Thursday, July 21, 2005

Candiria-What doesn't kill you...(2005)




Quem são os candiria? Sim, esta pergunta faz todo o sentido. E ainda faz mais, se atendermos ao passado recente da banda: Devido a terem sobrevivido desse passado recente, ainda são uma entidade ainda são, ainda se mantêm.

Este palavreado pode parecer demasiado filosófico, ou inócuo e fútil,mas a verdade é esta: Este "What doesn't kill you..." é um álbum feito por milagre. E não é por acaso que surge,na capa do álbum, uma carrinha bastante maltratada como se tivesse tido um acidente.
E foi mesmo isto que aconteceu à banda: A carrinha onde viajavam, sofre um acidente e todos os elementos ficaram bastante maltratados, em risco de vida. Salvaram-se todos milagrosamente e então, aparece este "What doesn't kill you..." cujo título diz tudo.

Que tipo de som têm os candiria? Uma mescla de rap,rock,metal,hardcore,e algum jazz à mistura. Em toda a sua discografia são típicos certos devaneios jazzísticos que, com uma toada muito virada para um certo rap-metal define um carácter bem vincado da banda.Por isso se convencionou chamar aos candiria "jazz-core", pois com tantas influências diferentes na sua música, era completamente impossível identificá-los com um rótulo já estabelecido, algo tão importante para os meandros da indústria musical, tanto mainstream como underground.

Mas que se ressalve desde já: Quem está à espera de um disco com muitos elementos vindos do jazz, enrolados num turbilhão sonoro mais pesado, que se desengane. Os candiria esqueceram o jazz: E em parte esqueceram também experimentalismos mais delicados(exceptuando a última faixa "the rutherford experiment" que quase parece rock progressivo). Aqui tornaram-se mais crus e fizeram canções: Temas grandiosos liricamente e também a nível sonoro, baseados acima de tudo dentro de uma toada mais virada para o rap-metal, mas nunca atingindo claramente uma baliza sonora definida.E existem grandes temas como "Down" ou "The nameless king", passando pelo já referido experimentalismo em "The rutherford experiment".

Um disco muito sólido e seguro, onde os candiria colocaram a maioria dos seus elementos sonoros, em prol de um forte conjunto de temas. Não existe aqui um equilíbrio totalmente doseado é certo: Alguns temas não são tão bons como os já referidos,mas pior que isso não são talvez surpreendentes o suficiente para considerarmos o disco genial.Ainda assim, e vendo as coisas pelo geral, o que aqui os candiria nos proporcionaram foi,acima de tudo, um álbum sobre realidades, sobre acontecimentos, sobre a vida.Com instrumentalismos catchy e originais o suficiente para nunca nos cansarmos do álbum.Por isso ele é muitíssimo razoável, não sendo genial. De qualquer forma é sempre bom saber que, após algo completamente adverso como um acidente deste calibre, os candiria não baixaram os braços e deram-nos mais uma excelente obra. Ainda que não seja genial. Mas nunca esqueçamos que, o que não nos mata, torna-nos mais fortes. Talvez ainda veremos algo mais forte que este "What doesn't kill you...". Eles assim o queiram.

8/10

3 temas de loucura: Down,The nameless king,Remove yourself

0 Comments:

Post a Comment

<< Home