Sunday, April 13, 2008

Earth - The bee made honey in the lions skull(2008)



Os earth são uma gigantesca instituição, mesmo que sejam só conhecidos por meia dúzia de gatos pingados. Exemplos perfeitos de pincelar o silêncio com harmonias graves e obscuras, mais umas guitarras a distorcer...ambiente de "paz armada" portanto. São os mestres dos genialíssimos sunn 0))), mas são sobretudo únicos naquilo que sempre fizeram : o chamado "necro". Talvez mais suaves desta feita, mas sempre sombrios, criando uma escuridão enlameada por notas repetidas até à exaustão.

Este "the bee made honey..." é um disco rico em atmosferas densas, mas ao mesmo tempo perfeito na sua execução. Arrasta-nos, leva-nos calmamente ao patamar que quer. è daquele tipo de álbum que exige uma fidelidade constante, porque é ele quem delimita e compõe o percurso. Vale por si, pelas suas harmonias, pelo piano que tão bem soa em "miami morning coming down II - shine", e por conseguir envolver-nos. È um disco quente, sombrio mas quente. como explicar? há por aqui harmonias quase doces. Beleza intrínseca, mas beleza que advém de toda uma negritude que também nos repele.

E depois desta parvoíce toda, escrever sobre " the bee made honey in the lions skull" acaba por ser inútil. Obviamente que há riffs que quase que se repetem, obviamente que a atmosfera e o sentimento são quase sempre os mesmos ao longo destes sete temas. Mas porra, estamos a falar de necro. Aqui o importante é perceber a validade deste encanto obscuro. E compreender a tamanha genialidae em criar um mundo inóspito, mas que consiga ser pacífico ao mesmo tempo. Perceber que os earth continuam aqui a dar cartas, e perceber que o caminho deles continua a ser percorrido apenas e só por eles.

O resto que vá tudo comer papa. conseguir ser sombrio, suave, caloroso, frio, inóspito, belo, e tudo ao mesmo tempo está ao alcance de alguém? Os earth são a maior e melhor máquina de batidos do mundo. Boca aberta para quê, quando só pedem que o ouvido esteja atento? E a sério: falhar isto é falhar um dos melhores discos de 2008. E um bom batido de umas sete mil frutas também.

9/10

3 Comments:

Blogger Vanessa said...

e q tal aceitares o desafio q te proponho no meu blog hããããããããããããããããããããããããããããããããããããããããããã????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
:pppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp
:D

11:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Os Earth são uma das formas de grunhos como tu ouvirem música decente. Mas vocês gostam mesmo disto??? Tenho dúvidas...

12:21 AM  
Blogger João D. said...

sim eu não gosto de earth, aliás nem ouvi o álbum, só está aqui porque achei que, com o meu mau gosto era tão crónico, tinha que colocar aqui uma banda que agradasse à sua maravilhosa pessoa.

honestamente estou-me a cagar.Queres-me insultar? força.mas se calhar arranjares argumentos melhores do que me chamar grunho só porque sim(se calhar falta-te capacidade argumentativa, ou o teu vocabulário não é suficiente para elaborar algo com pés e cabeça) dava jeito.

ao menos para ser insultado que seja com classe. se gastaste tempo a comentar o blog era o mínimo que podias ter feito.

4:35 AM  

Post a Comment

<< Home