Monday, August 13, 2007

Porcupine tree - Fear of a blank planet (2007)




Toda a gente sabe que porcupine tree é uma banda genialíssima. Isto é óbvio, verdadeiro como a Soraia chaves ser um avião do caraças, e o cristiano ronaldo alto player de bola. Talvez até ultrapasse tanto a bela da soraia como o cromo do ronaldo. De qualquer maneira, nem consigo conceber que um disco deles não fique pelo menos dentro da fasquia do brilhante. È a modos que coisa impossível, dado o constante brilhantismo de steven wilson e povo adjacente.

Em toda a sua discografia não há aquilo que se chama um tropeção. Mesmo que não exista um rasgo de genialidade, o profissionalismo continua sempre lá...ops não conheço nenhum álbum deles que não tenha estes rasgos. e assim acontece com "Fear of a blank planet", mais um ítem na já imensa discografia dos ingleses. Disco que produz uma das suas maiores pérolas de sempre: "Anesthesize", faixa conceptual dentro de um disco de cariz conceptual sobre a alienação dos seres humanos face à tecnologia de hoje em dia.

"Anesthesize" é como que uma ópera-rock, com uma letra interventiva, solos fantabulásticos, e um ambiente progressivo a condizer. È um tema que entra mais na linha dos temas de cariz mais negro, banda possui, e tem um excelente nível conceptual. Não por acaso é precisamente uma das faixas do meio, a servir de ponte de um disco sólido que nem um calhau com milhões de anos, e evidentemente coeso como tudo, dada a enormíssima qualidade dos músicos intervenientes. No entanto, tanto a mais programática Fear of a blank planet" com um refrão bem agradável, como as mais melódicas, e uptempo "My ashes" (que entra na linha daquilo que wilson faz com aviv geffen em blackfield), ou "sentimental" que a páginas tantas até faz lembrar a gigantesca "Trains" de "in absentia", essa pérola absoluta dos porcupine.

Ainda assim este disco é sobretudo de consciencialização: uma visão negra do futuro, da geração vindoura, mas sobretudo um alerta fortíssimo aos problemas provocados pelo risco de passarmos todos a ser bichos do mato, pouco interventivos na sociedade, não estando minimamente preocupados com o que nos rodeia. Uma mensagem quase dedicada aos mais novos...numa onda intervencionista curiosíssima e muitíssimo bem engendrada, mostrando uma banda que se importa de facto com o impacto de todas as inovações tecnológicas que vão acontecendo.

Porcupine tree é sinónimo de maturidade constante, experimentalismo vário, e sobretudo de nunca desistir. È aquilo que eles vão fazendo. E se "deadwing" era um disco bem mais claro e positivo, "fear of a blank planet" funciona um pouco como sua antítese, mas mostra uma banda na vitalidade plena, e com mais um disco excelente na bagagem. Disso não há dúvidas.

9/10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home