Friday, March 03, 2006

Mogwai-Mr beast(2006)




Os mogwai têm uma curiosa base de fãs: ela vai desde ao pessoal "eu sou bué alternativo-com o patrocínio antena3"(atenção que eu conheço gente assim, de quem gosto logo isto não tem qualquer carácter pejorativo), que elegeu claramente como discos do ano de 2005, álbuns que estarão entre uns arcade fire(sim o "funeral" é de 2004 eu sei, eu sei), passando pelos animal collective,kasabian ou kaiser chiefs, e que se rege por uma bitola popeira, que pode incluir uns laivos electrónicos pelo meio. 70% da população musicalmente bloggeira está claro. Por outro lado, alcançam igualmente alguns adeptos de sonoridades relacionadas com o pós-doom, que vai beber muitas influências a toda a onda post rock. Bandas como isis, pelican ou mesmo cult of luna, não negam a toada post-rock nas suas canções: nem o podem fazer.
Mas o mais curioso ainda é que os mogwai são como que dos poucos grupos de post rock que têm esta tamanha heterogeneidade de população auditiva. Talvez por serem, hoje em dia, um dos maiores nomes do género, reputação essa cimentada com discos como "Come on die young", ou o mais recente "Happy songs for happy people".

"Mr Beast" é então a mais nova aposta sonora do conjunto escocês. Desde já, o álbum parece mais pesado, mais rockeiro que o anterior. Tem igualmente um maior predomínio vocal, e transforma também os ambientes para uma atmosfera menos electrónica e mais..digamos que "espacial", através de algumas trepidantes guitarras, como no caso de "travel is dangerous". Por outro lado continua-se a assistir a uma óbvia importância de teclados, sempre presente na sonoridade da banda, e que volta aqui a pautar alguns temas dando-lhes, mais que adornos estéticos, vida.
È por isso um disco mais pesado que "happy songs for happy people": parece-me igualmente um álbum mais envolvente, onde o ouvinte denota uma maior interactividade auditiva, onde os temas debitados pela banda, se sentem de uma forma bem mais intensa, bem mais visceral. Como se fizessem parte de nós.

È assim que se assiste à enorme beleza dos teclados de "auto rock" que é precisamente um dos mais vivos exemplos, dessa vida exercida pelas teclas. Um tema que parece frio, com as teclas a surgirem distantes, e que vai mudando de face à medida que cresce, à medida que mais elementos são adicionados. "Auto rock" é por isso um exercício de órgão tremendamente bem executado, que nos carrega para uma viagem suave, mas que depois nos deita fora,ao ser adicionado mais um elemento electrónico que parece uma daquelas máquinas em demolição. Sim, isto parece estranho, mas é a sensação com que fica.

Já "Glasgow mega-snake", faz-nos lembrar alguns ambientes do pós-doom, pelo peso inerente ao tema. è, talvez, o tema mais pesado do disco, onde somos como joguetes numa espiral sonora que não nos deixa descansar. Talvez um dos temas mais pesados que eu ouvi nos mogwai, mas que se conjuga na perfeição em torno de todo o disco. E também temas como "Team handed", ou o belo e completo "Friend of the night" mostram a tendência de um disco uniforme, e que vai apostando em diferenes pontes e abordagens sonoras ao longo da sua duração.

No entanto "Mr beast" não é perfeito. Não é um disco maravilhoso, nem absurdamente extraordinário. A verdade é que, muito do que se ouve nesta rodela, já foi ouvido aqui e ali. Não é uma obra inovadora, nem vai mudar grandemente todo o percurso dos mogwai até aqui, simplesmente comporta-se como mais um disco entre outros. È por isso um simples ícone, com temas que não vão ficar marcados na história da música contemporânea.
No entanto...é honesto. brutalmente honesto. E um disco belíssimo, feito para ser sentido, tal como já tinha referenciado. Tem belíssimas melodias, peso muito bem quantificado, teclados que tanto são exuberantes como suaves. No fundo é como um daqueles discos que nós sabemos que não é fantástico, mas que vamos ouvir muitas e muitas vezes, ao longo dos dias. Até porque, sejamos honestos: ouvimos muito mais aqueles discos que achamos que são apenas bons, do que as magníficas obras de arte. È isto que "Mr beast" é: um bom álbum, com temas muito bonitos, sem grande relevência temporal é certo, mas envolvente. E esplendorosamente atraente ao ouvido.

7/10

2 Comments:

Blogger RockPoet said...

meus parabéns pelo blog,visto k és mais um k faz coisas concretas pelo som em Portugal.Caso queiras dá uma vista de olhos no meu, que não é tao generalista, é mais acerca da minha banda, e mais concretamente..eu,seu vocalista.Somos os Rock Poets, e lá tens um link pa fazer download de uma musica nossa.Vê se te agrada, caso gostes de rock.Abraço e continuação de bom trabalho.
www.rockalhadas.blogspot.com

10:10 AM  
Blogger hugo said...

mt bom cd, mais um bom blog com cenas diferentes e inovadores. Abraço...
from http://minimaland.blogspot.com

11:25 PM  

Post a Comment

<< Home