Monday, January 28, 2008

HOPESFALL (1998 - 2007) - ou aquilo que passou de scarlett johannson a odete santos em dois anos...



ASim, 2008 já tem quase um mês, os hopesfall não acabaram exactamente no fim de 2007 mas que se lixe. Alegadamente por problemas com a editora, embora isso não fosse o único motivo. Verdade seja dita que eles nem adiantaram um grande motivo. E isto é alvo de post porquê? Porque é a típica banda que, se tivesse acabado a tempo, ter-se-ia tornado um culto do caraças.

Explico: "the frailty of words", e o primeiro ep homónimo, não tiveram os meus ouvidos em cima. O resto sim. Os primeiros temas que ouvi da banda foram, salvo erro o "the bending" e o "dead in magazines", dois temas entusiasmantes (especialmente o primeiro com a força imensa daquelas guitarras caraças) O primeiro disco completo que ouvi de hopesfall, "adquiri-o" através do meu amigo Jorge, que podem ver por baixo do meu nome na coluna da direita.E era o "a-types", disco que sucedeu o "the sattelite years". De facto, tirando os 4 temas que enunciei quando fiz uma crítica ao álbum (que anda por aqui nos arquivos do blog), era vá mau. Manhoso. Não póia pura, mas um bocado de cocó que às vezes fica no dedo quando um gajo lá vai com papel higiénico. e bom, como imagem fica fofo certo? pois...

Adiante, para acabar com a nojeira. A verdade é que depois, alguns meses depois, tomei contacto com o "no wings to speak of", o ep de 2001, feito a seguir ao "the frailty of words". e a genialidade foi tanta que, a páginas tantas ainda vou ouvir essa pequena-obra prima que os hopesfall fizeram, mesmo com uma produção manhosa, a voz a surgir fora de tempo entre mais alguns defeitos. Mas esse ep é genuinamente bom. Daquelas coisdas brutalmente honestas, e que ficam na moina à pala de riffs catchy como o raio e de vozes agressivas que lhes assentam na perfeição. sim... o problema dos hopesfall foi terem durado tanto tempo.

Depois de "The sattelite years", quase toda a banda mudou...só o vocalista se manteve, salvo qualquer imprecisão, e a banda aligeirou o seu som como eu já não via há muito. De soraia chaves passaram a meretrizes brasileiras com uma quanta gordura acumulada que andam por aí em bares de strip. Ou quase. Venderam-se autenticamente. Um ep e um disco fantásticos, e depois deram aos fãs a cagada do "A-types". a minha sorte é que o ouvi primeiro, e pude ficar deslumbrado com o que veio de trás. Agora quem fez o percurso dito, comum, há de ter ficado brutalmente desapontado.

"A-types" tem realmente esses 4 temas engraçadotes. Mas o resto é manhoso, e mesmo os temas mais simpáticos, não têm a garra e a força dos seus antecessores. As guitarras estão altamente light, não há agressividade para ninguém, restou rock com uns laivos de peso. e não é nisso que vou pensar quando me lembrar dos hopesfall. No entanto foi nisso que eles se tornaram. E "magnetic north", o último disco da banda editado no ano passado, não elevou gigantescamente a fasquia. elevou-a sim: e tem um óptimo tema chamado "rx contender the pretender" mas já não é o mesmo. uma "the end of an era". A genial "April left with silence". "Decoys like curves", a guitarrada a rasgar de "Andromeda", a fúria de "Open hands to the wind".

O que me vou recordar deles era de uma banda que teria sido genial, se tivesse acabado em 2002/2003. Daquelas bandas que um gajo pensa "foda-se como é possível terem acabado já, quando ainda tinham tanto para dar caraças?". Às vezes se calhar não tinham assim tanto. E os hopesfall foram um desses casos. a única coisa verdadeiramente positiva no meio disto tudo é que se calhar eu não teria dado grande importância à banda, senão tivessem editado o "a-types". Se não tivesse lido a crítica de [3] ou [4] do freitas na loud!. Mas de resto os hopesfall aliviam um dos nossos maiores medos: o medo de vermos bandas absolutamente promissoras a acabarem quando podiam ainda ter feito tanto. Se calhar não podiam mesmo.

E agora deixo aqui uns presentes que faxabôr...

Hopesfall - april left with silence (ao vivo e tal)




hopesfall - the bending



hopesfall - icarus (estão a perceber as diferenças? pois claro...)



e pronto. Dois vídeos de boa lavra, outro de uma colheita bastante fracota. E sim a "icarus" faz parte dos quatro temas que, apesar de tudo não apodreceram à bruta.

Vão ouvir primeiro o "a-types" e o "magnetic north". È que quando ouvirem tanto o "the sattelite years" com o "no wings to speak of" vão-se espumar de prazer. Garantido pá.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home