Saturday, April 22, 2006

Sílení (Jan Svankmajer 2005)



O indielisboa já anda por aí mais que presente, e já nos brindou com uma carrada de bons filmes. Quer dizer, é capaz de ter brindado, porque o único em que a minha real fronha esteve presente foi neste Sílení (ou lunacy em inglês e tal) de jan svankmajer, filme realizado pela republica checa e também pela eslováquia. O filme insere-se no observatório estanto portanto fora de competição. E o filme é sobre o quê? Bem, basicamente trata-se de jean berlot, um tipo com problemas mentais, que vai conhecer um tal de marquês (figura altamente influenciada pelo marquês de sade), e dá-se conta das requintadas práticas sexuais e preversas deste. Mistura também animações, que incluem lombos de carne, pulmões ou olhos, entre outros artefactos que dão ao filme um certo timbre de comicidade.

Ora, o marquês tem um amigo que possui um hospício: berlot acaba por ser convidado a lá ficar, altamente persuadido por charlotte, suposta filha do director. As práticas no hospício são tudo menos ortodoxas, ou comuns, no entanto os doentes sentem-se totalmente livres. Bom, mas isto já sou eu a falar à parva.
Por isso é um filme que tem sexo, preversidade, animações, discursos contra Deus e a sua, enfim pouca flexibilidade para com os humanos, e gajos cobertos de penas e alcatrão. Sim, é um filme que permite uma ou outra gargalhada.

directamente influenciado por gente como o marquês de sade ou edgar allan poe, "Sílení", é um filme sobre a preversidade, o sexo, e em como essa preversidade é capaz de ser tão comum, ou igual em todos nós. Em como ela se insere em toda a gente, onde todos temos a nossa historiazinha secreta por trás e vemos nossos desejos mais preversos e doentios a serem correspondidos. Ou a não o serem. Berlot vai tentar combater tudo isto, e mostrar-se o mais racional possível perante este cenário. è, no fundo, a personagem contra-natura que tenta equiparar a sociedade aos padrões mais comuns, aqueles a que estamos habituados a ver. Se consegue ou não...acho que desde início é capaz de ser notória ou uma coisa ou outra.

"Sílení", nem por isso é um filme genial. Também não o pretende ser: prefere antes passar por farsa mórbida contra os bons costumes, dentro de perspectivas filosóficas. No fundo, consegue almejar o seu objectivo. Tem o problema de conseguirmos simpatizar com berlot e a sua jornada a favor dos bons costumes, e contra a heresia, no fundo até somos capazes de ter pena dele. E este talvez seja o maior erro do filme que nunca nos devia ter deixado chegar perto de tão estranhas personagens. Que são como nós.

PS:Ah sim e as gajas nuas são todas de boa qualidade...isto pode parecer despropositado numa crítica a um filme, mas solta o rebarbado que há em nós. Ou a rebarbada para não dar ares de ser contra as minorias e tal.

7/10


e enfiem as vossas patas no indielisboa sim?

http://www.indielisboa.com

1 Comments:

Blogger Vanessa said...

andas muito cinéfilo!

7:22 PM  

Post a Comment

<< Home