Monday, August 06, 2007

Chasing victory - Fiends(2007)



Bem-vindos à secção bandas-que-até-se-comiam-mas-que-amoleceram-como-as-bananas-do- gana." De facto os chasing victory, com este segundo disco, conseguiram ser os primeiros a fazer parte desta secção, graças ao mui desinspirado "Fiends", segundo disco de originais do grupo. Depois de um bom início com o primeiro álbum, esta rodela deixa muitíssimo a desejar, com os seus temas de pacotilha, e solos banais e tal e coiso.

O que é "Fiends"? Emaranhado chato de lugares-comuns, já revistos mil vezes. Aos quais os chasing victory não conseguem resistir. Com uma toada que vai desde o hardcore de uns everytime i die, para depois ir ter à melosidade de coisas meio abjectas como my chemical romance, a banda norte-americana perdeu o norte. Claramente. E a partir daqui já disse mais ou menos tudo.

"Fiends" vem na senda do bom "I call this abandonment" que, não sendo uma pérola do tempo dos descobrimentos(tipo açúcar, ou canela, entre outras coisas tão boas para o aumento do colestrol e o caraças), era um álbum bem agradável de emo/screamo, e continha uns 2/3 temas de refrão cola-cola, aos quais não se conseguia ser indiferente. Verdade verdadinha. "Unrequited love" ou "oceans away" tinham esta missão bem presente em toda a sua extensão. Aí não se tentou ser diferente da maioria, mas sim dar uns pózinhos melódicos que assentassem bem na agressividade musical da banda.

O grande problema é que este novo álbum inverteu a tendência. Agora os chasing victory são um emaranhado de melodia que depois lá vai buscar um ganchito ou outro mais agressivo, para tentar ganhar algum fulgor a partir daí. Inclusivamente nota-se a tentativa da banda em fugir ao rótulo, e encarar-se como um entreposto de encorpadas canções. Não conseguem. Primeiro porque os músicos não parece que tenham talento suficiente para isso. Depois porque a tentativa em criar canções é conseguida na forma(a produção é muito boa e os temas estão bem estruturados), mas o conteúdo é para esquecer. "Chemicals", a abertura, é o único tema que ainda se consegue aguentar minimamente à bronca. Agora não admito coisas como "zombies"(que ainda por cima tem entre parêntesis, o título de "oceans away the sequel"! - bah), que é um tema melodicozito com um berrito aqui e ali e uma guitarrada banalíssima, ou a melosidade vomitável de "queens(the skeleton key to a skeleton)".

"Fiends" é portanto aquele disco da banda que quis fugir ao rótulo, mas que se viu num campo que não é o seu. Ou seja os chasing victory não são os dead poetic, e não se arranjam para ser uma banda de corpo inteiro, com canções de nervo e fibra, sem precisarem de referências emo/screamo. Pelo menos por enquanto. não vou dar nota baixíssima, porque há um esforçozito(muito inglório mas enfim) em fazer alguma coisa fora do espectro costumeiro, mas dada a banalidade do material esqueçam este álbum. Tenho pena, porque eles até prometiam um bom disco, e foi com essa intenção que o fui adquirir, mas só posso dizer que saí daqui muito desapontado.

Façam o favor de melhor no próximo pá.

4/10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home