Wednesday, December 28, 2005

DISCOS 2005-NACIONAL

E pronto. Começam os balanços tradicionais desta época, apesar do estrangeiro ficar para 2006. Aqui posto os cinco discos/maquetes etc que, para mim, mais marcaram o ano de 2005. Muitas bandas novas surgiram, mas discos editados que me tenham realmente cativado não foram muitos. No entanto espera-se que muitas das bandas entrevistadas consigam finalmente a edição de um disco para o próximo ano. Seria bom,tanto para elas, como para a música nacional.

TOP 6

6- CONTRATEMPOS-ALGURES NO MEIO DO NADA

foi, provavelmente o disco mais agradável de se ouvir no verão de 2005. Ska tradicional, coisa muito rara por cá, bem feito, com ritmos tremendamente contagiantes, que serve para dançar a qualquer hora do dia. Ou da noite. Um disco extremamente alegre e despretensioso a servir qualquer festa que se preze. De realçar que o disco está à venda apenas nalgumas lojas, como a carbono em Lisboa só para dar um exemplo.

site- http://www.contratempos.no.sapo.pt

5-SYN-ER-GY- Demo 2005


Sete temas acústicos. Sete temas suaves,calmos e de extrema simplicidade. Mas ao mesmo tempo temas belos e doces que fazem as delícias de qualquer alma solitária. Curioso como tanto sentimento emana de canções que foram criadas a uma enorme distância física de seus intervenientes. Será que as editoras andam todas a dormir?

4-LINDA MARTINI-LINDA MARTINI


Vamos lá a ser honestos: Linda martini seria o álbum do ano. Eu digo "seria" porque o que a banda de queluz nos apresentou foi apenas e só uma demo. Com 3 temas. A gigante "Amor combate" a intensa "este mar", e o tema desesperado de nome "Lição de vôo".Temas de eleição que figuram como algo daquilo que melhor se fez este ano. De qualquer forma este rock instrumental, povoado com elementos mais atmosféricos característicos de uma certa toada post rock(ou então sou eu com anfetaminas no cérebro) tem mais que potencial para que, de futuro, se possa referir à banda como a primeira classificada neste tipo de top.

3-TARA PERDIDA-LAMBE BOTAS

E ribas e os seus pupilos voltaram. sempre com o punk-rock contagiante e melódico, mas num disco bem mais homogéneo e coeso. Grandes temas como "Realidade(não sou de ninguém), "Quanto mais eu grito" ou o tema título, não são de perder de vista.

2- KUBIK-METAMORPHOSIA

Ambientes de todo o género, samples bem tirados, colagens perfeitas, vozes dilacerantes tudo dentro de uma pastiche sonória muito própria e original. Uma real metamorfose de sons e ritmos, como uma simples caixa de música. Em "metamorphosia" cabe tudo. e mais alguma coisa.

1- THE VICIOUS FIVE-UP ON THE WALLS


São realmente uma grande banda de rock. E pronto. Temas sujos, guitarras a rasgar, vozes irritadas, garage rock como há pouco. E tudo embalado em temas inesquecíveis . Longe está a insanidade controlada de "electric chants of the disenchanted", onde existiam mais experimentações que canções no sentido do termo. Em "up on the walls" o grau instrumental é o mesmo, mas adaptado a temas memoráveis. E "bad mirror é uma das canções do ano seja aqui, seja no botswana. E realmente "the kids are doing in the love for the world".


E esta mini-recolha está feita. Depois dos temas do ano, os álbuns nacionais do ano. O top estrangeiro está para breve. Aguardem no início de 2006.


Já agora duas menções para dois discos, nomeadamente "you make me nervous", a estreia dos if lucy fell" e "2tone" dos humble. A verdade é que não tive oportunidade de os ouvir ainda este ano. Como a estreia dos if lucy fell vai ser alargada para 2006, provavelmente também o incluirei juntamente com humble. Obviamente se considerar que eles são a modos que bonitóides e tal.

1 Comments:

Blogger Billy said...

Ok, amigo João, a escolha é realmente bem feita...

Continua com "O Som" em força, em 2006!

1 abraço!

12:06 PM  

Post a Comment

<< Home