Friday, May 27, 2005

HUMBLE

SERENATA AO SOL


Os humble auto-autitulam-se de skacore, algo estranho e peculiar, pois por norma as bandas não se rotulam a elas mesmas. Mas se ouvirmos a sua mescla de influências ska e reggae com pitadas de rock, rapidamente peorcebemos o porquê da originalidade. È que os humble foram feitos de canções, grandes canções onde tanto a mistura de influências, como as boas vibrações, estão muito bem presentes. Para ouvir, e dançar ao ritmo de um sol bem quente, até a noite cair. Ei-los agora em primeira pessoa:

A primeira é a pergunta da praxe: Como surgiram os humble? Qual a história da banda?

A banda formou-se em 1996 em Évora, antes disso o Ângelo Silva (vocalista), o Tito Santana (Baixista) e o Nuno Silva (bateria) costumavam reunir-se para tocar mas só para passar o tempo e nos divertirmos, até que em 96 decidimos formar uma banda a sério, apenas de 3 elementos, sob o nome de "silly stuff". Depois a cena começou a dar frutos, ganhámos uns concursos de maquetas, demos uns quantos concertos, e ficámos conhecidos nomeadamente em Évora, onde demos a maior parte dos concertos. Mais tarde após termos conhecido os "Three and a quarter" viajámos para Nova Iorque, no ano em que entramos para a faculdade, e lá decidimos trocar o nome para Humble. Foi lá também que decidimos fazer entrar um novo guitarrista para a banda, o Jonatas
Barros, e definimos melhor o som que íamos fazer.
Quando regressamos a Portugal, fizemos as primeiras partes de alguns concertos de Three and a quarter, foi através desses concertos que conhecemos o nosso actual produtor, e a nossa actual editora a H-zoleo, onde estamos a trabalhar para o novo álbum. O Jonatas Barros saiu mais tarde da banda e entrou o Filipe Torres que é o nosso actual guitarrista.

Têm vários samples de diversos temas disponíveis no vosso site, assim como página no site purevolume.com. Quando pretendem editar um ep ou uma demo?
Estamos a gravar um LP, mas está a demorar imenso tempo a sair, antes disso temos uma pequena demo, a qual usamos para mostrar aos amigos, colocar no site oficial ou então no purevolume.com.

Vocês auto-denominam-se de skacore, o que é curioso pois normalmente as bandas não gostam de rótulos, e são vocês próprios a rotularem-se...Qual é a razão disso?
Foi precisamente para não sermos rotulados de maneira errada, e fugir um pouco à subjectividade aliada a este estilo musical.

Quais são as vossas maiores influências? De que maneira é que elas surgem na música que vocês fazem?
As nossas grandes influencias advêm do ska antigo, nomes e bandas como Desmond dekker, The specials, Madness, que vieram marcar bastante o tipo de som que hoje fazemos, e isso nota-se principalmente no skank das guitarras, e na vocalização simples e melódica, um pouco "mixado" com um som mais pesado, cross over ou mesmo punk!


Eu considero que vocês têm uma boa vibe absolutamente indescritível nas vossas canções. Também o são assim na vida? Como consideram ser a melhor maneira de esquecermos os problemas?

Muito obrigado! A nossa musica é ,sem duvida, o reflexo da nossa maneira de estar na vida e de encarar os problemas do dia a dia. Se em cada concerto nosso, o pessoal que lá está se conseguir abstrair das coisas que lhes chateiam e fartam, já é uma grande vitoria para nós, e temos missão cumprida!


Em relação a concertos, como têm corrido?
Muito bem, temos sido solicitados com regularidade, o que é muito bom para a banda.

Que fazem vocês na vida? De maneira é que têm que coordenar aquilo que
fazem/estudam com a banda?

Todos estudamos, mas temos tentado a todo o custo conciliar as duas coisas. Temos ensaios todas as semanas, mas sempre a horas estranhas porque, como somos todos de cursos diferentes temos horários completamente incompatíveis.

Que projectos futuros têm?

Gravar o LP, dar imensos concertos cá em Portugal e depois quem sabe, ir para fora talvez!


Um abraço, e muito obrigado pela oportunidade!
HUMBLE

para saber mais- http://www.purevolume.com/humblept

http://www.humble.no.sapo.pt

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

HUMBLE!!!! optimo! nunca tinha lido uma entrevista com eles! adooorooo!!

11:43 AM  
Anonymous Anonymous said...

Humble é do best!!!! Vao aos concertos ké simplesment a loucura ;))

1:02 PM  
Blogger José Pedro Matias said...

Angie, Nuno e Tito...vocês estão lá! Primo espero q corra TUDO bem porque vocês têm muita qualidade. Sou suspeito mas como também sou músico e percebo um pouquinho disto, ainda que pouco, sei do que falo! QUEREMOS O LP!!!!!! abraços p vocês sual! vemo-nos tds em H2O

1:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

HUMBLEEE! VOCES SAO OS MAIORES=P--"girl na na na na na"LOOoL..sao brutais..ja sabem k o ppl da parede vai tar sempre com vces..um ganda abraço po tito,po angelo,e po nuno,e po novo guitarrista..mas tmb para o jon jon k tmb teve dentro deste projecto durante bue tempo!abraçoes--humble no coraçao!hehehe((())))

3:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

Humble! Mt à frente fikei a conhecer através do ary xelent msm =D

3:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ah... eh vdd a Girl eh k eh a musica do milénio =]

3:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

É simplesmente O Rock tocar convosco.
Pena n o poder fazer por mais tempo.
Vão ser grandes GRANDES.
][][][][][

8:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

se ainda n viram ao vivo! VEJAM, ke HUMBLE é a loucura! é a banda do verão

10:14 AM  
Anonymous Anonymous said...

Weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee HUMBLE RULAM BUEEEE!!
Ah pois é, "Girl" - a música do milénio! lol
nice interview! Queremos é ver esse LP cá fora e já!!!
Senhores da organização dos festivais de verão vejam se abrem esses olhinhos e limpam os ouvidinhos porque queremos ouvi-los ao vivo mais vezes e para mais pessoal!

10:15 PM  
Anonymous Anonymous said...

Boas perguntas xelentes respostas! o nivel das bandas nacionais está a subir, não so musicalmente como intelectualmente! incrivel!

10:30 AM  

Post a Comment

<< Home