Wednesday, January 02, 2008

DISCOS NACIONAIS 2007

Não foi um ano enormérrimo 2007, no que à música nacional diz respeito. Ainda assim há coisas boas a registar, sobretudo em bandas que editaram disco de estreia. Aliás, vendo bem a coisa os cinco discos que aqui coloquei são todos avanços de estreia - embora todas estas bandas já tenham tido umas quantas experiências anteriores. Vamos então ao meu bitaite:

1- MEN EATER - HELLSTONE



Um dos melhores discos do ano. e falo a nível geral. Isto é stoner rock, com laivos grandes de sludge, misturados numa grandiosa uniformidade. Os men eater são nossos por acaso. e por acaso(ou nem por isso) fizeram a minha canção preferida de 2007, "Lisboa". "Hellstone" é um disco pesado, potente, mas belo e até frágil ao mesmo tempo. Um adocicado grandioso de diferentes estados de espírito que alcança aqui expoente máximo.

2- LOBSTER - SEXUAL TRANSMITTED ELECTRICITY



Disco altamente entusiasmante de noise-rock,e ainda por cima vindo do nosso humilde canto. Os lobster são o noise em pessoa, e aquilo que conseguem produzir é a reacção mais heterogénea que se possa imaginar. Porque é impossível sermos indiferentes a tamanha descarga sonora. Porque os lobster estão aqui para nos lembrar que a música é sobretudo um desafio. e ainda bem.

3- MADCAB - KEEPING WOUNDS OPEN


Grande ano para os madcab: disco de estreia, o vocalista luis silva com um disco de nome "tartaruga", bastante interessante (e que possivelmente só não figura aqui porque não o ouvi em condições absolutamente decentes) e o baterista luis costa com mais um ep/maquete extremamente interessante. Em "keeping wounds open" há madcab a fabricar rock com distorção qb, refrões catcht, mas sobretudo com uma identidade absoluta, que os destaca de tantos outros. "Keeping wounds open" é aquele tipo de disco que pode ser ouvido por toda a gente, desde quem gosta de andar por baixo do chão como para aqueles que andam só pela rama, e que se andássemos num mundo justo era passado nas rádios cem vezes ao dia. assim, fica a minha humilde referência a uma banda que promete ser grande.

4 - {F.E.V.E.R.} - 4st



Tendo em conta a genialidade que os {f.e.v.e.r.} já demonstraram, não deixo de me sentir um bocado desiludido por este "4st". Mas por outro lado nota-se aqui uma uniformidade sonora desarmante, uma produção irrepreensível, e sobretudo uma vontade de se insistir naquilo em que se acredita, com um rock industrial de contornos muito próprios. O melhor é mesmo "beyond and beyond", "pure" ou "twilight roadkill" o resto é esperar para uma genialidade em longa duração que há de aparecer.

5- FIONA AT FORTY - BLOODLOSS IS A SPORT



Fiona at forty ganha pontos à fartazana por ser daquele tipo de bandas brutalmente honestas e que faz disso grande arma. O seu rock post-hardcoriano, não sendo algo de finíssimo recorte nem genialidade, é poderoso, coeso, e consegue cumprir as regras do género sem o tornar demasiado monótono. Tirando a muito boa "bittersweet dominatrix" não há temas de realce, mas fica um disco que merece ser ouvido, nem que seja porque há que louvar aquele tipo de bandas que crêm firme no que acreditam. Fiona at forty é bom exemplo disso.

Resumindo: houve discos de consagrados que não ouvi. Houve jorge palma em regressar bem, com um voo nocturno que não ouvi todo, mas também sou sincero a dizer que gosto bastante do "encosta-te a mim" e que o palma sempre fui um tipo com quem eu simpatizei. Houve david fonseca pelos vistos e mais coisas onde não me apeteceu pôr o ouvido.

do que ouvi, realço também long desert cowboy, aliás diga-se de passagem que a netlabel testtube, e também a merzbau já agora andam a editar coisas de extremo interesse e ainda por cima há borla.

- http://testtube.monocromatica.com/

merzbau-label.org

De resto: bem, houve também humble com um bom disco de verão embora algo desiquilibrado, um ep muito razoável dos more than a thousand, que não entra aqui por só ter contado com os longa-duração, e a descoberta dos skalibans que felizmente vão editar um disco para o ano.

e vejam quem são os zella por favor. Parece que o tobel continua em grande, depois dos sindrome que eram uma banda do cacete.


myspace.com/zellaband

E também há novo de if lucy fell...e riding panico possivelmente. sim, 2008 parece que vai ser um ano todo engraçado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home