Sunday, October 16, 2005

Lightning bolt-Hypermagic moutain(2005)



Bem vindos à maior montanha russa musical dos últimos tempos. E numa frase, todo o condimento musical que este novo disco dos norte-americanos lightning bolt, consegue ser sumariamente definido. Porque este disco é,basicamente uma montanha russa, entre distorção frenética de guitarras, riffs debitados com uma esquizofrenia musical assinalável, enfim um disco inqualificável, tanto a nível de género como mesmo dentro de um nível mais qualitativo.

Acredito que esta última frase tenha soado um bocado estranha: Então o disco não tem qualidade? Não é um bom disco? Não é mais que um debitar de riffs à parva, sem consciência de musicalidade?
Nada disso. Mas também não é um disco de canções, nem aqui nem no Quirguizistão. È um daquele tipo de álbuns que, ou se odeia ou se venera, onde não se pode fazer uma análise fria aos factos musicais,sem conter uma dose absolutamente exagerada de paixão ali no meio. Por isso, mesmo a nível qualitativo, consegue ser inqualificável: Porque não há meio termo, não dá para o criticar sem ter como vértice principal o nosso próprio gosto musical, mais do que em qualquer outro disco. Basicamente não é um álbum com uma qualidade inequívoca, no sentido que ela vai variar largamente de pessoa para pessoa.

Posto isto, e indo ao mais importante, que acho eu desta autêntica montanha russa? Será que gosto dela, ao ponto de me envolver e gastar uns belos duns tustes em me meter nela centenas de vezes? Ou ,pelo contrário, me vomito todo logo à primeira volta?
Uma coisa é certa: Hypermagic moutain, possui um experimentalismo musical absolutamente fora do comum. Todas as músicas são testes à capacidade musical do colectivo. Desde o início rockeiro com "2 morro morro land", passando pelo frenetismo de "birdy", onde nos aparece uma voz quase presa em movimentos, como pela montanha sonora escura e sombria, com uma enorme densidade instrumental, de nome "Megaghost", ou por "Dead cowboy" um autêntico hino ao experimentalismo, onde todos os riffs passam por diversas fases musicais, onde condimentos musicais são sempre adicionados em todas as alturas. Um tema que não se consegue explicar de uma forma simples, pois ele próprio é de uma complexidade extrema.

Depois ainda existe "Bizarro zarro land", tema com uma técnica musical altamente assinalável, especialmente pela velocidade em que a guitarras são colocadas, existindo ainda "Mohawkwindmill", o maior tema do disco, onde mais uma vez tudo aquilo que é colocado em cima da mesa (vulgo notas, riffs, instrumentalizações e afins) é executado ao extremo da técnica, perfazendo uma faixa absolutamente esquizofrénica(porra já ando farto desta palavra) e ,oura vez, inenarrável. O disco finaliza com mais três temas experimentais, e epilépticos como são "Bizarro bike"(que se baseia numa enorme rede de distorção) "Infinity farm" ,um tema mais melódico e calmo se isto consegue ser possível, e " No rest for the obsessed" ,a faixa mais curta do disco, com uma entoação algo metálica que desagua no extremo experimentalismo, que é este álbum.

E com isto tudo, ainda ninguém sabe se o recomendo ou não. Eu próprio tive que andar a penar muito para perceber se adorava o disco, ou o odiava. Porque indiferente é impossível. Depois de exaustivas audições, minha verdade é esta: È um disco absolutamente genial. Porque comprime instrumentalizações, distorções, alguma coisa que não fica muito longe de um registo vocal( que me parece aparecer uma vez ou outra", e tudo isto sem nunca cansar o ouvinte. Consegue-se ouvir na perfeição este "Hypermagic moutain" dez vezes seguidas, sem ficarmos fartos daquela montanha russa e preteri-la pelo barco do amor. È de uma intensidade musical sem par, sem limites: Rock psicadélico, esquizofrénico, tudo levado ao extremo. Este é mesmo daquele tipo de álbuns onde o melhor que há a fazer, é passar a palavra aos outros ouvintes, para que eles mesmos saibam o que dizer sobre um disco tão...diferente como é "Hypermagic moutain". Mas para mim ee é brilhante em todas as suas vertentes. Vejam se aguentam a montanha russa.

9/10

2 Comments:

Blogger Spaceboy said...

Já ouvi falar muito destes Lightning Bolt, mas ainda não ouvi nada deles, vou investigar e ver se encontro por aí alguma coisa deles...

9:00 PM  
Blogger João D. said...

Realmente não te posso dizer muito,isto que é uma experiência auditiva absolutamente singular. Poderás até odiar o disco, mas em claro te garanto que ele não passa. Fica bem.

1:12 AM  

Post a Comment

<< Home