Wednesday, February 16, 2005

VINTAGE:The lawrence arms-Apathy and exhaustion(2002)



Há discos simples. Bem simples.Que, por vezes, são de uma simplicidade tocante. que nada mais querem ser para além de simples, e é nesse mesmo intento que nós nos revemos neles. Por isso não os esquecemos e eles se tornam especiais.
Vários discos tenho eu assim. Neste momento vou falar-vos(ou seja a mim próprio) de um muito específico.
Os the lawrence arms iniciaram as suas lides em 1998. são uma banda recente portanto. Praticam um punk rock de toadas bem melódicas, mas sem perder vitalidade, e têm uma muito curiosa capacidade de escrever grandes temas, recriando gloriosas melodias.
Formaram-se em chicago depois da separação dos "the broadways" e dos "baxter". São compostos por brendan kelly(baixo e voz), Neil hennessy(bateria) e Chris (guitarras e voz). De realçar que tanto chris como brendan têm o papel de vocalista na band: Alteram a posição de lead singer de tema para tema.A banda têm os seus dois primeiros discos editados pela Asian man records, enquanto que os dois seguintes foram gravados sob a chancela da mui conhecida fat wreck chords a.k.a editora de fat mike dos nofx.
"Apathy and exhaustion" é o terceiro disco da banda, e o primeiro editado pela fat wreck. Foi lançado em 2002 e no ano seguinte os The lawrence arms editam "The greatest story ever told" que também é um disco muito bom.
È então o álbum "apathy and exhaustion" o alvo da minha review.E porquê? porque é um disco simples. Muito simples. E possui melodias extremamente catchy que contrastam muito positivamente com uma certa batida balançada que todos os seus temas possuem. Que temos então? Uma vulgar banda de pop-punk? Nem por sombras. Eles criam um punk melódico é certo, mas têm apontamentos suficientemente rápidos e fortes que não nos permitem fazer uma afirmação dessas. E é dentro do limiar rapidez/melodia, que eles melhor se situam.experimentem talvez cruzar uns bad religion com uns midtown e o resultado está mais ou menos feito. Agora imaginem uma banda com dois vocalistas, com melodias revigorosas, com um som que é delas.
Analisando alguns temas que mais realço:
"First eviction notice"- Grande começo. começa numa batida quase pop-punk para se agigantar e ficar mais veloz,sem perder um grama da sua melodia. Temos vontade de a ouvir repetidas vezes, devido ao seu carácter enquanto canção. Tem tudo muito bem estruturado, tudo assenta bem. è um vício absoluto termos uma banda que mostra como se deve fazer uma grande canção de rock(porque caguei para as definições de punk e pop) sem precisar de artefactos. e depois a voz de Chris é absolutamente fabulosa, uma das melhores vozes que conheço. è talvez a melhor canção do álbum, pela sua tamanha doçura.
"Navigating the windward passage" cola-se a um ambiente mais progressista. a canção solta-se como um épico, onde vemos a voz de brendan a fugir aos riffs rapidamente debitados. Um tema bom o suficiente para nos deixar absortos e deliciados a ouvir pérola tão escondida.
"Your gravest words" é para mim o grande tema do disco. Não obrigatoriamente o melhor, mas o mais épico, com mais emoção,com mais conteúdo. com uma atmosfera de calor, primaverirl, optimista. Francamente positiva continua a ser a voz de Chris e a forma como ele interpreta um tema muito bem tocado e estruturado.
Finalizando a resenha de temas foco só mais um: "Bric kwall views". Um tema que, inicialmente, começa com uma melodia descarada, um ambiente idêntico aos outros, mas Chris é bem peremptório a dar a cada frase a entoação certa, nem que por vezes ela seja idêntica. a sua voz melódica, que contrasta com a àspera e rouca de Brendan, tem aqui um espaço enorme para se evidenciar.Uma canção que dá espaço para devaneios estéticos e líricos. para Mais um grande tema com um belíssimo refrão a que nada falta.Tem tudo. emoção,peso,melodia e uma letra muito boa.
È um disco emotivo. sincero.Que destila todas as suas emoções de uma forma que nos toca profundamente. È extremamente coeso, identificamo-nos facilmente com os temas e todos eles nos fazem criar sorrisos de uma melancolia tremendamente positiva e eficaz. Os riffs podem ser todos relativamente idênticos, no entanto não é nada que nos deixe à beira de um ataque de nervos. È muito agradável ser-se presentado com uma consciência tão grande de melodias catchy, bem feitas, bem criadas sem mais nada. A simplicade pode ser um trunfo enorme. Nunca o termo "bonito" esteve aqui tão aplicado. Não é um disco lindo, mas é um disco bonito. Muito bonito. E ,honestamente,se fosse lindo acho que não me fascinaria tanto.

3 temas de loucura:"First eviction notice", "your gravest words","Navigating the windward passage"

8/10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home