Tuesday, February 19, 2008

Nada surf - lucky (2008)




Toda a gente conhece "popular" o mui razoável hino de geekalhada feita a meio dos noventas. "Popular" foi, a par de temas como "buddy holly" dos weezer, a antítese perfeita da rebeldia grunge que pairou na altura (embora o disco "high/low" que o continha seja de 1996). A verdade é que os nada surf foram considerados como mais um "one hit wonder" arrumado na gaveta, e não conseguiram ganhar volume de vendas suficiente para ultrapassar a questão, como fizeram os weezer (embora presuma que o homónimo do cuomo e resto do povo seja francamente superior à estreia dos nada surf, que não ouvi).

Pesquisas rápidas pela intermete (allmusic.com e quejandos) mostram porém que a b anda se tornou num culto bastante considerável por esse mundo fora. a sua pop foi remendada com afinco, e os nada surf acabaram por ser mais uma banda de deleite de uma imensa minoria. "Lucky" é o quinto disco de originais de uma banda que tem sido muito bem vista pela crítica, não atingindo um reconhecimento em mais larga escala...nem sei porquê.
"Lucky" tem o autêntico rótulo de "disco de canções". Todas de uma linguagem extremamente pop, alguns pózinhos de batidas mais indie, mas sobretudo uma uniformidade que percorre o álbum todo. Canções suaves, leves, com um ou outro rasgo um tudo nada mais agressivo, pretensiosas q.b., mas sobretudo fascinantes pela sua tocante simplicidade.

È assim que "see these bones" nos cativa. Ou "whose authority", que contém um refrão um bocadito mais agressivo. Ou a grande "beautiful beat" que é desde já a melhor canção pop do ano, com um refrão cola-cola, que merece muito mais do que meia dúzia de gatos pingados que a vão ouvir. Ou a toada quase country de "here goes something",o magnetismo um pouco mais épico de "weightless" ou o quase sussurro de "The film did not go round" que fecha o disco.

"Lucky" é um emaranhado coeso como tudo de canções intemporais, feitas com carinho e estima, cuidado e amor. Este disco merece o prémio "bolinhos da avó": aqueles bolinhos que as nossas avós nos faziam com o maior esmero familar do mundo, prontas a agradar aos nossos críticos e honestos paladares. "Lucky" é um disco primaveril, relativamente solarengo, que consegue apesar de tudo cair bem nesta altura. Mas mais que isso, é mais um disco que tanto pode ser ouvido agora como daqui a vinte anos, que actualidade não perderá.

E que mais gente redescubra os nada surf...pérolas pop destas não há aos pontapés, e os tempos da grande "popular" (sim, é um tema do caraças) saíram fora através do crescimento destes tipos. E xi, como estão eles crescidos.

9/10

Tomem lá "beautiful beat"..e deleitem-se.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home