Sunday, January 15, 2006

GOD IS AN ASTRONAUT + LINDA MARTINI (Santiago alquimista 13/01/06)

A ,supostamente, aterrorizante sexta feira 13 trouxe-nos chuva. Chuva como já não caía há uns bons dias e que, para mal dos meus pecados, teve o condão de me constipar a sério. E também nos trouxe god is an astronaut, a banda irlandesa que pisou o palco do café-concerto santiago alquimista, nesse mesmo dia. Uma coisa não tem nada a ver com a outra? Pois provavelmente não tem muito. De qualquer forma se tivesse ficado no quentinho em casa era capaz de me ter safo. E com tudo isto será que valeu a pena andar à chuva? Afinal que concerto deram os god is an astronaut, pois esta é a grande questão e não saber se estou muito ou pouco constipado. Bah que introdução manhosa...

Bom, antes de mais diga-se que os linda martini são bons. Muito bons. Nada de novo portanto. Foi, de facto, uma excelente abertura com uma interacção já bastante razoável entre banda e público, com alguns dos presentes a cantar em plenos pulmões alguns dos temas debitados pela banda de queluz. ainda houve tempo para apresentar novos temas como "estuque", e outro cujo nome já não me lembro. Mas "estuque" é um tema superior, com instrumentalizações que bebem claras influências de uma ambientalidade vivida em temas de post-rock.
Depois canções como "amor combate", "efémera", ou "lição de vôo nº1" já dispensam apresentações e retratam cada vez mais o ideário de uma banda que está a crescer de uma forma pausada e planeada. Disco para ser lançado por volta do mês de Abril qwue estou em crer que irá ser uma enorme surpresa(especialmente para quem nunca tomou contacto com os linda martini). Um bom concerto, que apaga o excesso de entusiasmo do baterista em "amor combate": Erros normais e que demonstram uma vontade enorme de tocar. Ou pelo menos eu acho que sim.

Logo depois de um breve intervalo (colmatado com o gosto musical do dj "eu-sou-bué-alternativo" do santiago alquimista), os god is an astronaut subiram finalmente ao palco. E com eles surgiu um ecrã de grandes dimensões como fundo imagético de todas as notas debitadas. Cada tema correspondia a um videoclip específico, onde o nome de cada faixa era evidenciado no ecrã logo de início. E foi dentro desta bitola que todo o post rock de tendências mais pesadas que a banda costuma debitar, foi explanado. Num concerto sem falas, sem comunicação com o público, como se a banda fosse apenas o veículo transmissor para tão belas sonoridades.

Porque a música dos god is an astronaut é mágica: Os instrumentais acarretam atmosferas de enorme intensidade, que possuem igualmente singela beleza. Por isso temas como "Fragile","Suicide by star" ou "Coda" são momentos singulares que mereceram aprumada execução em vídeo. Por outro lado a boa acústica do santiago alquimista também ajudou a que este concerto fosse, não digo inesquecível, mas muito agradável ao ouvido.

E talvez não tenha sido inesquecível, porque a páginas tantas os god is an astronaut pareceram um pouco fora do contexto: Especialmente pelo facto de, pura e simplesmente, não terem interagido com o público. e, apesar dos grandes temas que a banda realmente tem, isso foi algo que não caíu bem nas hostes. Nem isso nem o facto de não terem feito encore, preferindo acabar o concerto com a projecção das capas dos seus discos no ecrã.

Em suma: A banda irlandesa tem grandes temas: E não precisa de justificá-los oralmente. no entanto é sempre de saudar algum tipo de comunicação com quem pagou para os ver. E para quem ganhou constipações.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home