais viradas para o emo, com temas mais emocionais mas que poderiam passar perfeitamente por uma colecção de canções contagiante e cativante ao primeiro ouvido.
E agora a surpresa: Este "A-types" tem esse tipo de temas. O muitíssimo bom, e melhor tema do álbum(para além de ser tema de abertura) "It happens", a segunda canção de nome "start and pause", a terceira e primeiro single "Icarus", e "Manipulating the eclipse" têm refrões fabulosos, riffs bem contagiantes e revigorantes que, não sendo particularmente originais mexem connosco de uma maneira séria e sempre muito bem vinda.
O problema é que num disco de 10 temas, fazer só 4 de boa qualidade é muito pouco. Mais de metade do álbum é um correr de banalidades, já mais que batidas, pouco produtivas e ,acima de tudo, medíocres. Têm guitarras todas semelhantes, os refrões espelham uma emoção inexistente, os riffs são quenes, mas só isso. Não têm vigor, nem verdadeiras emoções, são apenas temas que servem para cativar o ouvinte mais sedento de pseudo canções. Não chegam ao fundo de 90% das porcarias MTV, ainda assim existem e estragam por completo 4 temas muito bons que, se todos os temas tivessem sido regidos pela sua bitola, daria para fazer um disco absurdamente contagiante,diria mesmo mais, praticamente perfeito no que diz respeito a contágio puro e duro.
Assim fazem uma obra medíocre, onde 6 temas estão claramente a mais, onde não há ideias nem elementos novos. Os fãs de "Satellite years" devem estar com os cabelos em pé. E têm razão para isso. "A-types" é uma desilusão em tamanho gigante.
Por ter 4 temas fantásticos consegue ir até 5/10

3 temas de loucura: Neste caso são quatro: "It happens","Start and pause","icarus", "manipulating the eclipse"

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bom para sua informaçao este seria o terceiro album do hopesfall. O primeiro chama-se "The Frailty of Words", o melhor deles, com a formaçao original.

Sem contar q ainda temos o EP "no wings to speak of", com as 4 musicas mais "fodonas" =)

3:36 AM  
Blogger João D. said...

Eu bem que vi esse "frailty of words" tanto no allmusic como em outros sites...ainda assim hesitei bastante em mencioná-lo pois não tinha a certeza. De qualquer maneira vou já corrigir. fica bem e obrigado pelo comentário :)

9:51 PM  

Post a Comment

<< Home