Wednesday, December 27, 2006

Envy - Insomniac doze(2006)



Há discos assim: tocantes. Cheios de intensidade. Repletos de deliciosas melodias e de instrumentalizações perfeitas. Pioneiros em fazer saladas com condimentos de diferentes proveniências, mas que depois de agrupados fazem todo o sentido. Mas sobretudo que nos deixam sem quaisquer tipo de reacção, face ao que está a ser ouvido. Que nos conseguem espantar em todos os sentidos, arrebatar-nos por completo, fazer com que nós nos sentamos absolutamente mínimos, em relação a tudo o que é debitado.
È o que consegue este "Insomniac doze".

Os envy são japoneses. E já têm uns aninhos. No entanto este último disco, vai um pouco contra a toada mais negra e soturna dos últimos álbuns. Este "insomniac doze" é bem mais uptempo, com texturas mais suaves, talvez mais melódico. Também de mais fácil audição, penso eu. A verdade é que depois dos ritmos um pouco mais pantanosos, a banda decidiu-se em dar-nos a bonança. Porque, com os ritmos que vamos ouvindo, cada vez mais nos parece que estamos perante um amanhecer: e um amanhecer novo que nos deixa regenerados. Como se pudéssemos viver de novo. Deixar os sentimentos fluir e..."wait for the quiet and peaceful tomorrow"(como dizem em "further ahead of warp".

Mas com isto não falo da salada: e essa parte é importante, até porque estou esganado de fome e ainda tenho de ir fazer o jantar: os japoneses misturam screamo, sludge, algumas pitadas post-rockianas e ainda se arranjam para alguns textos de spoken word em japonês. No entanto o que aqui tem mais realce é a intensidade das guitarras: elas são tocadas com tanto sentimento, com tanta convicção naquilo que se está a fazer, com tanta coerência melódica que até arrepia. E é-nos impossível não abrirmos a boca de espanto ao ouvirmos todos estes apontamentos, rematados com uma voz imensamente raivosa, sôfrega, mas à qual não deixamos de denotar uma pontinha de sensibilidade.

Falar em temas é difícil: e se há porventura alguma queixa a fazer, será à homogeneidade do álbum. Sim,a verdade é que ele não vai muito para além deste tipo de salada que já referi. Não adiciona grandes elementos ao longo da sua duração. Continua com ambientes intensos, vozes fortes, guitarras que nos transcendem. Mas não é capaz de ir para além disso. De qualquer forma, a pergunta que se coloca é: isso ineressa? Interessará porventura?Tudo está tão bem feito...tão sentido. Tão inegavelmente belo. È como se pegarmos na tal salada..naquela salada que comemos à bruta e nunca nos fartamos. E a verdade é que ninguém se pode queixar da autenticidade e originalidade dos envy.

Porque não há banda como eles. Não vejo ninguém a misturar screamo com sludge, a enfardar post-rock, e depois apimentar com aqueles pozinhos de talento e dedicação. E, porque não dizê-lo?, a dar um arzinho um pouco mais exótico à coisa. È notável a sensibilidade destes japunas. E também o crescendo de grandes bandas que têm vindo à tona do país do sol nascente, mesmo tendo em conta que elas já têm alguns anos em cima: envy, boris, mono... Todas elas com grandes discos este ano.

"Insomniac doze" é o disco mais forte deste ano. Aquele que carrega aromas mais profundos... de que alguns podem não gostar. No entanto, é só dedicarem-se um pouco ao disco, e ele oferece-vos paraísos sonoros..que pensamos não existirem. Ainda não sei se á o álbum do ano( o que é um cocó, porque quer dizer que ainda não decidi). Mas está lá perto. Garantidamente. Um disco bonito.Quase perfeito. E mesmo nas suas fragilidades consegue sempre encarar-nos com um tremendo sorriso.

Não tremam perante ele: "insomniac doze" está aí. Disfrutem-no.

9/10

(importante- estou práqui com esta verborreia toda, mas é de facto lixado arranjar este disco. Eu posso metê-lo por aqui por meios...objectivamente ilegais. E talvez o faça dentro em breve. Esperem para ver e tal.)

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Cá o esperamos.
Ilegal só se não adquirirem o original ;) mas 1º há que o ouvir.

4:57 PM  

Post a Comment

<< Home