Sunday, May 04, 2008

FESTIVAL D'ARTES 2008 (SOCIEDADE MUSICAL CAPRICHO SETUBALENSE)



Ponto prévio: desconheço se já houveram mais edições deste festival, organizado pela escola secundária sebastião da gama de setúbal(ou escola comercial, como é conhecida por aqueles lados). Mas cheirava a secundário, nem que seja pela média de idades que andava por ali: toda uma massa geracional que não poderia ainda conduzir um belo dum bólide,ou poderia mas se fosse catado pela bófia havia de ser bonito. Basicamente tivemos quatro bandas: os errata, banda lisboeta fundamentalmente de screamo, com algumas variações meio emocionais,que está agora a começar e onde por acaso até conheço bem o vocalista e um dos guitarristas(não fossem eles da bela da associação de estudantes da fuck de letras, onde por acaso tamb ém tenho funções), thirteen degrees to chaos, que era claramente a banda mais pesada do certame(chamaria àquilo de meio death metal, embora morninho), men eater e devil in me que porra dispensam apresentações. E sim actuou tudo por esta ordem.


Ora, passando à frente. Numa sala ainda bastante vazia começaram os Errata. Têm uns quatro concertos no bucho, os seus membros já têm uma experiência considerável nas lides (o vocalista por exemplo era o antigo frontman de mary reilly, banda já defunta), mas é óbvio que ao vivo ainda existe uma ou outra aresta por limar. ainda assim é inegável que a prestação desta gente foi muito positiva. Os temas têm pujança, a voz consegue enquadrar-se perfeitamente, talvez se eles conseguissem que todas as suas canções tivessem um tom um bocado mais arrastado a puxar para o "sludge", tínhamos aqui uns converge-meets-cult of luna (cantados na língua do gajo sem um olho que fez o calhamaço em verso) que havia de ser um caso sério. Talvez os músicos se pudessem ter solto um pouco mais em palco, ainda assim não nego que gostei bastante do concerto de errata e que, claramente, o projecto tem muitas pernas para andar. O início parece-me ser mais que prometedor.



(errata - foto a modos que roubada de : http://www.flickr.com/photos/26255396@N02/sets/72157604879424001 )


Depois, vamos lá a ser sinceros: meti a minha peida fora da sala de setúbal, e foi cá fora que ouvi Thirteen degrees to chaos. a sonoridade não me puxa tanto, a vontade de espairecer também ajudou, e por isto devia ser obrigado a comer peixe assado ao jantar e coelho estufado ao almoço, durante uns dois meses e meio ou coisa que o valha. do que ouvi cá de fora...bem não sei. Não ouvi ninguém a queixar-se portanto calculo que tenha valido a pena para os presentes e para a banda. Mas sou gajo para lhes mandar um abraço cibernético. Abraço pá.



(thirteen degrees to chaos, num concerto na casa de lafões. roubada deste simpático local - foto de rui filipe)


Tive que ler a minha posta do concerto de cult of luna em corroios, para ver se iria ser coerente desta vez. Lembrava-me desse concerto, e na minha cabeça a imagem de men eater ao vivo não tinha sido mais que um filme manhoso tipo romântico com choradinho pelo meio, e boy-meets-girl idiota onde acaba tudo na boa e quê. fui ver a posta, e amenizadamente disse basicamente isso. Porreiro e tal. A verdade é que, como o som da sala até que se comia (e aguentou-se bem nas quatro bandas) desta vez vi men eater com condições decentes de facto. e ao vivo melhoraram muitíssimo a ideia que tinha deles. Não acho ainda que sejam propriamente talhados para dar concertos, mas de facto a banda demonstra-se sólida que nem calhau colado à terra, dedicada a cem por cento ao que está a fazer, e muitíssimo compenetrada. Recriaram de uma forma eficaz os grandes ambientes que têm em disco. Ouvir "lisboa" em condições decentes ao vivo, torna-se muito mais agradável, bem como "drivedead" ou mesmo o tema-título.

Por tudo isto diria que o concerto foi óptimo. Não grandioso ou fantabulástico como o disco, mas óptimo. Talvez porque é muito complicado recriar a tamanha genialidade que é "hellstone". Esperemos pelo próximo. do avanço que deram ontem à noite, a coisa promete ser novamente do catano.



(men eater - podem ver mais fotos aqui: http://www.flickr.com/photos/26255396@N02/sets/72157604874774752/)


Depois apareceu devil in me. Notou-se ao longo dos concertos, e sobretudo em men eater (em que éramos uns quinze gatos pingados a ouvir de uma forma mesmo dedicada o concerto dos lisboetas - eu então até arranjei um simpático galo na moina à pala disso), que a maioria dos sub-18 estava ali somente para ouvir uma das novas coqueluches do hardcore em portugal, já com vídeos na mtv e tudo.E patrocínios, o que não deixa de ser estranho numa banda de hardcore, tendo em conta o seu espírito inicialmente bairrista e de protecção dos seus contra tudo e contra todos. aliás, os devil in me tentaram explicar tudo isto umas 3 vezes no concerto, justificando-se quando sinceramente nem acho que precisassem, à laia de choradinho que ,não me chateando, deu-me uma vontadezita de coçar um bocadinho o meu dedo mindinho do pé direito.

Estou a escrever isto por um simples motivo: a resposta a tudo isto esteve no exemplar concerto que deram. Não valia a pena andar a justificar uma coisa que eles fizeram possivelmente porque eles julgaram ser o melhor para o futuro - e só eles é que têm directamente a ver com isso. Eu estou-me bem a cagar, por mim até podiam ser patrocinados por uma fábrica de sardinhas em lata, se isso os ajudasse na sua caminhada.È que realmente ao vivo os devil in me são basicamente demolidores. Levaram os putos todos a vários orgasmos musicais, organizaram uns dois "parede contra parede" todos sweet, e devastaram com uma energia contagiante todos os presentes. Agarraram-se aos temas que toda a gente queria ouvir :"from dusk till dawn", "we stand alone" ou o "hit-single" "brothers in arms", tiveram uma audiência a cantar a plenos pulmões, e ainda por cima vão estar na tour europeia com comeback kid, e a gravar um dvd ao vivo em alvalade no próximo dia 10 de maio. foi o melhor concerto da noite sim(embora seguido de perto por men eater..e errata também não ficou muito longe) e a dedicação foi extrema. Agora vão-se lá internacionalizar, aviem-se.



(devil in me a tocar no seilaonde, mas ah e tal ontem não foi - foto aqui:)

E pronto. Putos a dar com um pau (embora duas simpáticas cachopas do staff tinham um aspecto exemplarmente simpático para os espécimes do sexo masculino) quatro boas bandas, uma que vai crescer, outra que não ouvi, outra que se confirma, e outra que se não perder a garra que tem ao vivo promete rebentar mesmo no estrangeiro. Os putos da comercial estão de parabéns, e vamos ver se para o ano há empenho para fazer um evento desta envergadura. Abraços e kisses e o camandro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home