Sunday, October 29, 2006

Linda Martini - Santiago Alquimista

Este concerto podia ser perfeitamente descrito como "o concerto onde eu até queria pagar a entrada mas não pude". a sério: o grande problema do concerto de sexta feira dos linda martini na sala lisboeta, na apresentação oficial do novo álbum, foi mesmo a assistência. contra mim falo porque por vezes não deixei de compactuar com o falatório que se ia gerando, enquanto certas canções eram emanadas, no entanto não devo ter abusado como muito boa gente que lá meteu a fronha.

Isto porque claro: "ah e tal gig à borla siga lá meter o rabo, naquela do avacalhanço porque sim e coiso". Por isso muito feedback se teve que ouvir,sobretudo enquanto a banda de queluz ia tocando temas do seu primeiro disco. Que diga-se conseguem ter muito maior corpo e estrutura que as canções que lhes já conhecíamos.

O concerto começou por respeitar o alinhamento do novo disco: a banda lá pediu muita desculpa por não o conseguir ter colocado ali à venda, mas acabou por ir destilando a rodela. E temas como "dá-me a tua melhor faca" ou "estuque", não deixam de ficar na cabeça pelos melhores motivos: são temas mais trabalhados, um pouco menos intuitivos, que deixam mais espaço até a improvisações, a liberdades de expressão. Parecem temas bastante menos herméticos que os do ep, e sinceramente isso só pode ser bom. Por outro lado, a mestria da banda notou-se em larga escala, e não se pode dizer que eles não deram o seu melhor ao longo da noite. Até porque bons músicos eles são, caso contrário seria impossível controlar temas que conseguem ganhar vida própria de uma forma muito facilitada.

Claro que também há problemas: há mais espaço, mas não se deixa de perder alguma espontaneidade. Para quem já os conhecia não existiu um efeito surpresa: simplesmente os novos temas podem ser caracterizados como um avanço seguro, mas nunca como uma revolução sonora. que também não ia dar muito jeito a quem apenas ainda produziu um ep. Por outro lado notou-se algum enfado por parte de alguma da assistência, sobretudo no que diz respeito a toda a panóplia instrumental.

Pode-se dizer basicamente que os linda martini se arranjaram para dar um concerto profissional, sem falhas, com a folha absolutamente imaculada. Pareciam aquele tipo de trabalhadores todos picuinhas que fazem absolutamente tudo o que lhes é pedido, sem dizerem água vai. Após os temas novos surpreenderam com um "intervalo", que nada teve de encore até porque o dj sou bué indie-rockeiro do santiago alquimista voltou a passar som, e as luzes até se acenderam. Mas depois foi tocar a bela da "efémera" e da "lição de vôo nº1" que acabaram com o feedback todo, e lá puseram o público a vibrar. Isto para não falar da óbvia "Amor combate" que surgiu no meio dos novos temas.

No entanto foi talvez a falta daquele improviso, a falta de uma espécie de um golpe de asa que conseguisse fazer daquele concerto, algo inesquecível, que faltou. Não faltou comunicabilidade(o vocalista da banda tem sempre o hábito de falar bastante durante os concertos), nem interacção...talvez tenha faltado um pózinho de magia à coisa. Ah e outro pó de respeito de muito do povo que lá esteve, mas enfim à pala é normal. De qualquer forma uma coisa é certa: os novos temas são bons, o concerto foi positivo e os linda martini continuam com mais que capacidade para altos vôos. Que consigam tirar os pés do chão é isso que lhes peço.

2 Comments:

Blogger patiXa_ said...

Tive tanta pena de não ter ido. Apesar de gostar de Linda Martini, ainda não tive oportunidade de os ver ao vivo.
Maybe next time.

10:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

Linda Martini • Fórum

http://www.lindamartini.pt.vu

Ainda não está a 100%, mas ja dá para os fans se começarem a concentrar, a criar uma pequena comunidade e a 'divertirem-se' :D

Registem-se e participem ;)

Saudações

1:34 AM  

Post a Comment

<< Home