Saturday, January 12, 2008

VINTAGE: Rival schools - united by fate (2001)



Primeiro que nada: é um absoluto fenómeno do entroncamento que este "united by fate" tenha passado completamente despercebido na altura em que foi lançado. Mais: é uma estupidez que este disco tenha sido a minha primeira grande descoberta do ano, à pala do boundtoramble do forumúsica. Obrigado pá. Se o tivesse encontrado na altura em que saíu teria sido com toda a certeza um excelente acompanhamento para me descontrair da treta que é ser adolescente. Assim boca, é a treta que é ser-se jovem e tal e começar a ver que vai ter responsabilidades no futuro.

Bem, mas isso que se foda agora. Os rival schools são mais um projecto de walter schreifels, músico nova iorquino que actualmente vive na alemanha. e que já teve em gorilla biscuits, banda de hardcore, moondog, nos genialíssimos quicksand, e agora tem um projecto meio indie chamado walking concert. e todos os seus projectos são bons ou óptimos. Quicksand é fantástico, rival schools é genial. e é impressionante que o desgraçado do homem nunca tenha tido reconhecimento decente por nada mas enfim, o mundo é mesmo injusto.

È que este "united by fate" é um disco excelente de rock contemporâneo. contemporâneo no sentido de ser bastante simples, de incluir alguns riffs que veríamos nuns weezer mais agressivos por exemplo, menos cheesy. "United by fate" não tem as guitarras agressivas dos quicksand, mas substitui-as por instrumentalizações com mais groove e contagiantes como tudo. com refrões brutais que entram logo no ouvido, com uma sonoridade fresca embora não propriamente nova. "Travel by telephone" ou "everything has it's point" que iniciam o disco, são precisamente exemplos dessa mesma vontade em agarrar o ouvinte logo à primeira.

O disco, todo ele, tem grandes momentos. tem um início fantástico com estes dois temas, mas prossegue com um tema mais rápido ("high acetate"), e outro mais baladeiro e intenso como é "undercovers on" - o tema que muitas bandas por exemplo de grunge gostariam de ter gravado. "undercovers on" é um tema mais melódico e calmo e que pausa a rebeldia inicial, tendo um solo para cima de perfeito. Depois aparece a absolutamente desviante "Good things" que é um manifesto rock interessantíssimo, optimista, solarengo diria mesmo. Perfeito para um dia de sol, onde possivelmente não estaremos muito contentes da vida.

E depois, embora o disco perca alguma facilidade de criar temas 100% catchy a qualidade continua inabalável. Há a mais arrastada "world invitational", o rock mais convencional com "the switch", ou uma vertente mais instrumental com a última "hooligans for life". pelo meio ainda há mais um tema que se assemelha àquela vertente mais descontraída do disco: "holding sand". De qualquer modo o álbum é um rochedo inabalável e tem uma toada equilibradíssima. Se a páginas tantas perde em espontaneidade ganha em consistência.

"United by fate" não é original. Nem é propriamente o começo de nada. Mas consegue aliar algumas guitarras mais pesadas, uma certa tendência mais FM e catchy e tem sobretudo canções muitíssimo encorpadas e coesas. Tem temas mais que suficientes para agradar como tudo a qualquer fã de rock, e merecia ter tido exposição quando saíu. Porque rock deste tão bom não é feito por muita gente. e não andam por aí canções tão perfeitas como "travel by telephone", "everything has it's point", "good things", "holding sand" ou "favorite star".

"United by fate" devia ser um dos discos rock por excelência desta década. Não o foi quando saíu. Neste momento significa isso para mim. Não sei se para sempre mas por enquanto. Temas fantásticos como estes não conheço assim tantos como isso. E vou dar mesmo nota máxima. Não o conheço há mais que semana e meia mas é como se conhecesse há que tempos, dado que o ando a ouvir quase ininterruptamente.

10/10

Ah: dois vídeos do tu tubas para perceberem o que andam a perder desde 2001:

"travel by telephone"(só a música - o vídeo é a capa do disco e tal)



"rival schools" - everything has it's point" (e aplica-se o mesmo que no vídeo anterior)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home