Saturday, December 29, 2007

CONCERTOS MAI FOFOS 2007

Nine inch nails, cult of luna, pelican. Três das minhas bandas de eleição decidiram cá pôr a pata este ano. Mais que isso, 2007 fica definitivamente marcado, pelos pumpkins pelo seu regresso a Portugal, pelo delírio absoluto que foi ver corgan a tocar aquilo que sempre quis ouvir ao vivo. Por isso 2007 foi um ano grandioso a esse nível. Aqui deixo um humilde tópe cinco para vos deixar assim tipo arrependidos caso não tenham metido a fronha em nenhum destes concertos.

Bem, cá vai disto:

5- RIDING PANICO - SANTIAGO ALQUIMISTA

sim, a abrir para Pelican. eu sei, os gajos já deram montes de concertos, e decerto melhores que este. Eu sei que posso estar a colocá-los para encher chouriço. Mas até que nem estou. Porque a presença deles no santiago alquimista correspondeu à primeira vez que os vi ao vivo. E isso já quer dizer muito, sobretudo de um tipo que está absolutamente ansioso que esta gente edite em longa-duração. Foi um concerto sólido, com um som bastante razoável e grande atitude por parte da banda. nada mau não é? Pois claro.

4- CULT OF LUNA - GINÁSIO CLUBE DE CORROIOS

Mesmo tendo em conta a cocozice de ter demorado hora e meia para dar men eater, o concerto dos suecos foi muitíssimo bom. Confesso que talvez pudesse estar num plano mais alto, se (pois sim há um "se") eu não tivesse ido à casa da música vê-los. Assim acabo por ter um termo de comparação, e o do Porto foi realmente melhor que este - o que é normal dado que possivelmente foi o melhor concerto que vi na vida.v Neste os suecos abordaram de um modo profissionalíssimo a plateia que não tendo reagido grandemente, estava ali para sentir a potência sonora até às entranhas, numa boa comunhão. Não foi foi aquela comunhão que se viu no Porto.

3- PELICAN - SANTIAGO ALQUIMISTA

Grande concerto que os Pelican deram na sala de Lisboa. com problemas pelo meio é certo, mas com uma total concentração naquilo que foram fazendo, e numa honesta tentativa de envolver todos os assistentes numa espécie de unida redoma onde todos estávamos delirantes. Perdeu um pouco por ter abordado em demasia o novo álbum, por ser o mais fraco da banda a meu ver, mas ganhou em intensidade. Um óptimo concerto, de uma banda que já voltava brevemente.

2- NINE INCH NAILS - COLISEU DE LISBOA


O encontro de Reznor com a cidade banhada pelo rio. Nunca os NIN cá tinham posto as patas, e quando cá apareceram foi logo em dose tripla. Deu para ir ao terceiro concerto vibrar com os temores de um génio. e com a sua dose de partilha, ao cantar "the fragile" para todos nós. E ao conseguir uma atmosfera íntima num palco com umas quantas luzes, fumos e clarabóias todas giras. Mas no fundo o que mais interessa nisto tudo é aquilo que reznor produz: e as canções, essas, transformam-se de um modo ainda mais belo do que em disco. Isso é dizer tudo.

1- SMASHING PUMPKINS - OEIRAS ALIVE!07

Antes de o ser já o era: mal eu soube que eles cá vinham, percebi de imediato que este ia ser sempre o concerto do ano. Nem que o som fosse manhoso. Nem que tivesse pisado bosta de vaca. Nem que o corgan se vomitasse todo para cima da minha fronha nojenta: seria sempre O concerto. Friamente o concerto nem foi nada do outro mundo; na prática foi um dos meus melhores momentos de sempre: cherub rock, rocket, bullet with butterfly wings, 1979, today, bodies...que mais um otário como eu podia pedir? bem, a crestfallen. Ou a jellybelly. Ou a here is no why, a muzzle e a mayonaise (talvez sim talvez não). Ou a hummer. Ou...enfim tinha que ser eu a escolher. Como não dá fica o repertório que calhou, e já fiquei bem servido. Thumbs up e o camandro.



Para o ano? Bem minha gente, já se fala em raiva contra a máquina não é? e esses ia ver na boa. Os surfistas-cantores jack johnson e ben harper(este nem sei se é mas que se lixe) voltam cá. no caso do ben harper, uau. que regresso tão inesperado. Há the cure em março, há caribou (antigos manitoba que eram coisa gira) no alquimista, há o rock in rio cada vez pior, há maiden - uau de novo- no super bock. e por enquanto fiquemos por aqui, que ainda há de vir muita coisa espera-se. a ver vamos que isto um gajo tem de andar sempre informado.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

E os RATM???

1:33 PM  
Blogger João D. said...

xi, logo o concerto onde devo ir mesmo é que não me lembrei...olha merda. ratm claro, achei mesmo que os tinha referido. Pelos vistos não. fuck.

8:45 PM  

Post a Comment

<< Home