Thursday, August 25, 2005

TEAM SLEEP-TEAM SLEEP(2005)



E, finalmente, está aqui o resultado do projecto paralelo de chino moreno dos deftones.após algum tempo de espera, também resultante do facto das primeiras canções dos teamsleep terem sido divulgadas na net, e o senhor chino não ter gostado nada do assunto(acabando por não as colocar neste disco), finalmente podemos ouvir as atmosferas soturnas, psicadélicas e experimentais do projecto.

A primeira pergunta desde já fica esclarecida: "Team sleep" é bom? Bem, é. Não que seja um disco fantástico ou fora de série, mas é bom. Imaginem uns deftones sem guitarras, só com as atmosferas experimentais adjacentes à sua música, com um toque mais electrónico, e talvez tenham um exemplo minimamente concreto daquilo que aqui se pode ouvir. E, de facto, "Team sleep" consegue ser um disco bem estruturado e até coerente. Tem por aqui bons momentos experimentais como o superior "ataraxia", sem dúvida o melhor momento do disco e logo a abrir, como o segundo tema "Ever (foreign flag)", "our ride to the rectory", ou a soturnidade de "tomb of legia".

Portanto, existirão algumas causas para que este disco não seja fora de série? Porque de facto não o é. e é óbvio que existem certos e determinados motivos para que o álbum não seja um colosso musical. Especialmente porque, em certos momentos parece ser demasiado repetitivo. Não existiu aqui criatividade suficiente para testar diversos experimentalismos: ficou-se no meio termo, entre algumas programações bem executadas, e guitarras mais ou menos inspiradas. e o pior é que não existe uma linha base para definir a sonoridade da banda. Se, de facto, existem momentos de superior inspiração, também existem outros claramente medianos: embora nunca roçando a mediocridade.

Por isso aqui vive-se à deriva entre aquilo que poderia ser um projecto electrónico, e aquilo que eventualmente seria mais acústico e experimental. Houve uma clara tentativa de misturar o melhor dos dois mundos, que claramente não foi conseguida. O que é realmente pena, sobretudo para quem esperava um disco de excepção. Para esses não há remédio: ou se habituam a teamsleep e tentam ver os pontos positivos(porque os tem, e eles já foram referidos), ou então o melhor mesmo é não o ouvirem. O que também é pena, porque os temas referidos,e sobretudo "ataraxia" (que claramente é o tema que consegue misturar o melhor de todas as influências sonoras deste disco), merecem uma audição.

Para quem não se importa de ouvir um disco, simplesmente pelo prazer próprio da música, sem recorrer a prognósticos antecipados, então ofereço boas notícias: "Teamsleep" é um disco agradável, bem outonal, e vai começar a saber bem para os dias mais frescos que nos esperam. Provavelmente vai ser o disco de outono do ano. Pena ter sido editado na primavera...

7/10

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Blogs
Michael Worth, I am the one who quotes the Bible directly. I am the one who has knowledge of the Bible and the background for each Book in it.
Nice to see some decent content for a change. FYI, I log on today and see that we've got a new feature, the 'Flag blog' button, which is inconveniently located between the 'Get Your Own Blog' and 'Next Blog' buttons so that we would presumably be getting some flags on error alone (although if one happens to notice it, you can unflag a blog) But that's a trivial matter. What concerns me is this: When a person visiting a blog clicks the "Flag?" button in the Blogger Navbar, it means they believe the content of the blog may be potentially offensive or illegal. We track the number of times a blog has been flagged as objectionable and use this information to determine what action is needed. This feature allows the blogging community as a whole to identify content they deem objectionable. Ok, see the problem with this? What's "objectionable." I'm guessing there are a good deal of people that would likely deem my blog to be objectionable; and there lies the problem: what is objectionable and what is subjective. Just my 2 cents, Army Patches

4:07 AM  
Anonymous Anonymous said...

You are making good job!
Keep up the super articles!

buy cialis

4:32 AM  
Blogger João D. said...

Bem, quanto ao primeiro comentário não posso fazer nada. opiniões são opiniões, e provavelmente a amiga postou no primeiro blog que encontrou. Tudo bem :)

Já o segundo...Ainda tou para saber quem foi o raio da inteligência que me meteu aquele link lol. Provavelmente foi alguém que gostaria de experimentar o poder absoluto de meu marsápio de 2 metros, mas como não estou para lhe dar, é desta forma que retribui...ou então não bah. :P

4:45 AM  
Blogger João D. said...

a amiga ou o amigo,bem entendido...

4:50 AM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

5:00 AM  
Blogger Spaceboy said...

É um belo disco sim senhor, do qual já falei no meu espaço - www.big-black-boat.blogspot.com.
Bom blog!

6:46 PM  
Blogger catavento said...

gostei do álbum sim, pode não ser uma coisa fantástica mas vale sobretudo pelas músicas que referiste e é um bom album apesar de n ser dotado de uma grande espectacularidade!!
e o sr.critico continue a escrever (bem, como sempre!!)

1:56 PM  

Post a Comment

<< Home