Sunday, December 10, 2006

Saw III de Darren Lynn Bousman(2006)



Se há coisa que, por norma, me faz gostar de um filme é o seu final. Quando acho que um final está girote e tal, mesmo que o resto do filme seja um bocado mauzinho, acabo por desculpá-lo dos pecados que vai cometendo durante o tempo que decorre,e lá fico a achar que o filme até é bom. Ou então, dentro de um plano superior, fico a achar quer um filme é bom ou muito bom, para passar a ser excepcional. Neste segundo caso tenho muitos exemplos, que vão desde o absoluto clássico "Citizen kane"(sim referi-o numa crítica ao "Saw", sou um cromo do caraças), passando pelo "Blow up" do Antonioni, ou pelos mais recentes "Fight club", ou "A history of violence". No primeiro caso tenho "Saw".

O primeiro "Saw" não era, objectivamente, grande coisa. Era um filme meio de terror, meio thriller com alguns laivos psicológicos, e com uma generosa porção de sangue. Tinha uma realização meio mtv, um curioso ponto de partida, e alguma inteligência narrativa. Mas nada que fizesse destacá-lo de entre outros tantos filmes. Não era totalmente banal mas simplesmente também não era uma coisa acima do razoável.

No entanto o final transforma tudo: e é com aquele surpreendente "twist" que deixou meio mundo de boca aberta, e foi devido à inteligência da manobra e à absoluta verosimilhança dos factos, que "Saw" conseguiu respirar. E foi com esses momentos finais que nos apercebemos da total credibilidade daquilo que não parecia subir muito da mediania. E não é que tenha subido enormemente: simplesmente tornou-se "bom".
"Saw 2" já era mais previsível e estereotipado. No entanto tinha maior coerência. Tinha também mais intensidade dramática, e o final não era de qualquer forma o esperado. Surpreendeu, e acabou por ter um fim que se pode classificar de "engraçadote". Talvez até tenha conseguido superar ,por uma coisita de nada, o primeiro.

Entretanto os amigos James Wan e Leigh Whannell, todos contentes com o dinheirinho que arranjaram à pala de dois objectos filmícos curiosos ,lá se arranjaram para fazer mais um. Outra vez com a ajuda de Darren Lynn Bousman, já realizador do segundo "Saw" (o primeiro foi realizado por Wan, sendo que Whannell fez o argumento e ainda um dos principais papéis).
A história de "Saw 3" é simples...Jigsaw( que é o nome do terrível...hum assassino) está escondido algures,acamado, e às portas da morte. Para sobreviver "convida" uma médica para o manter vivo, enquanto testa outro homem, Jeff. Obviamente que há mortes, obviamente que há alguns conflitos psicológicos e...obviamente que há um twist final, desta vez mais previsível.

Primeiro ponto: "saw 3" é claramente pior que os outros dois. Mas também não é péssimo. Simplesmente...satura. As armadilhas onde Jigsaw coloca as vítimas, são giras e tal, os motivos para cada um estar onde está também, e sabemos um pouco mais de outra das personagens mais importantes da franchise(não vou dizer quem é, porque vou tentar o milagre de escrever esta coisa toda partindo do princípio que ninguém viu nenhum dos filmes). O grande problema é que a expressão "mais do mesmo" vai aqui relativamente bem aplicada.E ainda por cima desta vez, não me parece que haja uma absoluta justificação para tudo o que acontece. O final consegue ser um bocadinho curioso, no entanto inegavelmente soa um tudo nada a falso.

Bem, mas nem tudo é mau: apesar de óbvio, nem wannel, nem wan, nem bousman, nos querem fazer passar por parvos. O filme não é uma caricatura de si próprio. Encadeia-se, tem um fio narrativo lógico, algumas personagens conseguiram ser bem criadas. O tal twist final também é credível, embora com mais reservas já que penso que se consegue arranjar justificações para o filme não acabar da forma como acaba. Por outro lado, perceber que tudo acontece com Jigsaw acamado, é talvez o elemento que foi mais bem conseguido ao longo da hora e meia de duração.

Resumindo: "Saw 3" é mediano. Não é mau, mas também não é bom, nem sequer razoável. Simplesmente come-se , um gajo diverte-se, e ainda reflecte um bocadinho sobre o significado da vida, embora isso seja servido em doses exageradamente óbvias e quase forçadas. A franchise(sim, pelo final diria que vai haver um 4) vai continuar...espero é que esta gente perceba que não pode continuar a dar a fruta de sempre. È que a fruta meus amigos, a fruta apodrece. Pois.

5/10

4 Comments:

Blogger patiXa_ said...

porque vou tentar o milagre de escrever esta coisa toda partindo do princípio que ninguém viu nenhum dos filmes

Eu não vi nenhum dos filmes. Nem sei se quero ver...

8:55 AM  
Blogger João D. said...

Hmm, vê pelo menos o primeiro. Sim, porque o saw é daquele tipo de filmes onde não damos absolutamente nada por eles, e afinal têm até alguns pontos interessantes. Sobretudo acho que é preciso sair do preconceito que às vezes este tipo de cenas são alvo. Os saw(este incluido) têm pelo menos o mérito de não fazerem passar ninguém por parvo, nem de terem qualquer pretensão em ser mais do que entretenimento. E isso já é um trunfo.

Este tem uma coisa ou outra, mas é mais fraco...e já começa a estar carregado de clichés, o que também não é bonito.

2:46 PM  
Blogger patiXa_ said...

Então um dia destes eu experimento ver.

7:09 PM  
Blogger gonn1000 said...

Não achei os anteriores grande coisa, não sei se vou ver este. Os actores continuam medíocres, não?

8:19 AM  

Post a Comment

<< Home