Friday, February 16, 2007

Aereogramme - My heart has a wish that you would not go (2007)



Quarto disco dos aereogramme, depois da brilhante prestação com os isis no ep "in the fishtank 14". Nunca tinha ouvido nada desta gente, no entanto a participação naquele ep despoletou-me a atenção para agora ter arranjado o disco. Já sabia, antes de lhe ter dado a ouvidela, que estes aereogramme eram muito receptivos a uma certa sonoridade pop, provavelmente mais próxima de uns death cab for cutie, que propriamente das ambiências britânicas, de onde eles são originários (embora hajam por aqui uns cheiros a snow patrol... ou o contrário se quiserem ser mais acutilantes).

"My heart has a wish that you would not go" é, na sua essência, um disco pop. Daqueles bastante adocicados. Com uma voz bastante suave e que se prolonga como tal, ao longo do álbum. e com mais alguns elementos(como violinos no primeiro tema e segundo tema, parece-me) que se vão interiorizando nos temas. Há inclusivamente aqui uma vertente épica por detrás da simplicidade das texturas. Uma mescla curiosa entre os instrumentos ditos convencionais, e aqueles de cariz mais clássico.

Mas o mais importante a reter de "my heart has a wish that you would not go", é a enorme simplicidade de processos que a banda tem. A capacidade em colocarem a variedade musical nos momentos certos, não abalando em nada as canções criadas. são temas que exultam sensibilidade, sem sequer terem uma ponta de lamechice, algo que não seria propriamente positivo. Aqui existe um limite correcto e bem delineado, entre aquilo que é belo, e aquilo que é uma lamechice do caraças.

Por isso as emocionais "a life worth living", "conscious life for coma body", e mesmo a mais pesada "Living backwards" nunca soam forçadas ou fora do contexto. E no geral toda a rodela musical é fluída, bem montada e agradável. Simpático. Mas belo dentro dessa mesma simpatia. Ou seja, é um álbum que nos evoca sentimentos de solidariedade..como se não fosse possível não gostar de alguma coisa que ele contenha: há aqui canções para dar e vender, recheadas de nervo e de alma. e isso ainda hoje vale alguma coisa.

È verdade que tudo isto já foi, mais ou menos bem, feito... é verdade que os aereogramme não pretendem mudar o mundo, nem o seu espectro musical. simplesmente andam por cá a fabricar canções de que gostem, que podem ser ouvidas por todos, e aceites por ainda mais gente. Para quem gosta de death cab for cutie é um disco absolutamente recomendável. Para quem não gosta é simples: saltem a muralha que vos impede de apreciar uma coisa simples e sentida. Não a considerem lamechas, porque não me parece ser este o caso. e depois é só deixarem que este disco vos invada. Possivelmente o melhbor álbum de pop do ano( e sim eu sei que estamos em fevereiro...reparei que usei "possivelmente").

9/10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home