Thursday, September 22, 2005

Death cab for cutie-Plans(2005)



Os death cab for cutie são daquele tipo de bandas de freguesia. Explico: São adorados por uns, desprezados por outros, e desconhecidos por quem não faz parte dessa freguesia. Ou seja, para quase toda a gente. Apesar de, nos estados unidos, até estarem bem cotados dentro de uma pop mais indie,como se pode ver pela inclusão de ,pelo menos um tema da banda, na série "the OC" que costuma(va) passar na rtp1, no resto do mundo são perfeitos desconhecidos.

De qualquer forma, eu faço parte dessa freguesia,se não era um bocado complicado conhecer este disco. Sucessor de "transantlanticism" de 2003,que também teve direito a uma crítica neste espaço, este "plans" constituía uma prova de fogo para a banda que, apesar de alguns ódios e desprezos, tinha granjeado muito boas críticas dentro da imprensa especializada.
Agora resta saber se a prova de fogo foi passada com sucesso. Se os death cab conseguiram colocar a sua pop melódica com laivos de emo, muito baseada na voz doce do vocalista ben gibbard,dentro de um patamar que lhes permita ter temas fortes o suficiente para efectuarem um disco, pelo menos, recomendável.

E que raio se pode dizer a um disco que começa com o delicioso "Marching bands of manhattan"? Com o ambiente maravilhoso que a música transmite, com aquela guitarra bem grave,a bateria simples mas metódica, a voz de gibbard a soar como mel para os nossos ouvidos, um refrão belo e tocante, mas especialmente toda a atmosfera que a música transmite. Triste mas bela. Muito bela.
Depois de uma crítica, quase literária ao maravilhoso primeiro tema(que é,possivelmente a canção do ano) o que vem a seguir? O contagiante "Soul meets body". que é o primeiro single do disco, e que se avizinha como uma das melhores canções pop feitas este ano. O refrão é do outro mundo, a batida da bateria(especialmente esta) e as fantásticas programações igualmente, e a canção tem tudo o que é preciso para um tema memorável.
Não querendo estar a particularizar cada tema debitado pelo grupo, falar do piano, que se transforma em mais um grande tema pop, com guitarras,e uma magnífica criação ambiental em "different names for the same thing" é algo obrigatório; Bem como falar da descontracção latente em "Crooked teeth", ou do maravilhoso tema que é "What sarah said" este sim totalmente envolto em piano, e na sua perfeita simbiose com toda a instrumentalização criada pela banda.

O que resta então dizer? Muita coisa: A verdade é que,se "transantlanticism" era um belo disco, mas um pouco desiquilibrado, este "plans" destaca-se pela fantástica coesão e homogeneidade em cada tema. Cada uma das faixas entrelaça-se perfeitamente na seguinte. Por outro lado, todo o disco é um bombom pop, misturado com influências de um mercado mais indie, e também a puxar um pouco ao emo. Se,neste novo disco, não existe um "The sound of settling" em "transantlancitism" também não existia um tema tão belo e tocante como "marchong bands of manhattan". E,onde "transantlanticism" era heterógeneo, este "plans" é unido,coeso e forte. e possui canções. Grandes canções.

Para quem tem a mania que a pop ,hoje em dia, só tem valor se misturada com algo mais electrónico(um gigante buuuu),ou passa apenas por bandas revivalistas(outro enorme buuu) que ouçam este "plans". E espero que fiquem com vontade de deitar essa discografia toda fora. Se ,ainda assim, se manterem indefectíveis, tudo bem: "plans" fica só para o povo da freguesia. Nós cá não nos importamos. Melhor: Podemos ter orgulho em dizer que uma das bandas mais geniais a escrever canções, é nossa. Toda nossa.

9/10

2 Comments:

Blogger O Puto said...

Conheci os Death Cab For Cutie através de um projecto paralelo do seu vocalista, The Postal Service. Mais electrónico, mas igualmente cativante.

7:05 PM  
Blogger Spaceboy said...

Tenho este disco e também gostei, não tanto como tu. Eu dava-lhe uns 7 ou 8 pontos. E acho que gostar deste tipo de pop não invalida o facto de haver pop com electrónica de qualidade e pop feita por bandas chamadas revivalistas, também de qualidade. Há boa música em todos os estilos, é preciso é saber escolher (lol). Fica bem

7:45 PM  

Post a Comment

<< Home