Saturday, September 24, 2005

HO CHI MINH

OS ILUMINADOS



Alentejanos de gema, os ho-chi-minh saíram da mente do vocalista skatro. O som que fazem perfila-se entre um metal mais electrónico, talvez na onda de uns static-x,mas a banda consegue ,desde já, ter canções muito próprias. Numa pequena, mas esclarecedora, entrevista o guitarrista Aresta falou-nos da génese da banda, do significado do nome do grupo, entre outros temas. A conferir imediatamente:

Como é que surgiram os ho-chi-minh?

Os Ho-Chi-Minh surgiram em 2001, quando o vocalista Skatro (ex-Blast) decidiu juntar umas quantas pessoas do panorama musical bejense para dar continuidade a umas ideias que tinha.


O vosso nome tem um cariz de marcadamente político(*), isto a meu entender.
Esse é o grande objectivo da vossa designação? Porque é que têm este nome?



O nome Ho-Chi-Minh foi-nos proposto por um amigo, ficou-nos no ouvido, e depois de algumas averiguações descobrimos que Ho-Chi-Minh significa "aquele que ilumina" em vietnamita. Acabámos por decidir usá-lo. Não tem nada de politica a nossa escolha.


Ainda um pouco dentro do âmbito da pergunta anterior, acham que a música pode, e deve, ser um veículo para ideias políticas?



Nós não a usamos com esse fim, mas também não censuramos quem usa.


Vocês provêm do Alentejo, mais concretamente de Beja. Como está o movimento musical por essas bandas?

Em relação a uns anos atrás está muito melhor. Surgiram várias bandas dentro do metal tais como Undercut e Rise Inside.as bandas tendem é a acabar,por esta zona, por falta de salas de ensaio ou material, mas acho que isso se estende ao país todo.


No vosso blog do myspace, e isto já há uns meses, decidiram perguntar ao povo que têm nos friends,a que bandas vocês soam.Isto foi algum rasgo irónico, uma curiosidade para tentarem perceber a que tipo de som as pessoas vos colavam, ou pura e simplesmente uma espécie de fuck you a todos os rótulos?È que, no meu entender,vocês de facto têm um som claramente diferente da maioria das bandas mais pesadas..


Foi mesmo para ver que rótulo as pessoas nos davam, pois nós dizemos que fazemos metal mas por vezes as pessoas não se contentam com isso.Basicamente foi uma maneira de inverter os papéis, e serem as pessoas a rotular-nos.

Já têm algum demo ou ep editados? Têm projectos já escalonados a esse
nível?



Temos uma demo com 4 temas ( podem fazer o download das musicas no nosso site: http://www.hcmband.net )que foi gravada em 2004, e saiu para o publico em Fevereiro de 2005. No final deste ano, estamos a pensar iniciar as gravações de mais uma demo.


A nível de concertos ao vivo, têm corrido bem? Conseguem arranjar concertos regularmente?



Têm corrido bem, e têm-nos ajudado a evoluir como músicos.A estrada é que faz uma banda evoluir em termos de presença em palco e também ao nível do conhececimento em relação a tudo o que rodeia o concerto em si, convivência com técnicos de som, de luz e organizadores.
Em relação a arranjar concertos não nos podemos queixar, e a Internet tem ajudado muito nesse aspecto.


Esta pergunta é um pouco mais subjectiva: Em que medida acham que a própria Internet vos ajudou a granjear mais público? Que pensam, igualmente, sobre toda a indústria da pirataria (porque honestamente já me parece mais uma indústria que outra coisa qualquer)?


A Internet tem um papel importantíssimo na nossa divulgação, através de sites como o myspace.com, purevolume.com, isound.com temos-nos dado a conhecer a algumas pessoas que ,sem a Internet, nunca teriam a oportunidade de nos ouvir.
Em relação à pirataria, acho que dá a conhecer muitas bandas que não aparecem nas playlist das rádios: Por outro lado, acho que é preciso educar as pessoas a comprarem o CD ou música, que gostaram de ouvir pirateada, pois o original é sempre melhor.

Têm algum objectivo mais específico a atingir enquanto banda?

Neste momento arranjar uma editora/distribuidora. E tocar, tocar, tocar.



fica bem

António Aresta

Ho-Chi-Minh


site oficial: http://www.hcmband.net


(*)nota: ho-chi-minh é a antiga saigão, que depois foi ocupada pelos vietnamitas do norte, que eram de facção comunista. Por outro lado ho-chi-minh, era igualmente o nome do fundador e presidente da república democrática do vietname(o antigo vietname do norte). Ou seja,a cidade de ho-chi-minh foi assim denominada como homenagem ao antigo presidente. Daí veio a pergunta relacionada com o significado do nome da banda. e está feito o esclarecimento.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home