Thursday, August 11, 2005

SE O NOSSO SOM FOR UM COMBATE

ENTÃO QUE GANHE A MELHOR MAQUETA

Mas aqui ninguém ganha, ou perde porque nada disto é um concurso. Trata-se sim de uma análise crítica a todo um conjunto de bandas portuguesas que, por certas razões, são ouvidas regularmente pelo vosso escriba. Aqui trata-se, acima de tudo, de perceber a profundidade e qualidade do trabalho de cada uma delas, e dar notas consciente daquilo que se ouve em cada maquete. Não se pretende destruír nada, apenas e só dar uma opinião que conta tanto como a de outro cromo qualquer. A ler a partir de agora:

THE ASTER- kinescis



Dois temas é o que se podem ouvir desta banda de rock, com muitos laivos de emocore a rondar o seu próprio som.Desta maquete (disponível para uma audição em http://www.myspace.com/theaster ) estão disponíveis os temas "Evergreen" e "Black magic". Desde já que se aprume uma coisa: Eles sabem escrever temas. Tanto um como outro ficam, irremediavelmente presos nas nossas cabeças, para dificilmente saírem de lá. Sendo o primeiro mais melódico, e "Black magic" um pouco mais pesado, preferindo eu o "black magic", é de realçar igualmente que esta promo já tem um nível de produção bastante razoável. Em relação ao tecido sonoro as referências ao emo/screamo estão cá todas: Refrões melódicos, alguns gritos raivosos à mistura, letras sobre amores e desamores, mas acima de tudo uma certeza: Também cá está talento a escrever temas, um esforço de criação de um som próprio (bem notória nos dois temas, pela tentativa de entrarem dentro de uma atmosfera mais rock e punk e menos emo) e um bom poder de guitarras. A demo está mais que aprovada. e tenham um grande futuro, pois estão a fazer por isso.
7/10

HUMBLE ("hope you're not recording me" e "so long" que vão ser incluídos no primeiro disco da banda, de nome "2tone")



Dois temas de uma banda que se auto-intitula de "ska-core". Quer isto dizer que fundem elementos reggae com uma toada mais rock. E fundem-nos na perfeição, diga-se de passagem: "Hope you're not recording me" é dos temas mais contagiantes e vibrantes que ouvi nos últimos tempos, a nível nacional, com uma fusão estonteante entre reggae,ska e rock, que desagua num refrão extremamente catchy e numas guitarras altamente vibrantes. Já "so long" acaba por ser menos atractiva, talvez porque esconde mais a fusão com o rock, sendo um tema claramente mais reggae. O que quer isto dizer? Que ganhámos nitidamente uma excelente banda de verão que pode fazer um figurão noutra qualquer época do ano. Basta querer festa. E,definitivamente é isso que os humble querem.

http://www.purevolume.com/humblept
site oficial- http://humble.no.sapo.pt/

8/10


BLIND CHARGE-(maquete com os temas "Down", "Maze of life" e "Fall")



Banda proveniente do Porto, cujo som se pode colocar entre metal e rock alternativo. Ainda assim o importante nestes três temas é, acima de tudo, a grande capacidade instrumental da banda, assente em canções fortes. Qualquer um dos temas apresenta uma sonoridade pesada qb, alternada com refrões extremamente melódicos. De qualquer forma isso é mais visível em "Down", embora seja a intensa "Fall" o ponto alto de uma maqueta muitíssimo boa, a todos os níveis, com um único defeito assente na ,algo fraca, produção. ainda assim para quem gosta de guitarras, de rock bem tocado e de deleites intrumentais (como é o caso da excelente "fall" que ouça a maquete. Estes rapazes bem o merecem.
8/10

http://www.myspace.com/blindcharge



LINDA MARTINI-



São, provavelmente, um dos segredos mais bem guardados do underground nacional, até ao momento. Rotulá-los é impossível. Caracterizar o tipo de sonoridade praticada pela banda, igualmente. Falar de faixas como "Amor combate", cheia de requintes instrumentais bem poderosos, com uma letra extremamente intensa, ou pelo psicadelismo de "Este mar", é pouco, tendo em conta o valor artístico que elas já representam. Ainda assim, que se diga que "Amor combate" baseia-se em desespero instrumental ao mais alto nível, que "Este mar" é totalmente instrumental,chegando a ter laivos progressivos pelo meio. Já "Lição de Vôo nº1" é a melancolia em estado musical. Tema que começa de uma forma extremamente calma e tranquila, para ir crescendo de intensidade.
Transformar rock, pop, psicadelismo, numa sonoridade própria, é aquilo que os Linda Martini conseguiram chegar nesta demo. Estar com tanta originalidade e diversidade musicais, numa primeira maquete, mais que genial é extraordinário. Obrigatório para todos.
9/10

http://www.lindamartini.tk

http://www.myspace.com/lindamartini

Por enquanto aqui fica o primeiro post desta análise. Que trará, com certeza, mais análises e mais bandas que merecem ser ouvidas muito atentamente. Rumo a um futuro que é o presente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home