Sunday, February 06, 2005

Icon and the black roses-Icon and the black roses(2004)

Esta crítica já a postei anteriormente noutro blog meu em www.eu.vi.uma.sapa.blog-city.com
e vou pô-la aqui naturalmente. afinal este é o meu blog de sons. Ora aqui fica o textito:

Há casos e casos. Casos em que é necessário ouvir um disco até ao fim para se perceber o seu real valor enquanto todo. Casos em que o álbum é tão mau, que nem vale a pena perder tempo a ouvi-lo. e ainda casos em que o disco é bom, tem bons temas e nem vale a pena ouvi-lo todo para se ter uma opinião formada acerca dele.
Isto está a acontecer-me com o primeiro( e último porque eles já acabaram) disco dos Icon and the black roses. anteriormente chamados de blue obsession decidiram mudar de nome e juntar novos elementos ao grupo.
O que dizer da estreia? Primeiro que nada os icon and the black roses fazem um rock gótico com bastantes semelhanças e influências duns him(mas sem a voz irritante de ville vallo) charon ou mesmo to/die/for. ambientes dark misturados em instrumentalizações rock. Mas, e sem nada que o fizesse prever, o que temos aqui é mesmo um disco de canções dentro desta temática. Canções, mas canções a sério com ritmos extremamente acutilantes e contagiantes, um rigor instrumental e atmosférico bem apurado e depois refrões que se colam no ouvido. È bem fácil gostar do disco e ouvi-lo abruptamente. e estou com tanta vontad ede escrever a review que nem sequer ouvi o álbum todo(nota:neste momento já ouvi o álbum todo, mas a nota e as palavras são as mesmas).


Começa logo com a bomba: Black rose. Epá mas que belo tema. Um gótico de cariz delicodoce dá rosas a uma bela dama. Tudo dentro de uma grande matriz rock, perfeitamente notória nuns him. E o resto dos temas( como o belo crucify your love,angel ou endless) pautam-se todos pela mesma bitola instrumental. O que é curioso é que nunca se tornam monótonas, é uma coisa bem estranha de facto. Ainda por cima nota-se que a banda já tem uma personalidade bem própria na escolha dos ambientes, directrizes das canções etc. Tem influências mas não as copia de modo algum: Eles criaram os seus temas. São deles. São músicas de "icon and the black roses" e não "duns tipos quaisquer que têm a mania que são os charon". E ,meus amigos e amigas, isso é algo extremamente positivo.
Um grupo português com grandes temas, produção cuidada, vontade extrema de singrar fora de portas(tinham uma editora multinacional e boas críticas em todo o mundo), um rigor tanto a nível de imagem como de criação de temas que colassem imediatamente ao ouvido, acabou por dar errado. Acabaram. Mas para sempre ficará este disco homónimo que é uma boa maneira de saber que, neste cantinho à beira-mar plantado tivemos a banda que escreveu(para mim) o melhor tema de goth rock à face da terra: "Black rose". E uns quantos outros andam pelo top 10

8/10

3 canções de loucura: "Black rose", "Endless","Angel".

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

pena eles terem acabado :(

1:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

sou fanatico pelo grupo icon e the black roses,sao demais,tao de parabens,ao menos portugal pode diser ke tem uma grande banda,ouvi diser ke se separaram,isso deixame triste.pois ja fiz mts fãs aki na madeira,dando a cnhecer esta banda.se tao separados.por favor voltem....

11:28 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ai oh não é por nada não
mais não faz sentido o que vc tentou escrever sobre a banda !
Sinceramente eu não acho eles Ruins
Mas ainda prefiro o HIM =D

3:28 PM  
Anonymous Anonymous said...

Só agora ví este blog depois de um busca no google.
Esta era uma das minhas bandas favoritas, tenho muita pena que tenham acabado :(
Mas espero que o Sean ou o Johnny voltem em breve com algum projecto, porque acho que estão a preparar alguma coisa.

1:23 PM  

Post a Comment

<< Home