Monday, December 03, 2007

Rosetta - Wake/lift (2007)



Rosetta é mais um nome que se pode adicionar à corrente de sludge, pós/doom que continua a dar cartas, embora tenha tido um ano de 2007 relativamente fracote. Este "wake/lift" é o segundo disco da banda, a seguir de "The galillean satellites" o primeiro disco que, não tendo sido passado despercebido, a mim pelo menos passou-me um bocado ao lado. Aliás sendo preciso mesmo "ake/lift" ia-me passando ao lado..lá se conseguiu emerger das areias movediças para me aparecer à frente.

Este segundo disco da banda de Filadélfia não é mais que um simples baralhar e voltar a dar no que diz respeito ao sludge. Estão lá as guitarras potentes, a voz em raiva, a marca da repetição e o arrebatar de emoções. Confere tudo e mais alguma coisa, no entanto todo o material também se marca por ser ambicioso. Desde já pela excelente produção(onde obviamente não há grande enfoque à voz por ser apenas e só mais um instrumento. Depois porque os Rosetta sabem perfeitamente aplicar a fórmula, e talvez o façam do modo mais perfeito que eu já vi.

Sim cult of luna é uma banda do caraças... e isis, neurosis, callisto etc. Mas nenhuma delas logrou ter um disco de súmula do sludge que soasse assim. Todos eles encetaram buscas por algo mais alto, por uma personalidade latente, por uma sonoridade única. Os rosetta, parecem-me a mim mais preocupados em ir ao centro do género, para de lá extrairem o que de melhor ele tem. e depois sim, possivelmente tentar experimentações de outro tipo. No fundo é o caminho para a identidade, mas através da compreensão primeiro do género, e depois deles mesmos. Um passo mais seguro talvez.

Aqui de qualquer forma não interessa muito se um caminho é ou não mais certo que o outro. a verdade é que este "Wake/lift" é um disco contagiante, um pouco limitado nas suas possibilidades é certo, mas tem momentos de absoluto brilhantismo (como nas maravilhosas guitarras de "Red in tooth and claw" ou na melodia mais uptempo de "Temet nosce") e faz aquilo que se calhar o sludge já precisava: um disco que consegue ser possivelmente o melhor cartão de visita para curiosos que querem iniciar-se nesta busca por uma maior intensidade. "Wake/lift" não é perfeito nesse resumo mas é quase. E isso já vale por muito. Um grande disco, e sim um dos melhores do ano.

9/10

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Um grande disco mesmo! Estou agora a ouvir a Wake no youtube... que sentimento, que paixão, que INTENSIDADE

4:20 PM  

Post a Comment

<< Home