Thursday, August 25, 2005

TEAM SLEEP-TEAM SLEEP(2005)



E, finalmente, está aqui o resultado do projecto paralelo de chino moreno dos deftones.após algum tempo de espera, também resultante do facto das primeiras canções dos teamsleep terem sido divulgadas na net, e o senhor chino não ter gostado nada do assunto(acabando por não as colocar neste disco), finalmente podemos ouvir as atmosferas soturnas, psicadélicas e experimentais do projecto.

A primeira pergunta desde já fica esclarecida: "Team sleep" é bom? Bem, é. Não que seja um disco fantástico ou fora de série, mas é bom. Imaginem uns deftones sem guitarras, só com as atmosferas experimentais adjacentes à sua música, com um toque mais electrónico, e talvez tenham um exemplo minimamente concreto daquilo que aqui se pode ouvir. E, de facto, "Team sleep" consegue ser um disco bem estruturado e até coerente. Tem por aqui bons momentos experimentais como o superior "ataraxia", sem dúvida o melhor momento do disco e logo a abrir, como o segundo tema "Ever (foreign flag)", "our ride to the rectory", ou a soturnidade de "tomb of legia".

Portanto, existirão algumas causas para que este disco não seja fora de série? Porque de facto não o é. e é óbvio que existem certos e determinados motivos para que o álbum não seja um colosso musical. Especialmente porque, em certos momentos parece ser demasiado repetitivo. Não existiu aqui criatividade suficiente para testar diversos experimentalismos: ficou-se no meio termo, entre algumas programações bem executadas, e guitarras mais ou menos inspiradas. e o pior é que não existe uma linha base para definir a sonoridade da banda. Se, de facto, existem momentos de superior inspiração, também existem outros claramente medianos: embora nunca roçando a mediocridade.

Por isso aqui vive-se à deriva entre aquilo que poderia ser um projecto electrónico, e aquilo que eventualmente seria mais acústico e experimental. Houve uma clara tentativa de misturar o melhor dos dois mundos, que claramente não foi conseguida. O que é realmente pena, sobretudo para quem esperava um disco de excepção. Para esses não há remédio: ou se habituam a teamsleep e tentam ver os pontos positivos(porque os tem, e eles já foram referidos), ou então o melhor mesmo é não o ouvirem. O que também é pena, porque os temas referidos,e sobretudo "ataraxia" (que claramente é o tema que consegue misturar o melhor de todas as influências sonoras deste disco), merecem uma audição.

Para quem não se importa de ouvir um disco, simplesmente pelo prazer próprio da música, sem recorrer a prognósticos antecipados, então ofereço boas notícias: "Teamsleep" é um disco agradável, bem outonal, e vai começar a saber bem para os dias mais frescos que nos esperam. Provavelmente vai ser o disco de outono do ano. Pena ter sido editado na primavera...

7/10

5 Comments:

Blogger João D. said...

Bem, quanto ao primeiro comentário não posso fazer nada. opiniões são opiniões, e provavelmente a amiga postou no primeiro blog que encontrou. Tudo bem :)

Já o segundo...Ainda tou para saber quem foi o raio da inteligência que me meteu aquele link lol. Provavelmente foi alguém que gostaria de experimentar o poder absoluto de meu marsápio de 2 metros, mas como não estou para lhe dar, é desta forma que retribui...ou então não bah. :P

4:45 AM  
Blogger João D. said...

a amiga ou o amigo,bem entendido...

4:50 AM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

5:00 AM  
Blogger Spaceboy said...

É um belo disco sim senhor, do qual já falei no meu espaço - www.big-black-boat.blogspot.com.
Bom blog!

6:46 PM  
Blogger catavento said...

gostei do álbum sim, pode não ser uma coisa fantástica mas vale sobretudo pelas músicas que referiste e é um bom album apesar de n ser dotado de uma grande espectacularidade!!
e o sr.critico continue a escrever (bem, como sempre!!)

1:56 PM  

Post a Comment

<< Home