Monday, May 22, 2006

LORDI (ou como a eurovisão deixou de ser para as cópias do costume)



Pois bem, como toda a gente já sabe ( e quem não sabe que fique a saber) esta banda aqui retratada na foto ganhou o festival da eurovisão. sim, aquele das cópias baratas de shakiras, britneys e enriques iglesias, que andam por aí a pulular em cada país. Sim, aquele festival que ninguém vê, precisamente por ser sempre a mesma coisa, por ter o mesmo tipo de musiquinhas formatadas e inócuas que não interessam a ninguém, e que são iguais a muita da porcaria que se ouve por aí.

Ok, os lordi até podem fazer parte deste grupo: afinal ainda nem falei sobre eles. Mas se eu disser que o grupo toca, basicamente hard rock bastante melódico e acessível a qualquer bolso mas totalmente fora dos trâmites habituais do cócó do festival da eurovisão, acham possível?È que eles não são estrelas de pacote de cereais: existem há uns anos, têm um culto considerável na finlândia(que lhes ofereceu categoricamente a vitória no festival local), já tiveram direito a uma entrevista na loud!(que inclusivamente anunciou a sua inclusão no festival) e a música, de nome "hard rock hallelujah" é honesta. Nada de especial, mas honesta e contagiante.

Sim "honestidade" foi algo que existiu neste festival. Mas mais que isso foi a vitória do rock, perante uma coisa totalmente pré-fabricada: a vitória de um grupo verdadeiro e real, mesmo tendo todas aquelas roupagens e efeitos que eles usam.


Agora passando à frente, afinal será que vai mudar alguma coisa? Será que a eurovisão vai aprender com isto? Afinal quem votou nos lordi? A última pergunta tem resposta simples: votou nos lordi, quem acha que a eurovisão está totalmente decrépita e vazia. quem acha que só serve para aparecerem meia dúzia de cromos com a mania que são uma coisa muito boa para fazer furor nos charts mundiais. Quem está farto do marasmo que a eurovisão tem atravessado, com perdas sucessivas de audiênciase uma descrença total o espectáculo em si.

A verdade é que tudo isto tem sido abafado com paninhos quentes. Mas..e agora? Será que tudo vai ficar na mesma? Não me parece. Este voto, foi um voto de protesto. Mais do que pela qualidade do tema, foi a vontade em partir a loiça e mandar um alto "vão todos pró pénis" que saíu claramente a ganhar.Portanto eu acredito que vá mudar alguma coisa: que mais bandas a sério se comecem a interessar na eurovisão. e que a própria eurovisão ganhe a credibilidade que anda a perder de ano para ano. Talvez esteja a ser demasiado romântico, de qualquer forma acredito que o festival possa mudar alguma coisa com a vitória dos lordi. Uma banda a sério. Para o ano vamos pralá cos vicious five porra!


Nota também paraos deliciosos comentários do eládio clímaco. Eu não vi o festival, mas por aquilo que li o homem disse frases geniais como "os miúdos é que gostam disto", "é uma pena porque a rússia(segunda classificada) tem uma boa música com uma boa voz", ou "os monstros agora é o que estão a dar". Mais do que triste é cómico. ah, e claro, ridículo.


Fiquem bem, e pró ano as bandas que me lêm que se candidatem à eurovisão pá. Quem sabe se não têm sorte?

1 Comments:

Blogger Docente said...

bem penso qeu isto deixou mm marcas profundas na eurovisão..mas teremos que esperar pelo proximo ano para ver...de qualquer forma foi uma lufada de ar fresco neste festival ja tao decrepito

12:33 AM  

Post a Comment

<< Home