Sunday, December 26, 2004

Bandas portuguesas 2004

Agora sim, vai-se iniciar mais uma vida na blogosfera. E com um posto extremamente positivo: Com isto quero dizer que é de realçar termos tido tão boas propostas a nível nacional este ano. Sem estar a caracterizar detalhadamente todas elas, darei um cheirinho de cada banda. Depois digam de vossa justiça(ou seja eu vou dizer da minha até agora não devo ter um único leitor, para além de mim mesmo)

More than a thousand-Estou a ouvi-los neste preciso momento. Misturam rock com emo na variante screamo, uma fusão musical tão em voga nos Estados Unidos e que ainda não invadiu o nosso país. A verdade é que de todas as bandas norte americanas, os more than a thousand distinguem-se especialmente pelas atmosferas criadas em cada canção. Têm dois vocalistas, instrumentalizações que não passam só por guitarras pesadas e alguns interlúdios deliciosos. O ep "trailers are always more exciting than movies" foi o melhor disco de 2004 no espectro nacional, na minha opinião. E já agora a canção "beautiful faces hide witches" foi para mim a canção do ano, tanto nacional como internacional.

Twenty inch burial- Banda que poderemos designar como metalcore. Fazem um metalcore (diria eu) seco, ou seja sem floreados muito insistentes, tendo uma capacidade emotiva mais presente na voz de rui brás que nas próprias instrumentalizações do grupo. Mas nota-se uma maior coesão enquanto banda, enquanto um grupo de pessoas que formula riffs potentes, melodias cativantes e refrões que nos dão vontade de berrar e gritar ao mesmo tempo que são destilados pela banda. Um disco catchy? Também não ia muito por esses termos que eles não são uma banda propriamente acessível...Um disco que mostra perfeitamente o caminho a seguir por muitas bandas mais jovens neste espectro.

The temple- Esta sim uma banda mais adulta,embora "diesel dog sound" seja o seu segundo disco. Diria que fazem um rock pesado, mas com características próprias. Todas as canções desaguam em deliciosos refrões, possuem instrumentalizações pesadas e uma abordagem a sonoridades mais pesadas bastante pessoal. O vocalista tanto grita como canta, as guitarras estão perfeitamente entrosadas assim como o baixo, e a bateria está num grau de potência muito aceitável. E depois em certos momentos aparece o acordeãoe a guitarra portuguesa de uma maneira absolutamente nova e refrescante. È pena serem apenas escassos momentos, acredito que os the temple possam perfeitamente desenvolver esta fusão que os faria uma banda única no mundo. Assim são uma banda de rock que sabe o que quer, tem grandes temas com velocidade e força, nota-se que sabem perfeitamente o que estão a fazer. Muito bom disco o "diesel dog sound"


E por enquanto fico por aqui que não me apetece escrever mais. Depois actualizo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home