Saturday, July 22, 2006

Killswitch engage - (set) this world ablaze (dvd) 2006



Os killswitch engage são "o" bastião da nova cena metalcore, que acabou por fazer florescer uma panóplia incontável de bandas. A sério, elas andam por aí aos pontapése já nem se contam. a grande inovação do quarteto de boston foi ter pegado em guitarras heavy metal, juntando a fúria do hardcore e guess what? refrões com uma sensibilidade pop, no mínimo, fora do comum. aliás foi esta sensibilidade que lhes permitiu alcançar um estatuto de enorme crédito, tanto a nível de público como de crítica.

Depois dos três discos, e do claro sucesso que foi "The end of the eartache", a banda voltou-se agora para a criação de um dvd que é composto por um concerto ao vivo na sua terra natal, todos os clips da banda, e uma série de pequenos documentários e cenas de backstage, onde eles contam a sua história, coadjuvados por amigos de bandas como As i lay dying, Shadows fall ou Unearth.

Após esta parte quase noticiosa, é curioso notar que hoje em dia se fala bastante do "momento ideal" para certa banda vir ao nosso país. Dela ter cá posto os pés quando estava a surgir, quando os seus caminhos criativos estavam a ser desbravados, enquanto é uma força criativa musicalmente. O caso dos killswitch foi precisamente esse: a banda tinha arranjado um novo vocalista, estava a começar a preparar "the end of eartache", e o disco anterior a esse ( "alive or just breathing") era motivo de hype pela imprensa especializada. E com justiça diga-se. Daí que ver os killswitch agora com um patamar de exposição maior, depoisdo óptimo concerto que deram quase há 3 anos no garage, é um motivo de regozijo, especialmente percebendo que um tipo como eu já os tinha descoberto ao tempo.

Adiante: o concerto gravado em boston é das melhores gravações ao vivo a que já assisti. A banda está com um feeling incrível, consegue estar perfeitamente concentrada naquilo que está a fazer mas, ao mesmo tempo, vai cativando a plateia verbalmente. Howard jones nunca esteve tão comunicativo, Adam d.(o nome é complicado e grande como tudo) nunca esteve tão virtuso, e ainda deu para cantar os parabéns a Joel Stroetzel, o outro guitarrista que como é um bocado óbvio, fazia anos naquele dia.

Mas o melhor de tudo é que quase que é possível sentir o suor daquele público e a sua total reverência face àquilo que estava a acontecer em palco. Era ver todas as ordens de Howard a serem exemplarmente acatadas, todo o rebuliço e delírio da assistência, face temas emanados pelo quinteto, e sobretudo uma sensação de pertença àquele espectáculo, mesmo para quem o esteja a ver via TV num qualquer local do mundo. não dá para ficarmos impávidos e serenos ,ali a comer seja o que for, e a assistir ao concerto. simplesmente é preciso exteriorizar aquilo que vemos, de um modo veemente. Todos os concertos em dvd fazem isto? Se todos os concertos AO VIVO o fizessem o mundo já era todo bonitinho, com toda a gente a sorrir e tal e coiso, quanto mais via TV...

Quanto ao resto... os já clássicos estão lá todos("fixation on the darkness", "rose of sharyn","self revolution", "my last serenade", "the end of eartache", ou "when darknes falls"), e foram tocados exemplarmente sempre com a tal grande reacção do público (embora até normal, visto que os killswitch jogavam em casa), mas o fantástico deste dvd é que para além do concerto, ainda tem todos os videoclips da banda que, para mmi, não são nada de muito transcendente mas ainda assim são um documento da sua existência. Já os fragmentos documentais, percorrem toda a existência do quinteto, falam abertamente da saída de Jesse Leach para a entrada de Howard Jones, e ainda buscam pontos de vista de amigos da banda, para além dos lúcidos depoimentos da mãe de um dos músicos. Isto para não falar das cenasde backstage onde, por aquilo que me deu ver, atéos achei relativamente normais(sempre não vomitam fruta uns para cima dos outros como certas bandas...)

È por isso um dvd extremamente completo: um excelente concerto ao vivo, o conjunto de videoclips, e depoimentos muito interessantestato dos intervenientes como de pessoas que os conhecem bem. Quando aquilo que costuma estar no mercado é "apenas" um concerto ao vivo, ou "apenas", uma compilação com os videoclips, ou ainda "apenas" uma história da banda, ter tudo isto pagando o preço de apenas um dvd, e ainda por cima com material de óptima qualidade, é uma benesse. Para os fãs, para quem os queira conhecer, ou simplesmente para curiosos. Para todos.

9/10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home