Tuesday, November 13, 2007

"Zidane, un portrait du XXIiéme siécle" de Douglas Gordon e Phillippe Parreno



Zidane é realmente um mito da bola desde já, e que não merece ficar ligado à simpática cabeçada que deu ao italiano materazzi. sim, começo assim a bitaitada sobre este filme de dois artistas plásticos que meteram na cabeça fazer um filme sobre zidane em campo. Literalmente: Este "zidane: un portrait du XXIéme siécle" é a filmagem integral de um jogo do Real Madrid contra o Villareal, metida com temas dos Mogwai à bruta. Onde basicamente passamos hora e meia a olhar para zidane, seus olhares, seus desesperos, sua dedicação ao jogo, alegrias e frustrações (embora sinceramente e tirando o fim do filme, estes dois antagonismos pouco se viram).

Primeiro que nada a ideia: o conceito de observarmos atentamente um, e apenas um jogador de futebol, durante um jogo inteiro é extremamente interessante. Sobretudo porque se podem atender a especificações intrínsecas ao seu próprio modo de jogar, e até ao seu comportamento enquanto indivíduo. e tudo isto entrecruzado com algumas frases que zidane supostamente deve ter dito aos realizadores, e que aparecem como legenda durante o decorrer do jogo.

Por outro lado o conceito estético e a participação do espectador: as 24 câmaras ou lá o que foi, dão um tremendo efeito de familiaridade para com o campo, as equipas, os adeptos, o ambiente dentro de um estádio.Tendo em conta que o santiago bernabéu estava cheio, nós entramos dentro daquele campo e tornamo-nos espectadores participativos..não existe uma partilha efectiva, mas sim uma integração dentro da tela, através das movimentações de zinedine zidane, o que não deixa de ser algo digníssimo de registo. Ainda por cima não vi ainda nenhum filme a retratar tão bem um jogador em si...e o ambiente num estádio.

e ainda temos a banda sonora: os mogwai esqueceram bastante os ambientes mais etéreos e intensos, e fizeram uma linha de sons bastante mais minimalista, sem gigantescos adornos e belezas absolutas. ainda assim a música integra-se perfeitamente porque tem beleza, e porque consegue traduzir a sensibilidade dos passes e dos toques de zidane, e também da sua leitura dentro de campo.

Temos portanto, o conceito, a técnica e a banda sonora. Dito isto assim parece coisa metódica comá porra. a verdade é que "zidane, un portrait..." podia ser um filme perfeito não fosse ter uma abordagem sobre o jogador demasiado aleatória por vezes. O filme trata zidane com o objecto principal sim senhor, mas não consegue imprimir a "zizou" a beleza e o esplendor do seu jogo: não é um filme onde consigamos ver zidane a fazer grandes jogadas (excepto no golo do empate do real madrid), e isto acaba por influir negativamente no filme: a páginas tantas achamos que tanto podia estar ali zidane como o beto(sim essa grande glória benfiquista...ou talvez nem por isso) ou o mantorras (se ele jogasse pois claro). È nessa vertente que o filme falha...mas isso não lhe tira beleza ou desprestígio - só que fragiliza assim um tudo nada.

Globalemente "Zidane, un portrair du XXIéme siécle" é um filme sobre um jogador de futebol dentro de campo, e foi isso que quis ser: os realizadores não quiserem mostrar zidane com o cromo da bola que era (e era isso que eu queria ver pelo menos um bocadinho) mas sim como ser humano que está ali a justificar o pão(e o caviar) e ao mesmo tempo a mostrar o seu carácter. Não é um filme sobre "o" zidane mas sim sobre um ser humano que, quer queiramos quer não, foi de facto marcante no futebol. Mesmo que tenha marcado dois penáltis que nos afastaram tanto do euro 2000 como no mundial 2006 e não gostemos propriamente dele por isso.

8/10

0 Comments:

Post a Comment

<< Home