Wednesday, September 21, 2005

Cult of luna-Casa da música (17 de Setembro)



Falar no concerto dos cult of luna, é falar da sala fantástica que o acolheu: Claro que não é só isso que conta, nem sequer é o fundamental: Mas ainda assim a sala 2 da casa da música, é uma excelente sala de espectáculos. Pequena, com uma estrutura de bar, um palco que nos dá pela barriga, mas com umas condições sonoras fora de série. Por isso imaginem um bar com uma acústica de excepção, e com um conforto bem superior e uma arquitectura moderna e estão a ver a sala 2 da casa da música.

E agora a pergunta que muitos de vocês são capazes de se estar a fazer: "Afinal quem raio são os cult of luna, e porque é que uma banda que só meia dúzia de matrafões(esta palavra existe?) conhecem, tem direito a ir à casa da música?" Resposta: São uma das bandas mais geniais, dentro de um espectro mais pesado, no activo actualmente. Fazem parte de uma nova leva de bandas que, esquecendo todas as regras, decidiu criar um género novo,fresco e inovador, influenciado por doom-metal e até por uns certos laivos de post-rock(ou já estarei a inventar?). Bandas dentro desta corrente: Neurosis,isis,sunn o))), callisto,pelican. e ,claro cult of luna.

E vamos agora aos factos . Primeiro facto: Os cult of luna basearam a sua actuação no fantástico "salvation" como seria de esperar. Temas como "echoes" logo a abrir, passando pelo maravilhoso "White cell",o poderoso e intenso "Leave me here", "Vague illusions" ou ,para mim, o melhor tema dos cult of luna, o portentoso e absolutamente soberbo "Waiting for you" fizeram as delícias de todos os presentes. De referir igualmente que os cult of luna fizeram o primeiro encore da sua carreira: Tocaram "the watchtower", presente no seu segundo disco de originais ("salvation" é o terceiro) perante um público completamente rendido, e que também apresentaram dois inéditos numa veia um pouco mais suave, em relação aos seus anteriores trabalhos.



Mas será que apresentar uma set-list chega para falarmos de um concerto? Não, de modo algum. Por isso o segundo facto é de tão vital importância. Porque a entrega destes músicos, a paixão com que tocam, o sentimento que impera quando estão em palco, é algo que é notório. Eles sentem a sua música: Como qualquer fã da banda, lá estão eles de olhos fechados a criarem paisagens imaginárias. A fazerem um frenético headbanging, sentido cada vibração emanada. Pouco comunicaram é certo: Mas os cult of luna são um dos casos raros em que uma banda não precisa de comunicar com o seu público, pois a sua música fala tudo por si.

Quando cheguei à casa da música, pronto para ver o concerto, a minha expectativa era muito alta: Porque cada tema dos cult of luna é um hino à criatividade, à intensidade, à música no geral. com temas fabulosos como aqueles que a banda sueca tem, seria impossível não fazerem um grande concerto. Por isso seria "apenas" mostrar toda a genialidade dos temas da banda, e eu dar-me-ia por satisfeito. Talvez a minha necessidade fosse meramente ver aquela manta musical representada humanamente.



E tenho em dizer que foi mais que isso: Tanto pelo,já referido, sentimento que a banda deixou claramente transparecer em palco, como pelo facto de cada tema da banda,por mais longo que seja(os temas têm uma duração média de 10 minutos, mais coisa menos coisa), consiga claramente transformar-se para uma patamar superior àquilo que está em disco. Algo que parece impossível, mas não o foi. De todo.

Por isso ouvir "echoes" ao vivo transportou-me para outra dimensão: Ouvir "vague illusions" igualmente... ouvir "waiting for you" ao vivo é algo que dificilmente se esquecerá, porque é um tema absolutamente perfeito(infelizmente houve um desmaio na plateia no decorrer deste tema, que felizmente acabou por ser apenas e só isso) e de uma itensidade atroz. Se já é assim em disco, quanto mais ouvi-lo ao vivo, numa atmosfera itensa e de profunda simbiose entre público e banda.

Talvez esta crítica não seja a crítica ideal para criticar um concerto. Talvez devesse ter falado mais sobre cada tema, sobre a sonoridade da banda, e menos sobre a minha visão daquilo que são os cult of luna. Mas,sinceramente, definir um concerto que me vai dar um brilhozinho nos olhos, sempre que me lembrar dele, não precisa de muito mais. apenas de sentimento: E isso tanto público como banda tiveram mais que suficiente, para fazer daquele concerto algo inesquecível.

Notas finais: Para a simpatia dos seguranças(algo inédito). Muito boa gente devia aprender com eles. è verdade que os cult of luna não são propriamente uma banda para ter mosh-pit, ainda assim os seguranças foram de uma simpatia extrema, levando inclusivamente alguns presentes para o bacsktage, para falarem um pouco com a banda e levarem os respectivos autógrafos. Eu fui um dos sortudos.
De igual importância é dizer que os cult of luna são todos muito simpáticos: Agradeceram muito às pessoas que ali se deslocaram, especialmente aos de locais mais longíquos(como eu e algum povo de cascais que ali estava), e foram muito comunicativos. Assim é sempre bom ser-se fã de uma banda.



Que assim continuem: E que este espectáculo inesquecível tenha sido o primeiro de muitos, em Portugal. Assim o desejo.

As fotos são cortesia do 7words e do crestfall do fórumsons...eles não sabem que as fotos aqui estão,mas como são boas pessoas espero que sejam uns amores e não se importem.

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O desmaio foi durante a Waiting For You :)

Ass: Fábio

gajodebraga@gmail.com

2:51 AM  
Blogger João D. said...

Tens toda a razão. e o pior desse erro,nem foi isso. È que ,eu por vezes confundo o nome da "leave me here" com o da "waiting for you",algo completamente ridículo. Ou seja tudo aquilo que disse sobre a "leave me here" era sobre a "waiting for you". Muito obrigado pela retificação,sobretudo porque o engano é bem maior do que aquele que pode parecer à primeira vista.

Espero que a rapariga se tenha safo, mas acho que saíu de lá já a pé...fica bem []

2:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

é um erro normal...os nomes das duas músicas sugerem quase o mesmo.

a rapariga está bem, ela é do meu curso e vi-a hoje na faculdade.


Ass: Fábio

gajodebraga@gmail.com

4:23 AM  
Anonymous Anonymous said...

a rapariga certamente estaria à espera do principe encantado a chegar de cavalo...daí o desmaio

(piada de 4h30 da manhã)


Ass: Fábio

gajodebraga@gmail.com

4:28 AM  
Blogger João D. said...

já agora se tiveste perto do sítio onde ela estava, eu igualmente estava por ali. Era o único gajo com t-shirt amarela...

5:08 AM  

Post a Comment

<< Home