Sunday, August 05, 2007

"The simpsons movie" de David Silverman



E após não sei quantos anos de emissão, finalmente a família amarela decidiu-se a aparecer na TV. Criados pelo Nuno Markl lá do sítio deles (o Matt Groening, esse grande nerd pois claro), os simpsons são o maior sucesso planetário no que a uma sitcom concerne. Porquê? A resposta não é assim tão simples: embora o óbvio padrão de familiaridade com a típica família disfuncional(arriscar-me-ia que foi com a saga desta gente que este meio-rótulo filmíco apareceu), tenha uma grande dose de culpabilidade, a forma inteligente em como groening e seus pares a têm desenvolvido - e sem nunca chegar a um extremo ponto de exaustão - é brilhante.

Pode-se argumentar que o filme chegou só porque a série começa a dar sinais de cansaço. O que é normal ao fim deste tempo todo (uns 18 anos arriscar-me-ia dizer). Que é mais do mesmo, que não consegue sobrepôr-se à série em si. Pois...normalíssimo, para quem já anda há tanto ano no ar e já esmifrou os assuntozinhos todos que podia. Agora é tentar criar novas situações que ainda nos façam ter alento em ver a famelga simpsoniana.

E o filme consegue-o. Tem momentos incrivelmente deliciosos ( a saga do "spider pig", a genial sequência da igreja, ou o nu integral de bart), e uma história mais que justificativa para caber todo o non-sense. Neste caso a extrema poluição ambiental em que Springfield está votada. Mas enfim obviamente que isso é o menos importante. O fundamental é que nos apercebamos disto: o filme é um episódio da série com mais uma hora. Tem gags suficientes para uma agradável sessão de riso, tem aquele apimentar de polémica do costume, tem as personagens que fazem parte de nós mais que rotuladas, tal como queríamos.

Os simpsons são dos poucos exemplos onde de facto mais do mesmo é o desejado. Porque o mesmo é de si só genial e pode ser facilmente desdobrável e deconstruído. O filme tem também alguns defeitos que enfim, podem ser justificáveis mas que lhe quebram um pouco o ritmo - a relação entre ned fandlers e o bart não me entrou muito no goto(embora tenha alguns gags bem bons) e os seus mais fracos últimos minutos.

De qualquer forma "Simpsons the movie" será o bnastante para quem gosta da família amarela. E possivelmente para quem não gosta também.

(PS:Há "doh's" que cheguem para toda a gente sim?

8/10

1 Comments:

Blogger Vanessa said...

acho que morro se não vir os Simpsons! não há melhor paródia à sociedade norte americana... aquele Homer...!

9:09 PM  

Post a Comment

<< Home