Friday, September 01, 2006

Atreyu - A death grip on yesterday(2006)




O metalcore é um daqueles géneros que advêm de outros..mas que acabam sempre por ser um nicho de mercado. Começou a sério com o muitíssimo bom "Alive or just breathing" dos killswitch engage, e foi-se desenvolvendo com mais umas quantas bandas como os unearth, shadows fall, all that remains, ou mesmo uns 35 crazyfists. Os atreyu fazem parte desta leva de "filhotes" e "a death grip on yesterday" é já o terceiro disco da banda californiana. A banda conseguiu alguma notoriedade pelo seu primeiro disco "suicide notes and butterfly kisses", reconhecimento esse que se desenvolveu de alguma forma com o segundo disco: o bastante razoável "the curse" que, entre tantos temas, tem "bleeding mascara" um tema ultra cola-cola.

Os atreyu sempre conseguiram aproveitar da melhor maneira a dicotomia entre os dois vocalistas, criando sempre temas que conseguiam ser bons portentos de peso e melodia, com um belo refrão. Embora, e verdade seja dita, também nunca deixaram de ter alguma relação com o emocore de onde advém muita da sua melodia.
E este "a death grip on yesterday" mostra precisamente uns atreyu mais preocupados com isso que outra coisa qualquer, como se percebe na maioria dos refrões (onde o tema "the theft" releva a um ponto ainda mais alto). Ora isto não teria problema nenhum se este tema não soasse tão meloso, e tão pouco natural, bem como alguns dos refrões praticados.

O grande problema deste disco é mesmo este: o que temos aqui são 9 canções desprovidas de real nervo: embora o disco comece com dois temas razoáveis a abrir(mas nada a ver com um excelente "the bleeding mascara", o resto acaba por ser uma curva descendente num sentido que tem melosidade a mais, mas também alguma falta de sentimento. Os atreyu não conseguem criar canções diferentes daquelas que já ouvimos no metalcore, e pior que isso!, não conseguem fazer simplesmente canções com real estofo. Porque se o conseguissem talvez não fosse necessário falar na incapacidade de refrescar um género que precisa disso.

Por isso, e sem canções fortes e refrões cola-cola, bem como a inexistência de um nicho inovador, este a "death grip on yesterday" é mais do mesmo. Mas, enquanto espécie de "cópia" tende a piorar face ao já feito. "The curse" não era um disco propriamente inovador, mas ouvia-se bem: este, não sendo péssimo nem sequer mau é demasiadamente mediano para o seu próprio bem. Um disco onde apenas dois temas são recomendáveis, não chega nem aqui nem na república centro-africana. E bem que o metalcore precisa de uma ensaboadela qualquer porque não vai ser com este disco que o género anda para a frente...estará tudo à espera do novo dos killswitch?


5/10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home