Sunday, August 20, 2006

Easyway - Can you keep a secret(2006)



Os lisboetas easyway são uma daquelas bandas de quem é muito fácil dizer mal: ou porque ainda há gente que quer correr com eles por achar que de alguma forma a banda dá mau nome ao movimento mais apunkalhado(e isto parte sobretudo de pessoas pouco informadas que vêm os easyway como tal, não a banda), ou porque há pessoas que criticam a simplicidade lírica e instrumental, ou ainda porque há gente que pura e simplesmente acha que gostar deles é como ter uma eterna pedra no sapato que não se arranca. Aliás também existem algumas pessoas que dizem a mesma coisa dos aside. Acredito que estar a falar destas duas bandas, ainda por cima em tempos tão aproximados, seja significado de "este gajo é cromo, e não percebe nada de música". Isto para as 3 pessoas(vá lá vou sonhar e pensar que são 4) que ainda não acham isso.De qualquer forma é para desmistificar esta ideia que cá estou.

Os easyway, para quem não sabe, tocam o chamado pop-punk mais puro e simples. Ou pelo menos tocavam em "choose the easyway", já que este "can you keep a secret" quer-se intitular como um simples disco de rock, onde as canções ganham uma nova dimensão que não atingiam no primeiro álbum. E é esta porventura a maior evolução: onde "choose the easyway" era "tocá-despachar-que-nós-temos-onde-estar-às-seis-e-meia", "can you keep a secret é mais", "vamos-pensar-mais-um-bocado-nem-que-nos-despachemos-só-às-dez-e-um-quarto". Os easyway amadureceram claramente, e souberam explanar melhor as ideias que tinham. Conseguiram produzir temas bastante mais consistentes e encorpados(este termo faz-me sempre lembrar a história do vinho), e isso é notório de uma ponta à outra do disco.

Aliás como prova disso temos a óptima malha de abertura, de nome "october 9th", que faz parte daquela novela que arranja babes com fantásticos trajes mínimos mas que são todas boazinhas e nem fumam e tal e coiso( que tem 3 palavras onde a primeira começa por "m", e a última por "a"- aka morangos com açucar-!), onde a letra visa homenagear alguém, talvez o pai ou o avô de um dos elementos da banda. Mas "winter haze" com o seu razoável refrão, "hush baby" com a sua maior rapidez e fluência,"Think twice before" que tem um belo riff de guitarra, ou mesmo "Back to Black (Come Down)" tema mais emocional, mas sem exageraro, são outras canções que podem perfeitamente ser enumeradas, para que se consiga perceber a maturação dos easyway.

Outra coisa curiosa, e que até parece mentira é que este disco é mais complicado de perceber que o primeiro. Não, não quero dizer que "Can you keep a secret" seja particularmente complexo ou algo do género, simplesmente é preciso ouvi-lo várias vezes para que os temas fiquem agarrados à tola. Os refrões não são tanto mastiga deita fora, volta a mastigar porque vicia como tudo, mas mais uma daquelas coisas que um gajo torce o nariz de início e depois quando come, volta a mastigar e assim sucessivamente. Até nisso a banda teve mais cuidados, no entanto talvez os refrões sejam mesmo o elo mais fraco do disco, já que não há um que fique imediatamente colado à cabeça.


De qualquer forma está lá tudo: um conjunto de bons músicos, um bom vocalista, riffs simples mas bem feitos, canções encorpadas. Uma banda que claramente soube evoluir, sem se esquecer do seu legado. È mais um disco de verão? sim. De qualquer forma tenham em atenção que "Can you keep a secret" não entra de imediato na cabeça. Dêm-lhe uns 3 dias, e depois podem exibir com orgulho aquela pedra simpática que têm no sapato, e que até vos coça o pé quando ele pede.

7/10

1 Comments:

Blogger E said...

A beleza da banda em questão é que não tenta nem pretende ser uma banda "pseudi-intelectualoide" da cena musical. Não pretendem revolucionar nada. Não pretendem fazer um disco que re-estruture tudo de novo e deixar quase como que um tratado de um novo "rock" (e escolho a palavra rock para não ferir susceptibilidades). Tocam um som muito deles porque é exactamente aquilo que querem tocar, ainda assim realmente dão um passo em frente e não copiaram simplesmente o que tinham feito anteriormente, muscularam as suas músicas!
Abraço

1:45 PM  

Post a Comment

<< Home