Tuesday, September 06, 2005

Pelican- The Fire in Our Throats Will Beckon the Thaw(2005)



Está cada vez mais em voga o género musical exercido pelos pelican. Bandas como isis, neurosis, cult of luna, callisto ou sunn o))) têm sido fortes nomes, para revolucionar totalmente um género musical ainda por descobrir. Convencionou-se chamá-lo de necro, ou pós-doom, mas sinceramente o nome que ainda mais me apelará será metal atmosférico ou (porque não?) post-metal. Mas melhor ainda é esquecer quaisquer categorias, e pensar naquilo que se ouve. E é dentro desse prisma que se encontra a forma ideal para criticar um disco.

Este "The fire in our throats will beckon the thaw" é o sucessor do , muito bem reconhecido, "australasia" que tinha sido editado em 2003(pese embora só tenha ganho exposição, pelo menos a nível europeu, no ano passado). Antes de tudo, convém dizer que, como os seus comparsas neurosis e isis, estes pelican são igualmente norte-americanos, e militam ainda na editora de aaron turner, dos já referidos isis. Isto tudo, para melhor percebermos o porquê deste florescimento sonoro, iniciado por neurosis e isis, e que tem vindo a ganhar mais densidade e forma, através de discos tão geniais como "the eye of every storm" o último de neurosis, ou "salvation" dos suecos cult of luna(que vêm ao nosso país daqui a uma semana e meia).

E a pergunta impôe-se: Será que este novo disco dos pelican, é um sinal de alento e força deste novo género, tão recentemente florescido, ou já é um exemplo da sua decadência? A verdade é esta: Nenhuma das duas respostas está certa. Porque para analisar este "the fire in our throats will beckon the thaw" somos obrigados, mesmo a esquecer toda a envolvência sonora. Como se tudo o que eu disse até agora mais não seja que um discorrer de banalidades, que só servem para eu criar uma toada mais romanceada acerca da qualidade(ou não) deste registo sonoro.

Por outro lado, nenhuma das duas respostas está certa, porque o novo disco dos pelican está acima de tudo isso: È,fundamentalmente, uma obra única, irrepetível. Fabulosa. Por isso ,mais do que solidificar o movimento do pós-doom(ou que nome lhe queiram dar), consegue colocá-lo num patamar bem superior. Com um disco totalmente instrumental como é este, os pelican variam de melodias mais soturnas e agressivas, para toadas mais rockeiras, para guitarras épicas, e notas tristes, mas doces ao mesmo tempo. Com a genialidade escura e nebulosa do primeiro tema "Last day of winter", com o brilhantismo de "autumn into summer" ,onde se começa de uma forma mais obscura e se passa a um conjunto de guitarras bem mais quente e solarengo,e com melodias fabulosas que nos ficam no ouvido(deve ser mesmo o melhor tema que ouvi este ano) ou com o experimentalismo contagiante, muito por causa da originalidade da bateria, em "March into the sea".

E, não querendo divulgar o tema um a um, pese embora todos os temas que eu até agora enumerei são o primeiro, segundo e terceiro respectivamente, a verdade é que cada canção é um nível diferente, uma experiência auditiva que nos ultrapassa totalmente os sentidos. Desde o tema acústico "-"(tem mesmo este título), ao tema mais parecido com "autumn into summer", de nome "Red ran amber", apesar deste ser ainda mais solarengo e quente, passando ainda pelos restantes "aurora borealis"(tema mais melódico e melancólico) e "sirius", que fecha o disco em beleza com uma toada mais rockeira e pesada.

Resumindo: Em sete temas,três deles superiores a dez minutos, os pelican mostram-nos uma obra absurdamente genial. Absurdamente digo, porque nunca ninguém teria pensado que tamanho deleite musical fosse possível, ouvindo este "the fire in our throats will beckon the thaw". Numa toada de metal atmosférico, mais leve e rockeira que neurosis, isis, cult of luna, entre todas as outras, os pelican engrandecem o género de uma forma extraordinária. Nunca pensei que, após o brilhante e fabuloso "the eye of every storm" dos neurosis, teria um disco tão bom ou melhor entre mãos tão depressa.Mas é isso que acontece. Mais que um marco do género "the fire in our throats will beckon the thaw" é um marco musical. Provavelmente será o disco do ano. E não acredito que mais alguma banda consiga surpreender e inovar tanto durante este corrente ano. Para já é,mais que um disco genial:È uma referência absoluta para os anos vindouros.

10/10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home