Thursday, December 27, 2007

TOP 5 FILMES

sim, eu sei é um top mínimo. diz respeito aos filmes que vi este ano e que são deste ano. Faltam aqui coisas giras como eastern promises que ainda não consegui ver por exemplo. Mas também letters from ywo jima ou little children. Caguemos nisso e arrefinfo aqui os 5 filmes que mais curti ver este ano.

1- THE FOUNTAIN de Darren Aronofsky



O melhor filme do ano é um dos melhores filmes que já vi na vida. a história do maior amor de sempre, que ultrapassa séculos e é uma doce obsessão num caminho que é nosso. a realização é esplendorosa, a beleza visual também, e o filme torna-se um pergaminho espiritual que nos emociona.


2- INLAND EMPIRE de David Lynch



O maior puzzle da história, num certificado de personalidades que Laura Dern encabeça. Lynch na melhor forma, mas também Lynch numa extrema complexidade que faz como que "mulholland drive" se equipare ao jogo da sardinha.

3- RATATOUILLE de Brad Bird



O filme que volta a ter a especial magia dos clássicos disney como a bela e o monstro, a branca de neve, ou o livro da selva. Recupera toda a nostalgia que tivemos ao ver semelhantes películas. è o melhor filme de animação desde toy story, e consegue-o através do raio de um rato que quer ser chefe de alta cozinha. Perfeito e esplendorosamente belo.

4- PARANOID PARK de Gus Van Sant



A juventude americana vista através do olho crítico de van sant. Um filme de denúncia onde voltamos a denotar a revolta que existe no caminho sem saída onde cada jovem se sente. Perfeito para mexer nas consciências mais distraídas e para voltarmos a perceber que todos nós somos humanos e que todos falhamos, por mais perfeitos que pensamos que somos.

5- ZIDANE, UN PORTRAIT DU XXIiÉME SIÉCLE, de Douglas Gordon e Phillippe Parreno



filme bastante interessante sobre o ofício de um homem, e o porquê de ser tão bem pago para isso. O ambiente é escaldante, o filme baseia-se na paixão futebolística. Curiosa forma de olhar para um dos maiores vultos desportivos das últimas décadas,olhar efectuado através de si mesmo, tentando desvendando segredos sempre impenetráveis. Muito boa experiência cinematográfica.

Prontinhos, 5 filmes. Depois também houve "superbad", "knocked up", "simpsons the movie", o tal "eastern promises" que não mirei, ou o grandioso "half nelson" (que não o pus aqui porque não o vi no cinema), para além do díptico de eastwood. Entre mais objectos cinematográficos pois claro. como "death proof" de tarantino ou "zodiac" de fincher, dois grandes filmes ó sério.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home