Tuesday, October 23, 2007

"Knocked up" de Judd Apatow



Judd Apatow deve mesmo ser um cromo geek ao mais alto nível. cum catano, são virgens, putos cromos, e agora pessoal mais old igualmente armado em cromo, com um aspecto altamente imaturo para a larga maioria da população. Desta vez é um tipo que vive com uns amigos estranhos e tal, a quem calha o euromilhões (o euromilhões de prémio mais chorudo, uma mulher daquelas é para cima de divinal) e como bónus recebe a notícia que essa mesma fortuna vai ser seguida por um simpático bébé.

Pois: acontece que a tal rapariga de sonho é uma workaholic destrambelhada e que não tem a mínima preparação para ficar com a barriga inchada, embora se decida em ter o bébé. Já o cromo que tenta arranjar frames de filmes onde as babes apareçam desnudas vai pelo menos caminho. e a história é basicamente isto. Uma noite só que basicamente muda a vida destas duas personagens completamente antagónicas e que num mundo normal jamais se iriam encontrar.

O grande trunfo de Apatow reside, a meu ver, nisto: desta vez até conseguimos acreditar que a gaja boa fique com o cromo. Allison,a mulher, estava completamente com os copos quando ali fica em pleno acto. O desgraçado do geek também fica com a mente meio nublada, e apatow faz-nos ver que este seria o único meio de juntar duas pessoas tão distintas. Aliás a personagem principal (Ben) não se esquece disso, quando o vemos por exemplo a dizer ao seu bebé recém-nascido como raio é que ele apareceu no mundo.

O que "knocked up" faz é conseguir que duas pessoas completamente diferentes olhem para dentro de si mesmas, e compreendam que existe uma fase a passar juntos. Que até pode nem ser desagradável de todo. Onde existe um ritual de passagem, para uma idade mais adulta e responsável, provocado abrubtamente por uma simples noite. Onde ele se apercebe que não pode continuar a fumar erva dia sim dia sim, e a peidar-se com os amigos, e ela acaba por aprender a dar um ar mais descontraído ,mais solidário, no fundo mais preocupada com ela mesma do que com o trabalho ou possíveis promoções(embora faça questão de esconder o bébé até ao fim na estação de TV onde trabalha).

"Knocked up" é sobretudo real. Estas pessoas existem, e só algo como um bébé é que as poderia juntar. no entanto isto pode acontecer a qualquer um, e são as consequências da passagem para um estado muito mais responsável e adulto, onde existe um medo claro (e normal) de assumir esse mesmo estado, que mais enriquecem a película. que não esquece a comédia que é, produzindo alguns sketches bastante interessantes, como aquele em que Ben está a brincar com os sobrinhos de Allison, ou as alturas em que Allison está a falar com o seu patrão. Já para não mencionar algumas deliciosas menções a séries e filmes que vão fazer deleitar muita gente.

Aqui vem uma comédia inteligente, fresca, sobre um tema que diz muito de nós todos. e trata-o com bom gosto e com carinho pelas personagens. È muito possivelmente a comédia do ano, e uma prova que Apatow é mesmo uma lufada de ar fresco - será até o novo Kevin smith que agora anda a amochar um tudo nada. Mas isto sou eu em especulações baratas.

8/10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home