Thursday, May 25, 2006

SUPER BOCK SUPER ROCK 2006 (1º acto) - ANTEVISÃO



Começa amanhã a onda dos festivais de Verão que vai, como de costume felizmente, precorrer o país de lés-a-lés. O super bock super rock abre as hostes desta feita, e com directíssima influência do belo do rock in rio(é belo porque sexo feminino não há de faltar para os lados da bela vista), por dois actos: o primeiro que começa amanhã, onde vai estar a minha fronha (e o resto do corpo por óbvio arrasto), e que tem como grandes cabeças de cartaz korn, within temptation, tool e deftones.Ah e o segundo que á para a semana com gente como Franz ferdinand,the cult, Patrice oi 50 cent(provavelmente a primeira e última vez que este nome irá ser aqui escrito...aproveitem o exclusivo). Este ano vou falar de apenas do primeiro acto, embora me possa dar na cabeça mandar um bitaite qualquer sobre o segundo, numa futura posta. De qualquer forma, e se chegar a fazer uma posta sobre o segundo, obviamente que o ideal a fazer é mesmo cagar naquilo que eu diga porque, tirando uma coisa ou outra, o mais provável era dizer que isto ou aquilo cheira a chulé daquele mesmo podre, tipo o meu cheiro agora porque não tou com gás em casa logo nada de banhinho quente, quando para vocês aquilo cheira a grande perfume chanel com um valor acima de 500 contos.
As bandas estão ordenadas consoante as suas horas de actuação, realçando que as hostilidades musicais começam sempre no palco principal.

DIA 25

RAMP
MOONSPELL
SOULFLY
WITHIN TEMPTATION
KORN

PALCO QUINTA DOS PORTUGUESES

DEVIL IN ME
TWENTY INCH BURIAL
CINEMUERTE
BIZARRA LOCOMOTIVA

Óbvio dia das "pitas gós" que vão ver within temptation. E do povo "bué da metal" que vai ver Korn. Se within temptation até é uma banda bastante razoável dentro do género, os korn são aquela presença habitual do género "ah e tal bora apanhar sol naquele quadrado ao pé de Espanha porque é bonito". ainda assim discos como "life is peachy" ou o bastante razoável "Untouchables" são capazes de merecer uma ouvidela atenta tanto no formato rodela como no formato live.
Depois está por lá o "world metal" do senhor cavalera com os soulfly... tudo bem é verdade que o som da banda do max consegue soar sempre diferente mas a mim não me diz muito, a melhor banda do cartaz que são os moonspell(já com o novo "memorial" à venda na loja da moda, ou seja a vossa) e os ramp que também tenho ideia de irem editar qualquer coisa brevemente.

Quanto à quinta dos portugueses. Os devil in me, que já foram por aqui divulgados, tocam um hardcore com laivos old-school mas que consegue por vezes arranjar refrões catchy e tornar simples riffs de guitarra em boas canções; os twenty inch burial são "só" uma das mais promissoras bandas do panorama musical nacional com o seu metalcore cru, muito bem feito e bem demarcado de quaisquer bandas; os cinemuerte que também são da raging planet, e que eu não conheço muito bem (só ouvi o tema "stuck in a moment" que mistura bem influências mais pop como a voz e o rock das guitarras) e os sempre ovnis bizarra locomotiva.

Porque é que vou neste dia? Bem, acima de tudo, porque o bilhete de dois dias fica mais barato e tal, do que comprar só de um. Assim um gajo afiambra-se e pronto. Mas bandas como twenty inch burial, devil in me, e até moonspell também me puxam perfeitamente para o dia de hoje, que já passa da meia noite.

MAIORES DESTAQUES- TWENTY INCH BURIAL, DEVIL IN ME, MOONSPELL

DIA 26

PRIMITIVE REASON
ALICE IN CHAINS
DEFTONES
PLACEBO
TOOL

PALCO QUINTA DOS PORTUGUESES

DAPUNKSPORTIF
IF LUCY FELL
X-WIFE
VICIOUS 5

Bem..Tool e deftones. claramente são os dois nomes-chave do dia. Os tool porque lançaram muito recentemente 10.000 days e toda a gente sabe que se costuma falar muito bem dos concertos deles. Tenho em mim que o maynard é um geniozinho e que toda a conceptualidade e diversidade sonoras experimentadas nos seus discos, vão prevalecer no concerto de sexta-feira. Quanto a deftones...sempre extravasaram o nabiço nu-metal, e discos muito bons como o "adrenaline" ou o mais maduro "white pony" têm sempre lugar cativo num regular ouvinte da banda. Já no caso dos alice in chains será talvez mais uma sessão rádio nostalgia, embora o guitarrista, e agora também, frontman da banda Jerry Cantrell, sempre teve a fama de editar bons discos a solo. No entanto será mais um momento de um mito musical descer à Terra, neste caso um óptimo mito. Primitive Reason, embora um pouco distantes de sonoridades como as de tool e deftones, ainda se conseguem enquadrar minimamente, com aquela abordagem mais étnica ao rock.
Já os placebo? Que raio estão eles a fazer aqui? Era tirá-los e pôr dEUS ou the cult... Mas pronto é verdade que os tipos até têm alguns temas agradáveis ao ouvido, que é para ninguém me acusar de destroçar seja quem for(também quem raio me leva a sério? bah), mas para mim é só isso. enfim que toda a gente os vá ver que é para existirem menos filas para a comida. Só é pena só se ir jantar às dez e meia da noite mas enfim.

Quanto à quinta dos portugueses a análise é simples: os dapunksportif eu não conheço. Estou agora a ouvir temas deles e parecem-me terem como claríssimas influências bandas como queens of the stone age e kyuss.Stoner rock portanto, e até bem cantado por aquilo que os meus ouvidos me ditam.A estreia "overdrive" vai ter distribuição pela rastilho records.
Quanto aos if lucy fell dizer que são, de momento, outra das bandas mais promissoras a nível nacional, é capaz de ser pouco. A banda, que tem como maiores influências o noise emocional de uns converge e a esquizofrenia habitual dos blood brothers, consegue assimilar tudo sem copiar, criando um som totalmente novo e fresco que não é acessível a todos os ouvidos. Mas ainda assim estou ansiosamente à espera deste concerto, um daqueles que eu não quero mesmo perder.
X-wife são os placebo do palco principal. Misturam electrónica com albuma coisa vinda do rock, com argúcia e engenho é certo, mas não me cativam grandemente. Lá está, tiravam linda martini do primeiro dia do segundo acto, e colocavam-nos aqui em vez de x-wife. Mas enfim para abrir placebo percebe-se.
Depois? Talvez a banda , a qual eu esteja mais à espera. Os vicious five (e eu sou um pecador nunca os vi ao vivo..shame on me) têm tudo, mas tudo para darem um espectáculo inesquecível, e cheio de energia. Têm as canções, os riffs o ar farrusco e aquela tipíca imagéticas do "se é prá desgraça éprá desgraça". Eu só espero que ninguém me chateie a cabeça por tentar insistir com toda a gente em ir mais para trás em tool e andar na ramboiada com os vicious 5 em palco. Isso sim é bonito.

MAIORES DESTAQUES- TOOL,DEFTONES, VICIOUS 5, IF LUCY FELL

Agora está feito. Talvez fale depois do act 2, embora nem lá vá meter a fronha. enfim treinadores de bancada.

Fiquem bem e bons concertos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home