Saturday, March 12, 2005

Da weasel-Coliseu dos recreios Lisboa

Já foi há coisa de um mês que os daweasel efectuaram o seu concerto no coliseu, como ponta final da digressão de "re-definições" disco de 2004 que chegou a platina, muito por causa de uma das canções com mais airplay de 2004 de nome"re-tratamento". Ora isto, como é óbvio, é do conhecimento de toda a gente.
Também é do conhecimento de toda a gente que "re-tratamento" especialmente, trouxe uma enorme fornada de novos fãs da doninha, fãs esses que têm entre 7 anos e..77! Acredito que seja mais ou menos assim. Daí que não me deu choque nenhum quando me apercebi que o concerto estava neste estado:




Pois é, concerto esgotado,coliseu completamente apinhado de gente. Dos 7 ao 77. Talvez, mais do que o concerto em si, foi extremamente curioso, quase fascinante, ver tanta gente de tantas idades.E de tantas diferentes tribos. Era o pai que ia com o filho, a avó que ia com a neta, os tios que iam com os sobrinhos,os betos todos vestidos com a farda habitual, as betas da mesma maneira, as pitas doidas com gritos histéricos e mini-saias ultra reduzidas( e a gritarem "és todo bom!" a toda a hora"), e no meio de tudo isto os fãs mais old-school que conhecem a doninha há muito mais tempo. do ponto de vista sociológico, talvez tenha sido o concerto mais interessante a que assisti. Especialmente porque toda a gente estava junta com um mesmo objectivo: Ouvir o som das doninhas. E foi isso que aconteceu.


A verdade é que os daweasel, deram um concerto extremamente pujante, também resultado da sua enorme rodagem ao vivo ao longo da sua carreira.Eles são bem capazes de ser uma das bandas portuguesas com mais concertos dados, tanto em festivais de verão, como naquelas digressões que percorrem o país de lés a lés. E todos esses concertos se manifestaram positivamente na maneira de entrar em palco.
Com algumas animações gráficas como pano de fundo a doninha lá ia destilando os seus temas, para uma audiência vasta e muitíssimo abrangente. Virgul,cada vez mais o mestre de cerimónias, ia debitando alguns apontamentos reggae de vez em quando, e tivemos a noção de que poderia ali ficar toda a noite. Por causa da sua vitalidfade, consigo-lhe desculpar o bonezinho cor de rosa e as pulseiras brilhantes, dignas de um qualquer "empresário de recursos humanos" que investe ali para os lados do instituto superior técnico...
Não me lembro do alinhamento na totalidade, ainda assim tocaram um pouco mais de metade do seu último álbum "re-definições", e neste caso vou aludir aos temas "força" e claro, "re-tratamento" de longe o mais bem recebido pela geração mais nova e pela mais velha, mas também à "casa", de onde surgiu o manuel "palito" cruz a fazer o dueto com pacman. foi talvez um dos momentos mais cintilantes do concerto, onde se aprumou todo o talento lírico de cruz e as vocalizações perfeitamente entrosadas com carlos nobre(aka pacman).
De qualquer maneira, não fazer menção a "re-tratamento2 seria uma heresia. Como descrever um tamanho frenesi de crianças de 10 e 11 anos a pular e a berrar "olá nina quero tratar de ti"?. E os próprios pais e avós dessas crianças a berrar em plenos pulmões? Para muita gente foi o concerto das suas (ainda curtas) vidas.e o momento alto tinha sempre que ser "o re-tratamento". e mais nenhuma canção sabe juntar tanta gente num estado de perfeita comunhão e celebração.

Os daweasel ainda fizeram passagens por todos os seus discos, com excepção do segundo "dou-lhe com a alma". Guardaram "tás na boa" para última faixa do concerto, e dedicaram " a essência" a todos os presentes da margem sul do tejo.De "manual de iniciação a uma vida banal2 não excluíram "outro nível" outro momento de delírio nem "o remorso (o qué que se há de fazer") entre outros temas.
Do ,para mim, melhor disco da doninha "terceiro capítulo" saborearam um "pedaço de arte" tendo sam como convidado (que entrou ainda em mais temas). Passaram também por "dúia" e "todagente". Ainda do primeiro ep da banda more than 30 motherf**** o clássico "god bless johnny2 este, obrigatoriamente presente.
Os daweasel sempre foram uma banda enérgica. E ainda antes de lançarem "re-definições" já estavam perto de ser grandes. Agora são-no. enormes em portugal, diria eu. Se houver alguém que me consiga nomear alguém que consiga agradar a tanta gente, de diversas tribos, e numa faixa etária tão grande, acho que lhes ofereço uma estadia grátis no plaza de nova iorque por um mês inteiro. Só os daweasel para conseguirem algo tão grande. Parabéns para eles, e belo concerto que deram.



fotos em:www.fotolog.net/da_weasel

0 Comments:

Post a Comment

<< Home