Thursday, September 08, 2005

AVANTE 2005(ou como a pinga pode ser tão boa a um euro e oitenta)



Vou então falar sobre mais uma edição da festa dos comunistas portugueses que se realizou no passado fim de semana, e que teve lugar na quinta da atalaia, freguesia de amora, concelho do seixal. E sim, é importante dizer tudo isto,porque ainda poderá haver alguém que não sabia a localização. Se toda a gente sabe tanto melhor, mas isto um gajo informar nunca ficou mal a ninguém.

Primeira nota desde já: Não pretento, obviamente, com este comentário falar sobre política, ou comentários dentro desse âmbito. Acima de tudo, este blog é musical e portanto apolítico, e não faço tenções de o mudar a esse nível.

Por isso, convém primeiro dizer que, o subtítulo deste comentário tem pura e simplesmente justificação, que se resume ao facto de(como costume) ter por lá trabalhado. Bastante no sábado, menos no domingo. E, como acima de tudo está a música, falarei então sobre os únicos 3 concertos que tive oportunidade de ver durante toda a festa.

DIA 3

Dia muito atarefado. Passe umas boas 11 horas a sacar rolhas, a falar bem sobre boa pinga, e a vender à bruta para quem apenas queria um bom momento de descontração alcoólica(ou seja apanhar uma bela bezana de cair os queixos). ainda assim o trabalho foi meritório, porque é sempre bom dar a provar vinhos do raio da minha região.
Com tanto trabalho, só me foi possível assistir a dois concertos: Precisamente aqueles que mais me diziam e apelavam: Blind charge e Linda martini. começarem pelos primeiros também porque foram mais cedo.


blind charge

Após terem tocado os r.j.a dando um concerto com um mosh-pit muito movimentado, fazendo valer todos os seus bons temas de punk-rock, a maioria da plateia que ali estacava no palco novos valores(organizado pela jcp) acabou por ir pregar a outra paróquia. Por isso não será exagero dizer que a audiência dos blind charge se resumia aos seus primos, sobrinhos, tios,tias,irmãos(um deles que até era gémeo penso eu do guitarrista) e vizinhos do quinto esquerdo. Ah pois e também lá estava eu, e mais dois tipos vindos do power-metal que decidiram ir curtir a "down".
Mas se a assistência era parca em número, o talento da banda felizmente não o é: Os blind charge proporcionaram um bom momento auditivo, fazendo valer tão boas canções como "fall"( a abrir) e a já referida "down"(a fechar). Por outro lado teve-se a clara sensação de que os músicos deram tudo o que tinham, e até capacidade de improviso demonstraram quando, penso eu, um dos guitarristas teve que substituir a guitarra. Não sei se foi bem isto que se deu, mas pelo menos foi algo idêntico. Claro que existiram algumas tarefas a limar (como o cómico lançamento de maquetes para a plateia,entre alguns handicaps) mas na generalidade foi um concerto bem positivo que mereceria uma plateia bem mais alargada. Dêm-lhes espaço para crescer e não tenho dúvidas que assim acontecerá.

Passadas umas quantas garrafas vendidas, uma espetada regada com um copinho de tinto, e uma breve audição pelo concerto dos xutos(o qual deu para de facto perceber que os homens não são o mesmo que eram há uns bons anos atrás), lá chegou a hora para o concerto de linda martini.


linda martini

E poremos as coisas nestes termos: As músicas dos linda martini são directamente proporcionais à beleza da sua baixista. São muito, mas muito bonitas. A maioria são instrumentais, ou andam perto disso, instrumentais cheios de raiva e cor, de brilho e dedicação. São uma banda que pode ir desde uma pop mais doce(em certos momentos de "lição de vôo nº1") até ao delírio instrumental de "amor combate" com uns riffs bem pesados. São uma banda extremamente completa, uma autêntica lufada de ar fresco em relação àquilo que se faz em Portugal.
E também foi por isso a que se assistiu a um concerto, já com uma agradável moldura humana conhecedora dos temas da banda. E a banda respondeu, dando o melhor de si, mostrando muito profissionalismo, mas acima de tudo vontade de fazerem um concerto memorável. O auge foi o (natural) amor combate, pese embora todos os temas da banda, mesmo os instrumentais, possam ser considerados hinos musicais. A verdade é esta: Os linda martini prometem tornar-se num caso sério no panorama musical nacional. Este concerto só veio comprovar isto. E para além disto comprovam também o quão belo é ver as melodias da banda, acompanhadas com o fogo de artifício que assinalava fim do certame por aquele dia,num concerto que só pecou por alguma parca comunicação da banda com o público. Mas num mar tão belo,este foi só uma pequena manchina negra. que quase que nem se notou.Acabaram o concerto recheados de aplausos e com o público a pedir mais. Mesmo aqueles que se mostraram desinteressados de início. E só essa conquista já quer dizer muito daquilo que os linda martini podem alcançar. Daqui a um ano estão a tocar no palco principal da festa, ou pelo menos bem perto disso. Não duvidem.

