Tuesday, January 15, 2008

Saw IV de Darren Lynn Bousman



Às vezes nem sei porque raio ainda vejo filmes que não auguram nada de bom. aliás muitos desses filmes eu normalmente nem posto aqui, porque não acho que valham a pena serem alvo de um comentário. Por outro lado por vezes existe aquele real prazer do entretenimento, de ir ver um filme só para passar algum tempo, divertir e tal e vir embora. O caso de saw costuma ser este. Até um bocadinho melhor que isso, sobretudo no que diz respeito ao primeiro filme - que é um conceito relativamente inovador de um thriller com muito sangue, mas que não o torna estupidamente gratuito.

"Saw 4" já nem conta com os préstimos de leigh whannel para o argumento - ele e wan ficam-se apenas e só pela produção executiva da coisa. compreende-se: possivelmente para eles o gozo absoluto de fazer continuar a saga já não será o mesmo mas motivo$ mais altos se levantam. Neste novo tomo agora tomamos contacto com personagens quase figurativas de filmes anteriores, onde jigsaw embora já morto, ainda está lá para as curvas e vai testar um oficial da polícia para salvar dois companheiros seus: eric matthews (donnie whalberg outra vez pois claro) e o inspector hoffman(costas mandylor especialista em filmes de série B ou Z - que pelos vistos já apareceu em mais capítulos mas eu nem me lembro dele). e temos o filme feito. O resto é ver o tal oficial de nome riggs a tentar chegar ao local onde está o resto da trupe ameaçada de morte.

e ficamos por aqui a nível de argumento. OK dá para tomar contacto com a ex-mulher de jigsaw ver mais alguns momentos da história dele com a senhora (de simpáticas formas diga-se), mas isto já é a saga a querer levar-se a sério: o que saw quer para o espectador? Nós esperamos por um filme que tenha mortes, resoluções e descobertas através disso, e um final que nos deixe surpreendidos. Ora tudo neste saw 4 está demasiadamente fácil de resolver. O final então é extremamente desapontante porque quer ser surpreendente mas está longe disso. Safa-se apesar de tudo a coerência da história e o facto do herói desta vez ter de encarnar a pele do próprio assassino. e pensar como ele. O filme avança razoavelmente bem, mas falha ao dar-nos as (poucas) cartas antes do fim.

e depois temos os actores..."saw" nunca foi propriamente prodigioso em grandes interpretações. Mas normalmente coisas medianas chegam para filmes destes. Aqui o problema é que tirando whalberg o resto é...mau. mandylor é mau actor, riggs medíocre, mesmo os inspectores do fbi não são nada de especial. Faltou uma direcção de actores competente, porque assim a história perdeu bastante credibilidade.

No final louve-se apesar de tudo o querer que "saw" não tenha sempre apenas mais um capítulo para dar uns trocos a quem fez isto tudo. Mas muitas vezes o querer não basta. e não sendo um filme péssimo, nem mau, acaba por estar ao nível do terceiro. Com uma diferença: este final é bem mais previsível, e daí ter uma nota mais baixa que o seu antecessor. Agora é esperar mais um ano pelo quinto e ter a esperança que melhore. Lá vou eu voltar a lamentar-me á laia de masoquismo em ainda ir ver filmes que sei que não devem valer grande coisa...

4/10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home