Thursday, May 19, 2005

Nine Inch Nails-With teeth (2005)



Trent Reznor continua com a sua alma martirizada.E é com as suas propostas de solidão e de depressão que nos envolve de novo. Com a sua aura de pessimismo, envolta em atmosferas soturnas e deprimentes de cariz industrial.
"With teeth" é o nome da nova proposta nos nine inch nails, após "The fragile" já há uns bons anos atrás, e do excelente disco ao vivo "...And all that could have been". E voltaram com o seu som de sempre, que está mais que vincado.

Não nos surpreendamos primeiro: Aviso desde já que "With teeth" não traz nada de particularmente novo, a nível de elementos sonoros para os NIN. O som da banda está perfeitamente implementado, resta agora ver como é que, de disco para disco, a banda consegue levar de vencida uma evolução em relação a si mesma. E nesse perssuposto Reznor vence desde já: Criou aqui um álbum de verdadeiras canções: Daquelas canções que se colam ao ouvido, têm ambientes e ritmos próprios, um refrão minimamente contagiante, e poucos devaneios artísticos, exceptuando um ou outro tema.

Falar de temas num álbum recheado deles é complicado: "All the love in the world" tem uma atmosfera realmente industrial, com artefactos sonoros vindos desse espectro, acabando com um piano e um ambiente desesperante, decorrente da voz sofrida de Reznor. È um tema à nine inch nails, onde quem gosta continua a gostar, e quem não gosta continua a não gostar. Segue-se "You know what you are" que possui um início frenético e sombrio, continuando com essa toada ao longo do tema, desaguando num refrão raivoso e catchy. O som industrial continua aqui presente da maneira muito própria que os NIN têm de o interpretar.

Passando para o primeiro single: "The hand that feeds". Tem certas semelhanças com o grande "Sin", com a evolução sonora que os nine inch nails tiveram ao longo de todos estes anos. È um single com muito boa toada, ritmo e até dançável, dentro da temática que Reznor sempre deu à sua banda.

"Everyday is exactly the same" é outro dos temas em destaque. Batida soturna. Ambiente pesado e carregado de ambientes deprimentes. Mais um tema à nine inch nails diriam uns. Talvez. Mas é talvez o tema mais sentido. O mais intenso. Aquele que, sem emanar gritos de monta, Reznor dá mais alento à sua tristeza e depressão. E comunica-nos isso de uma maneira perfeitamente verdadeira, quase até natural. Dentro de todo este sentido classifico-o de meu tema preferido do disco. Porvavelmente nem é o melhor, mas talvez seja aquele que mais me tocou. e isso por vezes é mais que suficiente.

Estar, por agora a referir mais temas é tarefa demasiado árdua.Temos o tema falado "only" com um ritmo profundamente industrial, temos "getting smaller" que se inicia pesadamente e vai-se transformando em algo mais leve e com uma toada por vezes ambiental, ou "The collector" talvez o tema mais rock do álbum.

"With teeth" é o mais recente manifesto de uma dureza lírico-instrumental implementado por Reznor e o seu génio criativo. Cada tema tem um ambiente de cariz instrumental muito próprio e diverso, ao qual vemos adicionada a voz sempre dorida e ferida no orgulho e raiva de reznor. Mas vistas as coisas por este prisma talvez seja algo demasiado frio, analisar assim uma obra que merece ser louvada. Pelos temas que conseguiu criar, pelos temas ora contagiantes, ora mais soturnos e depressivos, mas sempre à NIN e não há como fugir disso. E como se costuma dizer: Quem gosta, gosta. Quem não gosta vai continuar a não gostar. Só não se percebe é como é que existem pessoas que não sabem dar valor à mais fortuita depressão existente no mundo musical.Isso sim é uma pena. E das grandes. 9/10


3 temas de loucura: "Everyday is exactly the same" "You know what you are?", "The hand that feeds"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home