DIA 4

Dia bem mais tranquilo. Desta vez fui mais no passeio do que no trabalho. Daí adveio a comprar de uma bela t-shirt com a fronha do bush, e em lugar dos olhos os inevitáveis dólares, na feira do disco, ou do belo do sombrero na barraca do peru na zona internacional. Por outro lado, o trabalho que se teve também foi bem acompanhado com um tinto de alenquer e um chouriço e queijo da zona de coimbra(acompanhado com broa da região). Para colmatar, ainda fui ter com um grande amigo meu das férias(um grande abraço amigo tiago, pese embora não me parece que vás ler isto, mas pronto)

Ainda assim o único concerto a que de facto fui foi ao dos Da weasel. Tenho pena de não ter visto blasted, mas o trabalho e a pouca vontade de ir sozinho, assim o ditaram.


daweasel

E que dizer do concerto das doninhas? Foi bom, até porque não me parece que os daweasel consigam fazer concertos maus. Nele perfilaram alguns dos maiores hits da, agora, primodivisionária banda dentro do panorama musical nacional(ou pelo menos uma banda que toda a gente identifica facilmente). Desde "todágente","dúia", "tás na boa" ou outro nível", tendo a outra larga maioria de temas passado por "re-definições" o mais recente disco da banda que já é tripla platina(penso eu), ou seja pelo óbvio "re-tratamento" que fez tanta gente vibrar. Por isso, e apesar de não ter sido um grande concerto, pois vislumbrava-se perfeitamente um certo piloto automático e algum cansaço,perfeitamente normais, foi competente qb,sendo que a banda teve o mérito de nunca perder o público da mão, publico esse que sempre este à mercê da banda desde o início. Pecou, acima de tudo, por curto.

E agora em fase de conclusão: Após boa comida, miúdas,magotes de pessoas(sobretudo no sábado) sombreros,música e vinho a euro e oitenta o que fica? Uma certeza de que a festa do avante está aí para o ano. com o mérito de todos os voluntários que a fazem. E isto ultrapassa credos, partidos políticos ou ideologias: È um facto consumado. Se há ou não festa como esta? Cabe a cada um decidir. Mas eu, e nada tendo a ver com factores políticas, penso mesmo que é uma festa de excepção. Até para o ano!

ps: agradeço ao Mário Guilherme por me ter gentilmente cedido a foto dos linda martini. Para verem os trabalhos dele cliquem aqui: http://firstsecond.deviantart.com

ps 2: A fotos de blind charge não é pertencente à sua actuação da festa do avante deste ano. Na de daweasel, isso parece-me óbvio.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Blind Charge e Linda Martini mostraram valor para voar em palcos mais altos.

1:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

Excelente post! Gostei do teu blog, e vou continuar a passar por cá! See ya.

3:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

Vi Blasted enquanto jantava e garanto-te que estiveram bem em cima daquele grandioso palco. Até eu dancei entre as garfadas do jantar. Tenho pena que não tenhas visto Clã e não tenhas deixado aqui no site um relato do concerto brutal que deram lá na Festa.
Relativamente ao carácter da Festa, nada mais posso dizer a não ser que...
não há festa como esta!

8:41 PM  
Blogger João D. said...

Sabes o que é? È que os clã deram à mesma altura que linda martini. E,como nem por isso gosto de clã, e gosto muito de linda martini, o concerto destes últimos era,obrigatoriamente, imperdível.

Obrigado pelo comentário :)

10:53 PM  

Post a Comment

<< Home