Friday, January 05, 2007

The prestige de Christopher Nolan



Qual é o valor de uma boa história? E que valor tem ela quando é bem contada? Estas serão porventura as grandes questões de "The prestige", o novo filme de Christopher Nolan. No fundo está tudo em contar uma história. E em contá-la bem. Nolan tem feito isso ao longo dos seus filmes: tanto "Memento" como "Insomina"(não vi a bela da ressurreição do batman) são histórias bem contadas, embora cada uma delas com características particulares. A primeira é uma história que gira em torno de um homem que não tem memória imediata. E ele consegue fazer com que o espectador se torne aquele personagem, ao dar-lhe o mundo ao contrário, tal como Guy pearce o via. Em "Insomnia" atingse-se um complexo de culpa criado pela atitude do polícia, que nunca mais conseguirá viver decentemente.

Em "The prestige" assistimos à constante rivalidade entre dois antigos companheiros de ofício: Borden e Angier. Enquanto o primeiro é mais rude, e também arrisca mais nos seus truques, o segundo deixa-se primeiro revelar pela sua distinta classe, para então depois mostrar a sua pior face. No fundo são dois anti-heróis que ali estão e que, ao longo do filme, se vão iludindo um ao outro: e desgraçando a vida um do outro. Havendo ainda lugar para o mentor de Angier(um sóbrio Michael caine que também tem duas faces), e para uma mulher: Olivia(a bela da Scarlett que fica muito bem com aqueles vestidotes todos apertados do século XIX).

Esta é então uma história de época, baseada na magia. Pode-se portanto dizer que Nolan tinha já meio caminho feito: não é preciso atirar areia para os olhos do espectador. simplesmente ele ir-se-à envolvendo, sem ter total certeza se quer saber o que acontece diante de seus olhos. A verdade é que a solução para o enigma acaba por ser mais simples que aquela que parecia. Mas também é verdade que disso já nós deveríamos estar conscientes, passado meia hora do início da projecção. se calhar só não estamos porque queremos ficar ignorantes: queremos acreditar naquilo que estamos a ver.

E como isto é um artifície que surge dentro do contexto da magia, não é preciso que nolan colocasse lá fosse o que fosse para deixar tudo fluír. E é precisamente isto que ele faz: para uma história inteligente, um realizador inteligente. Enquanto vemos os dois inimigos a enganarem-se um ao outro, muitas vezes em momentos temporais diferentes, vamos sempre desaguar ao ónus da história...que é o seu fim. A tal história do "prestige" que não é mais que o terceiro passo para se fazer um truque de magia(e daí a tradução portuga).

"The prestige" é realmente um bom filme. Com uma boa história. Com bons actores, embora jackman já perdia um tudo nada aquele ar meio galanteador, e um david bowie meio ovni que fez muito bem em aparecer. È quase uma espécie de lição em como fazer um filme escorreito, que se vê com agrado, que é arguto nos seus propósitos, e que desafia o espectador. não é uma obra-prima, e não é melhor que "Memento", estando talvez ao nível de um "Insomnia"(ou talvez um tudo nada acima), mas tem carisma e merece ser visionado.

8/10

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

opinioes...
para mim é o melhor filme do Nolan.

5:56 PM  
Blogger gonn1000 said...

Esperava mais, não acho que seja mau mas também não vai além da mediania. O meu Nolan preferido é o menos consensual, "Batman Begins".

10:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

Por todas as circunstâncias, Batman também foi muito bom.
Mediania??
Felizmente o Nolan não faz filmes medianos. E como me delícia a cada filme que lança.
Os twists numa excelente história que ainda hoje me deixam a pensar..
As interpretações de boas personagens,os belos cenários, o imprevisivel argumento. Prestige é um filme misterioso e único. Daqueles filmes que nos fazem acreditar na magia cinematográfica. E ainda encontrei um paralelismo no discurso final de Angier ;)
Mas nem todos sentimos da mesma forma um mesmo filme.

Vê o "Little Children" (2006 foi um bom ano para cinema e música)
Mudando de assunto...

Filmes para 2007 -» .El labirinto del Fauno.
.300 (diz lá que a música de NIN - bom ano - não cai mesmo bem no Trailer?? ;)
.Number 23
.Spider-Man 3
.Pursuit of Happyness
.The Reaping
.The Invisible
.Flags of our Fathers

9:44 AM  
Anonymous Anonymous said...

Apesar de ter claramente menos impacto do que "Memento", considero "O Terceiro Passo" um pouco superior cinematograficamente a "Memento". E olhem que eu gosto de "Mememnto", mas acho-o extremamente sobrevalorizado.

Cumprimentos.

4:34 PM  

Post a Comment

<< Home